Oficina de Fotografia Básica para celular

Oficina de Fotografia Básica para celular com dicas preciosas para elevar o nível das suas fotos. 

Objetivo: A oficina visa proporcionar aos participantes uma introdução básica na parte técnica de manuseio da câmera do smartphone, assim como falar dos princípios básicos de composição fotográfica e enquadramento. 

Pré-requisito: Ter celular Smartphone 

CineSesc: Hienas

Hienas
(1992, Senegal, França, Suíça, 110 min.)

Direção: Djibril Diop Mambéty
Classificação etária: 14 anos

Sinopse: Um dos tesouros do cinema africano do mestre senegalês Djibril Diop Mambéty é uma alucinante adaptação cômica da peça "A Visita da Velha Senhora" do escritor Friedrich Dürrenmatt, que na imaginação de Mambéty segue uma agora rica mulher retornando à sua pobre cidade natal no deserto para propor um acordo à população: sua fortuna, em troca da  morte do homem que anos antes a abandonou e a deixou com seu filho. De acordo com o título, "Hienas” é um filme de riso sinistro e uma sátira mordaz de um Senegal contemporâneo cujos sonhos pós-coloniais são confrontados com a erosão pelo materialismo ocidental.

Rede de Teatros Sesc: Tet a Tet

Espetáculo "Tet a Tet”, da Cia. de La Curva (Chapecó)

Parvo e Capitã, duas figuras vindas do futuro, criadores do M.R.A. - Movimento de Resistência Analógico - chegam a este tempo motivadas por uma missão: fortalecer as conexões humanas. Com humor, poesia e improviso, o espetáculo convida o público a mergulhar num jogo cênico onde o principal objetivo é resgatar aquilo que nos torna humanos: a capacidade de se afetar.

Duração: 40 min. 

Classificação: a partir de 6 anos

Rede de Teatros Sesc: Vida Seca

Espetáculo "Vida Seca", da Cia Etc I Tal (Navegantes)

Livremente inspirada na obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos e na pintura "Retirantes" de Candido Portinari, a Cia. Etc I Tal, em comemoração aos seus 20 anos de carreira, apresenta "Vida Seca". O espetáculo, com a técnica tradicional de bonecos de luva, apresenta personagens abalados pela seca, obrigados a migrar em busca de água. Personagens emblemáticas do imaginário brasileiro tem que lidar com a fome e a opressão, fazendo girar a roda da história. E então, tudo recomeça.

Duração: 40 min. 

Classificação: a partir de 7 anos

Rede de Teatros Sesc: Circo du Cafundó

ESPETÁCULO "CIRCO DU CAFUNDÓ”
Du Cafundó (MT)

O Circo du Cafundó é um espetáculo circense para todas as famílias, que rememora o universo brincante da infância, onde os palhaços Fusquinha e Matosinho fazem do circo, um lugar maior do que o mundo!!! O espetáculo é uma apresentação de variedades, com números de equilibrismo, malabarismos, participativos e acrobacias alucinantes. Uma ótima oportunidade de lazer e diversão garantida!

Classificação: livre

Duração: 45 min.

Rede de Teatros Sesc: Kombinando com Cerrado

ESPETÁCULO "KOMBINANDO COM CERRADO”
Du Cafundó (MT)

Após o fechamento do circo, dois palhaços embarcam em uma jornada em busca de novas experiências que permitam manter viva sua paixão pela arte. No entanto, ao se depararem com um mundo rigorosamente organizado e cheio de exatidão, cada um segue um caminho distinto para cumprir suas tarefas. A cada passo, arriscam-se em situações hilariantes, tentando preservar a essência da felicidade que os define. Kombinando com cerrado é um espetáculo que mistura humor, poesia e universo circense, convidando o público a reviver a leveza e a alegria da infância.

Classificação:
livre

Duração:
43 min

Sesc Dramaturgias: Oficina com Vanderleia Will

CONSTRUÇÃO DE NÚMEROS EM PALHAÇARIA E COMICIDADE

Oficina idealizada e ministrada por Vanderleia Will (Florianópolis), que propõe um olhar formativo para palhaças e palhaços, artistas circenses ou não, que buscam criar ou desenvolver suas ideias e/ou cenas, aliadas a técnica da palhaçaria.

Sesc Dramaturgias: Oficina com Ana Luiza Ciscato

TODOS OS CORPOS DANÇAM - PRÁTICAS INCLUSIVAS DE CAPACITAÇÃO PARA CRIAÇÃO EM DANÇA 

Oficina idealizada e ministrada por Ana Luiza Ciscato (Florianópolis/SC), propõe discutir e ampliar conceitos e práticas pedagógicas pertinentes à educação do corpo, em especial em pessoas com deficiências e suas relações com o meio social e físico que estão inseridas. Expor de forma lúdica como a diferença (tanto corporal como intelectual) pode se tornar matéria prima para um bom trabalho na educação e conhecimento do corpo.

Sesc Dramaturgias: Oficina com Júlia Fernandes Lacerda

ETC. - ESCRITA TEATRAL CRIATIVA 

Oficina idealizada e ministrada por Júlia Fernandes Lacerda (Florianópolis/SC), que promove o incentivo à escrita, à leitura e ao fazer teatral, buscando estimular jovens e adultos a experimentar diferentes formas de se relacionar com a escrita por meio de práticas teatrais.

3º Colóquio Sesc Arte Educação: Mulheres nas Arte Cênicas

O 3º Colóquio Sesc Arte Educação: Mulheres nas Arte Cênicas – Legado, Memória e Contribuições é realizado em parceria entre os Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná contribuindo com as ações do projeto Mediações Arte Educação do Sesc Departamento Nacional. A atividade segue em seu terceiro ano, chegando a diferentes espaços e profissionais de modo online, sendo uma prática de democratização de saberes e conhecimentos que nem sempre nascem dos espaços escolares e universitários, mas da vida e das experiências, das relações de trabalho de profissionais da cultura, que com suas trajetórias de vida podem contribuir na formação de arte educadores, artistas, professores e demais pessoas interessadas em ações que tragam, pelo viés da mediação, outras formas de pensar, realizar e dar continuidade a projetos educativos tanto em espaços formais como não formais.  

Em viés de transversalidade, o 3º Colóquio Sesc Arte Educação propõe gerar ações formativas, apresentando o tema mulheres nas artes cênicas relacionados aos processos de mediação em arte educação e cultura. A proposta é rememorar, dialogar e compreender a atuação de importantes mulheres nos contextos das escolas, comunidades, projetos socioeducativos, grupos de artes, centro culturais, universidades e em associações com viés artístico-educativo. A proposição "Mulheres nas Artes Cênicas - Legado, Memória e Contribuições” retoma os conhecimentos, saberes e heranças fundamentados e transmitidos por mulheres que se destacaram no campo das artes cênicas na Região Sul do país e em diálogo artístico-cultural com os demais territórios brasileiros. Atuando nesses territórios permeados pelas diversidades culturais, as mulheres artistas e educadoras desenvolveram importantes pesquisas, teorias, práticas e metodologia de ensino-aprendizagem das artes cênicas, sendo precursoras dos movimentos de teatro como processo de educação e de implementação das práticas do ensino do teatro nas escolas públicas e privadas.  

A realização do 3º Colóquio Sesc de Arte Educação retoma a história, as memórias e os legados das mulheres nas artes cênicas e suas contribuições para estruturação e institucionalização do ensino das artes no ensino público e nas Universidades. Suas teorias, práticas e pesquisa fundamentaram os processos metodológicos que se tornaram as bases da arte-educação, do teatro-educação e das artes cênicas. Com base e pautado na temática das mulheres nas artes cênicas, o evento visa apresentar assuntos, conteúdos e práticas que atuam para a capacitação e profissionalização de arte educadores, professores, artistas e educadores sociais  

A programação proporá reflexões sobre o trabalho de mulheres importantes na história da Pedagogia e Encenação do Teatro Brasileiro, enfatizando a repercussão de professoras e artistas da região sul e suas reverberações no âmbito nacional e internacional. A sistematização de práticas educativas, a construção de grupos para criação de repertórios e experimentações cênicas, os convidados rememoram suas pesquisas enquanto professores/artistas, mas também reativam memórias do quanto a presença das mulheres de artes cênicas homenageadas no colóquio, tenham contribuído como autoras para estudos, e também, como artistas para inspirar novos modos de pensar e reinventar a cena. 

A finalidade é estimular e fomentar o diálogo sobre novos caminhos e possibilidades da mediação arte educação com experiências e conhecimentos das mulheres nas artes cênicas, colocando em destaque suas histórias, memória social, legado cultural e contribuições para o desenvolvimento de metodologias de ensino das artes na sociedade contemporânea brasileira, em diálogo com os territórios e a diversidade cultural. 

Sesc Musical: Show "Lindo Caos" com Phill Bitencourt

Sinopse: Lindo Caos é um show envolvente que transita entre o turbilhão da vida e sua beleza oculta. Com músicas autorais e releituras emocionantes de clássicos da música brasileira, o espetáculo convida o público a sentir: assim como a vida, o show é um caos — mas um caos lindo, onde cada nota revela a poesia de estar vivo.

INGRESSO SOLIDÁRIO - traga um pacote de absorventes ou lã para doação

Projeto Oxigênio: Formação Produção de Projetos Culturais

O objetivo do Projeto Oxigênio 2025 em Balneário Camboriú é capacitar os participantes para desenvolver projetos culturais completos, com base em metodologias participativas e nos eixos contemporâneos da política cultural, conectando ideias a editais, redes e oportunidades da economia participativa.

Rede de Teatros Sesc: Show Taama Den-Sekouba Oularé & Korobá

O grupo Korobá foi criado na Argentina em meados de 2009 pelo percussionista e compositor Emilio Suarez, com sonoridade que mistura diversas linguagens musicais como o rock, a tradição mandén, o reggae, o jazz, e o afrobeat.

A parceria com o músico guineense Sekouba Oularé começa em 2018 com a gravação do vídeo/single "Soko". Sekouba, que foi uns dos primeros mestres de djembé do Emilio na África, é hoje uma referência mundial da música e da cultura Malinké, região de sua origem.

Os shows de Korobá tem uma característica marcadamente dançante mas a complexidade dos arranjos musicais, o timbre dos instrumentos melódicos africanos e a forte presença dos improvisos dão um tom jazzístico e world music à proposta musical do grupo.

Com nova formação e estabelecidos em Florianópolis desde 2022, o grupo apresenta o show "Taama Den", nome de seu novo EP, que será lançado em agosto de 2025. O mesmo foi gravado por German Kobiec em Estudio Cacupé, mixado por Martin Longoni em La vaquita records e masterizado por Juan Armani. Conta com as participações especiais de Kinki Orlandini (trompete), Mauro Fonttoura (sax), Rosario Quiroga (coros), Chico Abreu (synth FX) e Martin Adler (Hammond). 

Ficha Técnica:

Sekouba Oularé (voz + krin + djembê)
Leonardo Aquino (guitarra + coros)
Diogo Costa (batera + coros)
Chico De Assis (baixo elétrico)
Emilio Suarez (balafon + krin + djelingoni + coros + direção)

Rede Sesc de Galerias: Expedição Natureza da Ilha, Zé Paiva

Foram 220 quilômetros caminhando por trilhas com pesadas mochilas, 60 quilômetros remando uma canoa canadense e mais de 1.800 quilômetros de carro, para respirar todos os recantos da ilha. Entrei em florestas, atravessei dunas, restingas e lagoas, cruzei manguezais e costões. Para ter uma visão de pássaro, fiz 43 trilhas aéreas usando um drone, num total de 121 quilômetros. A visão da Ilha do alto é impressionante. Um misto de adrenalina com maravilhamento. Ver a paisagem de uma ângulo inusual nos dá uma ideia da grandiosidade da natureza e ao mesmo tempo do impacto que causamos. Foram 11.750 fotografias feitas durante 7 meses de trabalho de campo.

CineSesc: O Franco

O Franco (1994, Senegal/Suíça/França, 45 min.) 

Direção: Djibril Diop Mambéty 

Sinopse: Marigo, um músico sem dinheiro e de raciocínio rápido, sonha com seu instrumento, Cangoma, que a malvada proprietária do imóvel em que vive confiscou porque ele não podia pagar o aluguel. Então, ele compra um bilhete da loteria nacional, na esperança de eventualmente recuperar seu querido instrumento. 

Biblioteca Inquieta: poeta Alexandre Brito

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está”é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em São João Batista:

 

Alexandre Brito é escritor, poeta e compositor. Escreve e compõe para gente pequena, média e grande. Com mais de 40 anos de estrada, suas obras integram programas de incentivo à leitura de todo o país, foram selecionadas para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, integraram a Biblioteca Itaú Criança e também aos programas nacionais do MEC, PNBE e PNLD Literário. Finalista do Prêmio Jabuti 2022 com "E fiquem bem”, editora Physalis, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura por duas vezes, 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Revista Crescer, Prêmio Ages Livro do Ano e Prêmio Cátedra Unesco de Leitura, entre outros. Foi patrono no RS das Feiras do Livro de Bento Gonçalves, Alegrete, Esteio, Maçambará, Unistalda, Garruchos, Itacurubi e Giruá, e de Concórdia e Videira em SC. Em 2018, Museu Desmiolado transformou-se numa grande exposição com mais de 40 mil visitantes ocupando um andar inteiro do Santander Cultural. Integra a Trupe Onde a Palavra se Diverte atuando no espetáculo verbo-cênico-musical "O Museu Desmiolado”, ao lado de Maura Souza e Márcia do Canto (diretora). Lidera "A Fantástica Orquestra Mirabolante”. É um dos integrantes da banda os poETs. Durante a catástrofe climática do Rio Grande do Sul, organizou ao lado dos poetas, Celso Gutfreind e Dilan Camargo, a coletânea, "Sob as Águas, Sobre a Esperança - Antologia poética sobre as enchentes do RS". Com o Coletivo Literário seis+um lançou a Coleção Esperança, 5 livros infantis autorais em parceria com a Editora Edelbra, destinados a serem distribuídos para crianças de 3 a 7 anos, atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Lançou em 2024, Poemínimos (adulto), Por enquanto (juvenil-seis+um) e Mundo Robô (infantil-com Christian David). Foi presidente da AGES - Associação Gaúcha de Escritores por dois mandatos (2019/2022), Conselheiro do CEC - Conselho Estadual de Cultura RS biênio 2020/2022 e integra pelo segundo mandato o Conselho Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre biênio 2022/2024, extendido para 2025. É diretor de "relações institucionais " da AGES (mandato 2025/2027).

 

Confira a programação:

 

CineSesc: Mussum, Um Filme do Cacildis

Sinopse: Documentário que conta a trajetória do músico e comediante Mussum. Primeiro como vocalista do grupo Os Originais do Samba e depois no cinema e na TV como integrante d’Os Trapalhões, grupo que revolucionou a forma de fazer humor na teledramaturgia brasileira. De forma irreverente e com estética gráfica inovadora, o filme vai revelar ao grande público quem foi esse artista que brilhou por todas as áreas das artes brasileiras e que continua presente até hoje como um ícone pop nas redes sociais, em camisetas e em campanhas publicitárias. 

Direção: Susanna Lira 
Duração: 74 minutos
Classificação: 10 anos

CineSesc: Meu Sangue Ferve Por Você

Sinopse: Em 1979, Sidney Magal, um dos artistas mais populares e celebrados do país, segue a rotina de ensaios e compromissos em Salvador. Durante um programa de TV conhece a deslumbrante Magali e é acometido por uma paixão inédita e avassaladora. Para conquistá-la precisará vencer a resistência de Jean Pierre, seu empresário passional, além da desconfiança da família, amigos e da própria Magali. Embalado por grandes sucessos, o filme "Meu Sangue Ferve por Você” narra os encontros e desencontros dessa explosão de amor que mudará para sempre a vida do casal Magal e Magali. 


Direção: Paulo Machline 
Duração: 97 minutos
Classificação: 12 anos

Biblioteca Inquieta: poeta Preto Lauffer

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

 

Poeta que vai realizar a residência literária na cidade de Xanxerê:

 

Preto Lauffer é pai, pedagogo social, produtor cultural, escritor e Traficante de Poesias. Atua desde 2008 em projetos socioculturais, promovendo a literatura como ferramenta de transformação. Autor de Entre a diáspora e a pólvora, obra que virou curta-metragem e filme premiado, é também idealizador do projeto Poesia que transborda, transforma, que leva a linguagem poética a escolas, periferias e espaços públicos há uma década e já percorreu mais de vinet municípios. Foi o representante de SC na antologia Poesia de Esquina (2018) e prepara o lançamento de seu segundo livro, Ansiolítico Poético. Seus versos já foram trilha sonora de filmes, intervenções urbanas e roteiros documentais. Palestrou em eventos como TEDx Talks, Semana Balaclava e Primavera dos Museus. Em 2024, foi tema de pesquisa acadêmica na UFSC sobre emancipação criativa. Suas ações fortalecem a literatura como expressão política, educativa e estética.

 

Confira a programação:

 

Biblioteca Inquieta: poeta Demétrio Panarotto

 

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

 

Poeta residente na Biblioteca Sesc em São Miguel do Oeste:

 Demétrio Panarotto nasceu em Chapecó-SC, em 1969. É doutor em Literatura (UFSC) e professor universitário (UNISUL). Músico, roteirista, poeta, escritor e agitador cultural.Publicou, dentre outros, "Mas é isso, um acontecimento" [Editora da Casa, 2008, poemas]; "Ares-Condicionados" [Nave Editora, 2015, contos]; "18 Versos para o funeral de Demétrio Panarotto" [Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2018, poemas], "Tratamento da Imagem" [Patifaria, 2018, conto]; "Arquipélago" [Patifaria, 2018, infantil], "Lotação" [Medusa, 2018, poemas]; "Vozes e Versos" [Martelo Casa Editorial, 2019, poemas], "Cerzindo e Cozendo" [Butecanis Editora Cabocla, 2020, poemas], "sem ensaio” [Kotter Editorial, Portugal, 2022, poemas], "Não dá pra carregar nas costas” [Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2022, poemas], "Navalha”[Traços & Capturas, 2023, novela], "Carta a Horácio” [Kotter Editorial, Portugal, 2024, carta ensaio], "Olhos”[Kotter Editorial, Brasil, 2025, poemas], "Carpincho”[Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2025, prosa], mais alguns textos (publicados em revistas, sites e blogs no Brasil e exterior), discos (Banda Repolho e projeto Irmãos Panarotto) e filmes. Reside em Florianópolis-SC, Brasil."

 

Confira a programação:


 

Biblioteca Inquieta: poeta Mariana Queiroz

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em Tijucas:

Mariana Queiroz é Graduada em Psicologia/UFSC e Mestra em Psicologia Social (PPGP/UFSC). Formações em psicanálise "Curso de Fundamentos da Psicanálise – Laço Analítico Florianópolis” e " Curso de Psicanálise de Orientação Lacaniana ICPOL/SC”. Realizou oficinas de escrita com: Tatiana Nascimento, Bianca Gonçalves, Taís Bravo, Estela Rosa, Ryane Leão, entre outros Suas publicações: Avoa, pela editora Urutau, Poemas publicado em livros: 69 Poemas e alguns ensaios - 2020 (Editora Rachel e Jandaíra) e Antologia 10 anos Sarau Boca de Cena – 2014. Em Revistas: Mallamargens, Ruído Manifesto, Poesia Gay Brasileira, literatura lesbo feminista, Revista Cauim, Revista Quatro Cinco Um – Porque hoje sábado "Mariana Queiroz indica um poema de Cheryl Clarke. Realizou Mediação de Oficinas de Escrita no IFS, Projeto Rede Viva de Mulheres – Revista Escrivivência, Escrever o corpo e suas travessias – Oficina de escrita poética. Articulação de saraus: Mulheragens de desterro (2015), Sarau da Escadaria (2022), Sarau do Sapateco Bar & Cultura (2024). Newsletter: Caixa da Costura: https://mariqueiroz.substack.com/

 

Confira a programação:

Biblioteca Inquieta: poeta Hiago Rizzi

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está”é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em São Miguel do Oeste:

 

Hiago Rizzinasceu em Maravilha, Santa Catarina, em 2000. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi colaborador da Divisão de Difusão Cultural da Biblioteca Pública do Paraná, repórter do jornal Cândido e é coordenador de comunicação da Telaranha. Editou a publicação de artes visuais e poesia contemporânea "Perto do fogo” (2022) e organizou os livros "Espáduas” (2023) e "Táxis experimentais” (2025), ambos de Rollo de Resende (1965-1995). "Maravalha” (2024) é seu primeiro livro.

 

Confira a programação:

Biblioteca Inquieta: poeta Cristiano Moreira

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está”é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em São Bento do Sul:

 

Cristiano Moreira, Itajaí, SC, 1973 é poeta, editor e produtor cultural. Autor de 8 livros de poemas, entre eles Dengo-Dengo, infanto Juvenil (Papaterra editora, 2016). Traduziu o volume de narrativas Apartados (Papaterra/ La cebra, 2011) do escritor Chileno Rodrigo Naranjo e foi um dos organizadores de Imprevistos de Arribação, artigos de Osman Lins nos jornais recifenses (Papaterra, 2019). Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa sobre a obra de Osman Lins e suas incursões no universo da tipografia. Coordenador de projetos do Instituto Caracol e do Pontão de Cultura Caracol, atua também no Ponto de Leitura Biblioteca Rural em Rodeio. É um dos editores da Papel do Mato Oficina Tipográfica, onde se publica poesia contemporânea em plaquetes feitas com impressão tipográfica e é um dos sócios da Quinta da Gávea- hospedaria e quintal criativo na cidade de Rodeio no médio vale do Itajaí.

 

Confira a programação:

Biblioteca Inquieta: poeta Samantha Buglione

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está”é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em Rio do Sul:

 

Samantha Buglione, é neta de nativa brasileira da etnia charrua e italianos, Psicanalista, Filósofa e Escritora, tem Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Doutorado Interdisciplinar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, Graduação em Direito e Filosofia e Mestrado em Direito com ênfase em Teoria de Justiça. Atualmente dedica-se à arte através da literatura e curadorias e trabalha como psicanalista fazendo atendimento clínico, também participa da pós em Psicanálise da PUCRS. Com formação em Direito, Filosofia e estudos em antropologia, encontrou na literatura e na psicanalise a sua morada, tambem atua como curadora. No seu percurso, dedicou atenção aos contos de fada e historias orais e de povos originais, entre eles os Maori e brasileiros. Sua literatura aborda temas como sonhos, liberdade, conflitos e diversidade e linguagem, violencia e amor. Tem vários livros e artigos publicados em revistas científicas, jornais e congressos internacionais e livros de ficção dos quais destaca "O amor e suas vontades, livro de poemas (2018, Caseira), o livro de contos "Carimbos”, 2020 (Ipê Amarelo) e o infantil "Caracol sem teto”, 2021 (Ipê Amarelo), a novela "A mãe inventada”, 2022 (Ipê Amarelo) e o romance "Diário da menina vestida de blue”, 2024 (Nauta) e o livro de contos "As filhas de Caim” 2025 (Tapioca). Estudou arte contemporânea, a fenomenologia de Goethe e realizou pesquisas etnográficas sobre as culturas Bwiti, Bantu e Iorubá.

 

Confira a programação:

 

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .