Copa Sesc de Futsal Recreativo

Copa Sesc de Futsal Recreativo é um evento temático promovido pelo Sesc para os alunos com contrato Sesc ativo na locação da quadra (futsal) ou campo (society). O evento conta com cartas coringas durante a partida para ser usada em benefício próprio do time. As cartas deverão ser usadas com estratégia, além claro do jogo estar rolando o tempo todo!

Projeto Oxigênio: Oficina de Fotografia

Projeto Oxigênio: Olhares de Laguna – Memória em Cena, foi dividido em dois módulos: Audiovisual e Fotografia. Nessa etapa os participantes realizam a oficina prática e teórica de fotografia conduzida pelo profissional Ronaldo Amboni. 

Ao final, os participantes realizarão uma exposição fotográfica com a percepção, olhar individual e coletivo, do que é belo e intrigante na cidade de Laguna. 

Aulão Show

Aulão Show!

Misturando exercício físico, diversão e integração, a proposta do evento é incentivar a criação de hábitos saudáveis que resultem em qualidade de vida.

A segunda etapa do ano está chegando e você não pode ficar de fora.

Dia 13 de dezembro nas Academias Sesc-SC.

"AULÃO SHOW - VEM VERÃO”

Você é nosso convidado a recepcionar o verão com muita diversão e exercício físico...

 

Confira a programação da cidade mais próxima de você e faça parte conosco.

Dia de Doar Sesc Mesa Brasil

Em Santa Catarina, o Sesc Mesa Brasil adere ao movimento por uma alimentação adequada e saudável para todas as pessoas! 

Você pode participar doando alimentos minimamente processados:

- Arroz
- Leguminosas (feijões, lentilha)
- Farinhas (trigo, milho, aveia, arroz, mandioca, ou outras)
- Macarrão (exceto instantâneo)
- Leites longa vida (de caixa ou em pó)
- Café
- Produtos extraídos de alimentos in natura ou da natureza como sal, açúcar e óleo
- Outros alimentos saudáveis não perecíveis
- As doações também podem ser feitas pela chave pix: mesabrasilsescsc@sesc-sc.com.br.

Os alimentos serão destinados para Organizações Sociais sem fins lucrativos cadastradas na rede de Bancos de Alimentos do Sesc-SC.

Encontre abaixo o ponto de coleta mais próximo de você, e vem com a gente levar comida de verdade para as mesas de quem mais precisa!

Quer montar um ponto de coleta na sua escola, condomínio ou empresa e ser um mobilizador dessa campanha? Entre em contato conosco! Dia de Doar Sesc Mesa Brasil

Sesc Raízes

O Projeto Sesc Raízes: Territórios de Memória e Patrimônio está vinculado ao Programa Memória Social e Patrimônio Cultural do Departamento Nacional do Sesc, tendo como objetivo desenvolver ações formativas, de valorização, reconhecimento e preservação das matrizes com referências culturais nos territórios catarinenses, com base em relações participativas junto às pessoas e comunidades detentoras de saberes e conhecimentos.

MSDC: Circuito de Exibição e Debate do filme Notícias da Lua

Circuito de exibição e debate do filme "Notícias da Lua" (Brusque), com a participação do diretor Sérgio Azevedo e do ator Otávio Augusto. O filme representa Santa Catarina no Panorama Nacional da VIII Mostra Sesc de Cinema.


"Notícias da Lua”, de Sérgio Azevedo (Brusque)

Sinopse: "Luã é um menino autista com hiperfoco em astronomia, e em uma visita da escola ao Planetário, descobre que ""um lobo comeu a lua"". Sem entender metáforas, o menino de 10 anos começa uma investigação para saber o que aconteceu com seu astro preferido. Fingindo ser um astronauta, Astor, o zelador da escola, ajuda Luã a entender o que aconteceu com a Lua e ela volta a brilhar no céu."
Duração:  16min.
Classificação: Livre
Ano:  2025
Roteiro: Sérgio Azevedo   
Produção: Betina Azevedo e Laila Di Pietro  
Direção:  Sérgio Azevedo

7ª Mostra Sesc em Dança Blumenau

O Sesc em Dança tem como objetivo valorizar a produção em dança da região, por meio de mostras democráticas e não competitivas, apresentações de espetáculos e oferta de ações formativas. A programação conta com a participação de profissionais de referência na área, que contribuem para o fortalecimento da pesquisa local e para a difusão da linguagem da dança em suas múltiplas expressões. 

Mostra Sesc de Literatura Catarinense - FLI

A Mostra Sesc de Literatura Catarinense tem o objetivo de fortalecer eventos literários, com apoio do Sesc SC, para composição de programação de eventos locais. 

Em Itajaí, tendo em vista a existência do Festival de Literatura de Itajaí, a FLI, o Sesc Itajaí visa contribuir com ações na programação do evento literário da cidade.

A proposta é contribuir na composição da programação oficial do evento, sendo o Sesc Itajaí um agente parceiro do evento local.

Esta parceria tem o intuito contribuir com a fruição da leitura na cidade, bem como a promoção da cultura e educação, impulsionando encontros, ações formativas, promoção de contações de história e a colaboração para a composição de uma programação pertinente ao um festival ou feira literária.

Mostra "Cinema Negro Catarinense"

Pensar o cinema negro em Santa Catarina é um gesto de tenacidade. Num estado marcado por uma história de apagamento e por uma identidade construída sobre a ideia de branquitude, fazer e exibir filmes negros é afirmar presenças que por muito tempo foram silenciadas. A Mostra de Cinema Negro Catarinense nasce desse impulso: o de reconhecer, valorizar, apoiar e celebrar as múltiplas vozes negras que produzem, imaginam e transformam o audiovisual no estado. Mais do que um recorte temático, esta curadoria é um convite a ver o tempo: passado, presente e futuro, a partir das vivências, memórias e potências da negritude. 

A primeira sessão, no dia 06/11, volta seu olhar ao passado e à ancestralidade. Apresenta filmes dedicados às histórias e memórias que sustentam a presença negra em nosso território. São obras que evocam o passado como guia e força vital, mas também como lembrança das marcas deixadas pela história, transformando a memória em gesto de reconhecimento e reconstrução. 

Na segunda sessão, no dia 13/11, voltamo-nos para o futuro, mas um futuro imaginado pelas lentes da infância, da ludicidade e das memórias afetivas. Aqui, o cinema se torna espaço de brincadeira, sonho e invenção. São filmes que convidam a ver o mundo com olhos curiosos, a celebrar a liberdade de imaginar e de existir em plenitude. 

Por fim, a sessão do dia 27/11 se ancora no presente, na luta cotidiana, nas vozes que se erguem, nas mulheres que movem o mundo e nos corpos que resistem. São obras que denunciam, afirmam e reivindicam, reafirmando o cinema como território político, sensível e vivo. 

Entre o passado, o presente e o futuro, a Mostra Cinema Negro Catarinense propõe um gesto de continuidade: reconhecer a história, sonhar novos caminhos e afirmar, no agora, a força e a beleza do povo negro que constrói este estado e este país.

Pauta Aberta: Quando dançamos acima das fogueiras

Traço Cia de teatro apresenta: espetáculo "Quando dançamos acima das fogueiras"

Sinopse: Três seres te encontram no centro do mundo para dançar o ar entre o visível e o invisível, tecendo experiências que reinventam o tempo. Será possível arvorecer? Quem sabe hoje seja nosso dia de sorte.
Duração: 50 minutos
Classificação: 18 anos

Ficha Técnica
Concepção: Traço Cia.
Direção e Palhaçaria: Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello
Assistente de direção e ensaiadora: Gabriela Leite
Dramaturgismo: Marina Monteiro
Corpo e voz no jogo do bufão: Claudia Sachs e Bárbara Biscaro
Provocação dramatúrgica: Afonso Nilson
Provocações decoloniais: Drica Santos e Ingrid Sateré-Mawé
Cenografia: Dodô Giovanetti, Ana Pi e Adriana Barreto
Engenharia de objeto cênico: Cleucir Sulenta e Fabio Libardi
Iluminação: Dodô Giovanetti
Figurino: Ana Pi
Assistente de figurino: Adriana Barreto
Trilha sonora: Cassiano Vedana
Designer: Paula Albuquerque
Registros (foto e vídeo): Wally Moraes
Equipe técnica de apoio: Gabriela Leite, Iscarlat Lemes e Marco Ribeiro
Assessoria de comunicação: Miguel Von Zuben
Apoio: 5º Ospália – Festival de Palhaçaria, Festival de Teatro Comunitário Márcia
Pompeo Nogueira e Sesc Santa Catarina
Realização: Traço Cia., Ministério da Cultura e Governo Federal
Projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio do Edital Nº 041.000/SMLCP/2024.

Oxigênio: Oficina de sensibilização para formas animadas.

Oficina de sensibilização para formas animadas promovido pela Cia Mútua.


Sobre a oficina: Busca sensibilizar os participantes para a animação de formas comuns como utensílios domésticos, sacolas de supermercado e papel jornal, fazendo-os vislumbrar um mundo de objetos que podem ganhar vida através do movimento. Está direcionada a iniciantes na manipulação de bonecos ou educadores que desejam ampliar suas metodologias pedagógicas. Serão trabalhados conceitos básicos da manipulação de bonecos como foco, eixo, triangulação, impulso e biorritmo.

MINISTRANTE: Guilherme Peixoto.



Sesc Musical: Show Raul Silter e O Bando

Raul se destaca pela sinceridade e autenticidade com que exerce sua missão artística. Cantor, compositor e poeta, o caiçara que começou cedo, embalando noites nas calçadas de Laguna, fez da música uma mistura rica de sons e estilos que abraçam sua poesia.

Fiel ao ritmo, sem se prender a gêneros, nesta apresentação Raul mergulha em sua própria obra, acompanhado por Paulo Pfutzen (guitarra) e Erick Mafra (baixo). O repertório passeia por momentos de contemplação suave, como Vazante (2018), até chegar aos questionamentos contundentes de Ninguém Morreu.

Além das faixas já conhecidas, o show apresenta também canções inéditas que integrarão o próximo EP do artista, com lançamento previsto para 2026.


Sesc Musical: Show Deborah em Suspensão (com Paulo Pfutzen)

"DEBORAH em Suspensão" é um mergulho poético, visual e sonoro. Com um repertório autoral, o show transita entre a delicadeza e a intensidade, costurando elementos da música brasileira e da canção contemporânea. É um convite ao público para se desprender do tempo e habitar o instante. Acompanhada do multi-instrumentista Paulo Pfutzen, Deborah traz voz, magia e performance ao palco. 

Sesc Musical: Banda de Brincar "Em uma viagem fantástica"

A Banda de Brincar nasceu do encontro de três cantores, músicos e atores apaixonados pelo universo infantil. O projeto tem como objetivo colaborar com a formação musical das crianças de forma divertida, reunindo elementos que fazem parte desse mundo encantado.

Por meio de brincadeiras populares conduzidas por cantigas de roda, a Banda de Brincar convida todos para uma viagem fantástica — além dos limites do tempo e da realidade — visitando os cravos, as rosas, os campos de alecrim, as casas sem chão e os diversos seres encantados que habitam o mundo da imaginação.

Sesc Musical: Show Los Gran Nanicos

Show LOS GRAN NANICOS

Uma banda feita para a criançada cantar, dançar e se divertir! Com um repertório leve, animado e cheio de energia, nossos shows são uma verdadeira festa — encantando tanto os pequenos quanto os adultos. Criamos experiências inesquecíveis que contribuem para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

LOS GRAN NANICOS nasceu de uma imersão genuína no universo infantil — esse lugar mágico que esquecemos quando crescemos, mas que só as crianças conseguem nos fazer lembrar!

Sejam bem-vindos ao nosso mundo. Sejam bem-vindos ao LOS GRAN NANICOS!

Lançamento do livro "Amanhãs"

Entre os dias 10 e 21 de novembro, realizaremos o lançamento do livro "Amanhãs – Congresso Sesc de Sustentabilidade”, publicado pela Editora Sesc-SC. A obra reúne artigos de caráter científico e relatos de experiências elaborados a partir do Congresso de Sustentabilidade, realizado em 2025, e representa um importante registro das reflexões e práticas voltadas à temática ambiental. O lançamento será realizado nas unidades do Sesc de Santa Catarina e contará com atividades diversas sobre a temática do meio ambiente.

CineSesc: Not Dead

Not Dead
(2024, Salvador, 71 min.) - Direção: Isaac Donato 
Classificação etária: 10 anos  
Sinopse: Na terra do axé music, punks velhos resistem e vivem com autonomia

Rede Sesc de Galerias: Exposição Alma Morada - Lela Martorano

A exposição Alma Morada, da artista visual Lela Martorano é um registro poético e afetivo – onde apresenta a arquitetura típica da região serrana de Santa Catarina, através de fotografias, destacando precisamente as casas de madeira, do município de São Joaquim e região.

Alma Morada pretende contribuir e educar através da arte as novas gerações para a valorização e preservação do patrimônio arquitetônico como memória popular e identidade da região serrana, que possui um panorama único na cultura catarinense e brasileira.

Sobre a artista

Lela Martorano utiliza a fotografia como linguagem desde 1997, para refletir sobre a passagem do tempo e questionar a capacidade da memória em guardar as lembranças e recordações de forma objetiva.Através do procedimento de apropriação e da exploração implacável da imagem e sua projeção, a artista faz um cruzamento de tempos e histórias, discutindo o papel da fotografia como registro, explorando seus limites materiais e expondo sua fragilidade.

A artista nasceu em São Joaquim, em 1974. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Lela Martorano é doutora em "Linguagens e Poéticas na Arte Contemporânea” pela Universidade de Granada/Espanha e pós-graduada em Poética e Linguagem da Dança pela Faculdade Regional de Blumenau – FURB.

Suas principais exposições individuais são: Extravios (Integrante da Maratona Cultural de Florianópolis/SC e das FRONTEIRAS COLABORATIVAS da 14a Bienal Internacional de Curitiba/ Polo SC, 2019). Antes Tempo (casa Gregório Cruz, São Joaquim/SC, 2018), Longe. Estado Indefinido (Antinoo Fine Art, Málaga/Espanha e Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Florianópolis/SC, 2016-2017), Mar de Dentro (Fundação Cultural BADESC, Florianópolis/SC e Mela Chu Gallery, Colônia/Alemanha, 2012), Olhos D’Água (Galería Arrabal & Cia, Granada/Espanha, 2012), Da memória e seus lapsos (Museu da Imagem e do Som, Florianópolis/SC, 2000), Cidades Inventadas (Museu Vitor Meirelles, Florianópolis, 2005) e Transportas(Circuito Catarinense de Artes Plásticas do Sesc, 2004 e Cádiz/Espanha, 2006). Participa também de importantes exposições coletivas na Argentina, Chile, Brasil e Europa, dentre as quais se destaca Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos (Florianópolis/SC, 2014).

Saiba mais sobre a artista em https://lelamartorano.com/

Pauta Aberta: “Passarinho que voa, não vira beija-flor”

"Passarinho que voa, não vira beija-flor”
Gênero: Comédia / Drama
Classificação indicativa: Livre

Em meio a cidade cinzenta um prédio desponta, produzindo fumaça e tudo que possa ser trocado por dinheiro, ali naquele canto esquecido do mundo a única alternativa para a população é se tornar funcionário das indústrias Beija-Flor... Não parece certo alguém que tem asas ser colocado numa caixa sem ver a luz do sol brilhar!
Passarinho é um menino que vai na contramão do que se espera dos moradores de Vila Voa Baixo, e, ao ouvir de sua mãe que "Passarinho que voa, não vira beija-flor” decide empreender uma jornada em busca de seus sonhos. Passarinho então, precisará desbravar o mundo! Ele apenas não imaginara que em seu caminho encontraria outros sonhadores, construindo uma nova família "A Trupe dos Sonhos” para juntos viverem toda sorte de aventuras.

Sesc em Dança: Espetáculo “Chula” por Emily Borghetti (RS)

Espetáculo "Chula” por Emily Borghetti

CHULA é o espetáculo solo da bailarina Emily Borghetti. Com música ao vivo, violão de 7 cordas e piano, a obra une dança e som em uma criação onde o corpo também é instrumento — fazendo soar melodias e ritmos que atravessam milongas, chacareras, bugios, rancheiras e a chula. Inspirado na lenda da M’Boitatá, recolhida por Simões Lopes Neto, o espetáculo incorpora a antropofagia do folclore para apontar caminhos de reinvenção e transformação. Ao trazer o feminino para o centro da cena em um território historicamente masculino, CHULA propõe uma escuta do tempo presente e reafirma a tradição como algo vivo, em constante movimento.

Movimento Partiu Leitura

#MovimentoPartiuLeitura, convoca as Bibliotecas do Sesc e as pessoas a fazerem um movimento de ampliar o acesso à leitura através do compartilhamento de livros.

A ação será realizada no dia 23/10 e para participar é bastante simples: basta escolher um livro seu, de sua biblioteca pessoal, para compartilhar com alguém. A proposta é que a obra seja deixada em um lugar público – uma praça, um supermercado, estabelecimentos comerciais ou uma sala de cinema, por exemplo – para ser encontrada por um futuro leitor.

Participe e compartilhe a usando a hashtag #MovimentoPartiuLeitura e marque @SescBrasil @Sesc_SC nas redes sociais.

Biblioteca Inquieta: poeta André Pinheiro

O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em Rio do Sul:

André Pinheiro (Guarujá – SP, 1976) é poeta, jornalista, historiador e tarólogo. É autor dos livros "Num copo de blues bebo poesia” (2019) e "Palavr’Alada” (2021). Publica fanzines, participa de saraus e ministra oficinas. Tem participações no festival Pela Ilha Palavra Amplificada – PIPA (Florianópolis - SC) , Festival Literário de Itajaí – SC (FLI), Festa Literária Júlia Nascimento – FliJuN (Laguna – SC) e Festa Literária de Chapecó - SC (Flixap). Atualmente reside em Curitiba – PR, mas mantém vínculos com a cena literária catarinense, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira, iniciada em 1997.

Confira a programação:

Oficina de Brownie para Crianças

As crianças vão colocar a mão na massa e aprender, de forma divertida e prática, a preparar um dos doces mais amados do mundo: o brownie! Ao longo da atividade, os pequenos confeiteiros vão descobrir o passo a passo do modo de preparo, explorar variações da receita, escolher recheios criativos e se encantar com diferentes formas de decoração. Também aprenderão dicas importantes de armazenamento e sugestões de embalagens, perfeitas para presentear ou até mesmo vender. Uma experiência doce, educativa e inesquecível!


Projeto Oxigênio: Oficina de Contação e Cantação de Histórias

A oficina é destinada para professores e tem objetivo de despertar nos participantes o estado do "brincar" na contação de histórias. A proposta reúne exercícios e provocações que se relacionam com o processo criativo para construção do primeiro trabalho do grupo, o espetáculo "Lá Vem Poesia” - de Contação e Cantação de Histórias.

Para tanto, a oficina passa por exercícios da prática teatral, musical e da contação de histórias, propondo trabalhadar os seguintes eixos com os participantes:
-Trabalhar o foco, a expressão corporal e a escuta, através do exercício corporal e vocal;
-Buscar alcançar um estado poético do som, da palavra e do movimento através de exercícios de improvisação; 
-Construir através de jogos e brincadeiras, a criação da narrativa individual e em grupo.

Partindo da ideia de que cada ser humano é formado e carrega muitas memórias. O Corpo e a Voz é como o Livro do Contador de Histórias. A forma que o narrador escolhe para se comunicar é a sua identidade. Todos os dias criamos histórias que vamos contar. Contar histórias faz parte do nosso cotidiano enquanto sociedade.

O Grupo Cirandela é um grupo artístico de Criciúma/ SC que desde 2009 desenvolve sua pesquisa no encontro da música com outras linguagens artísticas, como o teatro, a contação de histórias, a literatura e o audiovisual, buscando no atravessamento dessas linguagens um estado poético do som, da palavra, e do movimento. Fundado pelos multiartistas Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, o grupo 
desenvolve atividades de pesquisa, produção, formação e circulação, participando de festivais nacionais e circuitos culturais.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .