O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.
"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.
Poeta que vai realizar a residência literária na cidade de Xanxerê:
Preto Lauffer é pai, pedagogo social, produtor cultural, escritor e Traficante de Poesias. Atua desde 2008 em projetos socioculturais, promovendo a literatura como ferramenta de transformação. Autor de Entre a diáspora e a pólvora, obra que virou curta-metragem e filme premiado, é também idealizador do projeto Poesia que transborda, transforma, que leva a linguagem poética a escolas, periferias e espaços públicos há uma década e já percorreu mais de vinet municípios. Foi o representante de SC na antologia Poesia de Esquina (2018) e prepara o lançamento de seu segundo livro, Ansiolítico Poético. Seus versos já foram trilha sonora de filmes, intervenções urbanas e roteiros documentais. Palestrou em eventos como TEDx Talks, Semana Balaclava e Primavera dos Museus. Em 2024, foi tema de pesquisa acadêmica na UFSC sobre emancipação criativa. Suas ações fortalecem a literatura como expressão política, educativa e estética.
Confira a programação:
Biblioteca