5 coisas que você precisa saber sobre a Escola Sesc

Se você sempre teve curiosidade em saber como é a metodologia de ensino da Escola Sesc, em Santa Catarina, continue a leitura!


14/11/2023 - Atualizado em 24/11/2023 - 1506 visualizações

A Rede de Escolas Sesc possui diversos diferenciais em sua metodologia de ensino, buscando estimular o aluno por meio da criatividade, reflexão e educação afetiva. 

No Sesc, além de aprender, o aluno desenvolve competências socioemocionais, interações sociais de forma integral, sempre estimulando a autonomia e o protagonismo da criança no processo de ensino-aprendizagem.

Continue a leitura e conheça os 5 diferenciais da Escola Sesc.

1. O aluno como protagonista do aprendizado

Na Escola Sesc, o aluno é o protagonista do processo de aprendizado. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, no qual o aluno apenas recebe o conteúdo que é transmitido pelo professor, no Sesc, são utilizadas metodologias ativas, que incentivam os estudantes a aprender de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais. 

Essa abordagem de ensino, incentiva os alunos a se tornarem independentes na busca de novos saberes, tornando-os, autores do processo de aprendizagem.

Conheça mais sobre as metodologias ativas na educação no programa Top Dicas do Sesc-SC, em que a Técnica de Educação do Sesc, Regiane Maria Faustino Pereira, fala um pouco mais sobre o tema.

2) Ensino lúdico, no Sesc a criança aprende brincando 

Sabemos que escolher a melhor escola para o seu filho pode não ser uma tarefa fácil, mas já imaginou se ele pudesse estudar em um local que estimula o aprendizado por meio da brincadeira?

Na Escola Sesc, o aprendizado é estimulado por meio de experiências instigantes, desenvolvendo o protagonismo, o senso crítico e as habilidades sociais, onde a criança é considerada um ser social, crítico e protagonista de sua aprendizagem. 

E a brincadeira aqui, é coisa séria. A partir de atividades lúdicas, a brincadeira traz leveza no processo do aprendizado, facilitando a absorção de conteúdos, além de ser essencial para o desenvolvimento infantil em toda a jornada do aluno. 

O brincar estimula o desenvolvimento da linguagem, resolução de problemas, raciocínio lógico e ainda questões ligadas a emoções, empatia, criatividade e relações interpessoais. O Sesc compreende a brincadeira como parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

3) Contato com a natureza

Desde cedo, o contato com a natureza e a sustentabilidade é muito importante para a criança ter consciência dos recursos naturais e estabelecer uma conexão e pertencimento com o planeta. Além disso, estimula o desenvolvimento saudável das crianças, a imaginação, e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

No Sesc, além do contato com a natureza em atividades externas, como passeios pedagógicos, a criança é incentivada à interação e brincadeiras em espaços abertos, para o desenvolvimento da consciência socioambiental. 

Leia mais: Escola Chapecó realiza passeio pedagógico ao projeto Verde Vida 

4) Alimentação saudável 

Aprender sobre alimentação desde cedo é essencial para um estilo de vida saudável. Nas Escolas Sesc, a Educação alimentar e nutricional (EAN) é trabalhada continuamente, tanto nas refeições, como na sala de aula e em atividades direcionadas.

Por meio de estratégias pedagógicas, os alunos são incentivados no dia a dia a fazerem escolhas alimentares adequadas, entendendo sobre a importância da diversidade no prato, a construção de bons hábitos alimentares, que os acompanham até a vida adulta.

Leia mais: Projeto de Educação Alimentar e Nutricional da Escola Sesc incentiva hábitos saudáveis 

5) Momento bilíngue da língua inglesa 

Na Educação Infantil, diariamente, as crianças contam com o momento bilíngue, por meio de músicas, imagens, contação de histórias, jogos, atividades em roda e interação, a atividade leva muita aprendizagem, alegria e motivação.

O “momento bilíngue” é um ambiente lúdico, e repleto de possibilidades que visa aproximar o aluno de uma nova língua e proporcionar as habilidades linguísticas de uma forma prática do idioma.

Leia mais: Bilíngue, um momento lúdico e de aprendizagem na Educação Infantil do Sesc 

As matrículas para a Escola Sesc 2024 permanecem abertas, clique aqui e saiba mais. 

Gostou do artigo 5 coisas que você precisa saber sobre a Escola Sesc? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais! Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo e responderemos assim que possível.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .