Escola Sesc Chapecó realiza passeio pedagógico ao projeto Verde Vida

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender de forma prática sobre sustentabilidade


10/08/2023 - Atualizado em 25/08/2023 - 1428 visualizações

Sustentabilidade

Durante os estudos sobre sustentabilidade, a turma de estudantes do 5º ano matutino e vespertino da Escola Sesc Chapecó realizaram um passeio educativo ao "Verde Vida".   

O Verde Vida é uma associação sem fins lucrativos, que atua desde 1994 na sustentabilidade ambiental, realizando a coleta e reciclagem de resíduos. Além disso, desenvolve um programa social tipificado na Proteção Básica Preventiva, e oferece de forma complementar, no contraturno escolar, oficinas artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com um serviço de convivência e fortalecimento familiar e comunitário voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, no município de Chapecó. 

O objetivo da visita foi conscientizar os alunos e alunas sobre a importância da sustentabilidade e ensiná-los a tomar medidas concretas para preservar o meio ambiente.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a separação adequada do lixo e compreender quais materiais são passíveis de reciclagem.

Eles foram guiados por instrutores especializados, que explicaram os diferentes tipos de lixo, suas características e os processos pelos quais passam para serem separados.

A turma ficou impressionada ao descobrir que muitos itens que normalmente seriam jogados no lixo podem ser reciclados e transformados em novos produtos, reduzindo a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários. Além disso, eles aprenderam sobre a importância da separação correta do lixo em categorias como papel, plástico, vidro e metal, para facilitar o processo de reciclagem.

Esse passeio educativo foi uma experiência enriquecedora para a turma, pois proporcionou a oportunidade de aprender de forma prática e vivencial sobre sustentabilidade, coleta de resíduos, como destinar os resíduos ao Verde Vida, compostagem e coleta.   

Segundo a professora Graciela Inês Coinaski, “com o conhecimento sobre esses conteúdos fortalecido e vivenciado na prática, os alunos e alunas estão mais preparados para se tornarem agentes de mudança, adotando hábitos sustentáveis em suas vidas e incentivando seus familiares e pessoas próximas a serem agentes de mudança para um mundo melhor.”, relata.   

Para a coordenadora Evandra Cristina Sabedot Schneider, “a escola é um espaço de conhecimento e transformação, aprender sobre sustentabilidade, reciclagem e preservação do meio ambiente é necessário e urgente. Desenvolver o ser humano de forma integral, preparando-os para a plenitude de suas habilidades e para enfrentar os desafios do século XXI.", conclui.