Com o objetivo de fortalecer o diálogo entre escola, estudantes e famílias, a Escola Sesc Araranguá realizou, no dia 30 de junho, um encontro formativo com a participação de representantes da Polícia Civil de Santa Catarina.
Os delegados Diego e Eliane e a psicóloga Karol conduziram uma palestra sobre bullying e cyberbullying, trazendo informações, reflexões e orientações importantes para a comunidade escolar.
A ação integra o Projeto Ágora, coordenado pela professora Cheila Rafael, e reafirma o compromisso da unidade com a promoção de relações saudáveis, da escuta ativa e do respeito mútuo no ambiente escolar.
A programação do encontro foi dividida em dois momentos principais. No período da manhã, os alunos do Ensino Fundamental II e do projeto Criar participaram de uma roda de conversa com os representantes da Polícia Civil, tendo a oportunidade de tirar dúvidas, refletir sobre suas atitudes e entender melhor o impacto de comportamentos violentos ou discriminatórios nas relações de convivência. À noite, foi a vez das famílias.
Em um encontro marcado por falas contundentes e acolhedoras, os convidados compartilharam a realidade enfrentada pela corporação em casos de bullying e destacaram a importância da parceria entre escola e responsáveis no enfrentamento desse tipo de situação.
A mãe Cinara, responsável pela estudante Luiza, do 3º ano, deixou seu agradecimento:
“Agradeço à escola e aos delegados pela valiosa palestra.
Foi um aprendizado, reforçando a importância de estarmos atentos, pois nossos filhos podem ser vítimas ou até vítimadores. Não é fácil, mas temos a obrigação de tentar, todos os dias, construir um ambiente respeitoso e amoroso para nossas crianças. Obrigada pelo cuidado que faz toda a diferença na formação dos nossos filhos!”
O Projeto Ágora promove ações mensais com foco na escuta qualificada e na mediação de conflitos, oferecendo espaços reais de participação para os estudantes e fortalecendo vínculos entre todos os envolvidos no processo educativo.
A Escola Sesc Araranguá agradece à Polícia Civil de Santa Catarina pela parceria e à professora Cheila Rafael pela dedicação na condução do projeto. Mais do que formar estudantes, a escola se dedica diariamente à formação de cidadãos conscientes, solidários e preparados para viver em sociedade.