Bilíngue, um momento lúdico e de aprendizagem na Educação Infantil do Sesc


19/10/2018 - Atualizado em 26/10/2018 - 925 visualizações

Músicas, imagens, contação de histórias, jogos, atividades em roda e interação são alguns dos recursos que fazem do “Momento Bilíngue”, da Educação Infantil, um espaço de muita aprendizagem, alegria e motivação. Todos os dias, os alunos das turmas de 2 a 5 anos, das 21 Escolas do Sesc Santa Catarina têm 30 minutos de pura imersão na língua inglesa (duas horas e meia por semana), em um ambiente lúdico e repleto de possibilidades.

A atividade é desenvolvida desde 2015, com o objetivo de aproximar o aluno de uma nova língua e proporcionar não somente o desenvolvimento das habilidades linguísticas (escutar, falar, ler e escrever) da criança, mas também sua apropriação da cultura global, que é abordada na escola através do segundo idioma. A metodologia de ensino de língua inglesa é pautada na abordagem comunicativa, que privilegia o uso prático do idioma.

E este é um dos momentos mais esperados pelas crianças dentro da rotina escolar. Assim que o professor entra na sala de aula, elas falam em coro: "Hello, teacher!" (Olá, professor!). “Hello! How are you doing?" (Olá! Como vocês estão?), responde o professor e alguns pequenos afirmaram "Fine, thank you" (Bem, obrigado), sem demonstrarem qualquer dificuldade para entender e se expressar em inglês.

Os professores utilizam brinquedos e brincadeiras que sejam relacionados à prática da Educação Infantil, mas tudo em inglês o tempo todo. O idioma é trabalhado na arte, música, corpo em movimento, matemática, ciências pensando nas áreas do conhecimento e projetos trabalhados com as turmas.

Parts of the body

Na Escola do Sesc Prainha, em Florianópolis, a teacher Ana Clarissa Nenevé está trabalhando com o tema “Parts of the body” (partes do corpo), propiciando o contato com novas palavras como: eyes (olhos), ears (ouvidos), mouth (boca) e nose (nariz). Nos encontros os pequenos cantam, dançam, brincam, aprendem e revisam o novo vocabulário, com muita animação. “As atividades são projetadas para estimular o pensamento das crianças, enriquecer suas competências sociais e expandir sua atenção”, conta.

Desde o início do ano já aprenderam também sobre fruits (frutas), pets (animais de estimação), farm animals (animais da fazenda), family (família - tema que norteou os projetos interdisciplinares da Rede de Ensino em todo o Estado no 2º trimestre deste ano), enriquecendo o vocabulário e treinando a escuta. “Percebemos que os alunos já estão usando o conhecimento em outros momentos do dia. Com a ampliação do repertório cultural, um mundo de possibilidades está se abrindo para eles”, salienta Ana.

Processo natural e espontâneo 

Em São Miguel do Oeste, o teacher Jonatham Scholl inclui no seu planejamento atividades manuais como artes e projetos relacionados ao foco de linguagem, com interação com lousa digital, aulas de culinária e dramatizações. “Entendemos que a aquisição de um segundo idioma precisa ser um processo diário, lúdico, significativo e que proporcione experiências. Ao familiarizar os alunos com a língua, o processo se torna natural e espontâneo, declara. Para ele, as crianças da Educação Infantil estão na idade perfeita para aquisição de uma segunda língua, pois o aparelho fonético está em desenvolvimento, sendo assim capaz de produzir sons facilmente. “O cérebro está a todo vapor e a curiosidade nas alturas. É o momento de construção de memórias, personalidade e descobertas de mundo”.

Vale mencionar também que a família é peça fundamental neste processo. Afinal, o lar é um espaço onde tudo o que se aprende é demonstrado. Assim, a criança contextualiza o que constrói levando todo seu aprendizado para fora do ambiente escolar. Jonatham conta que muitos pais já sentem o reflexo da atividade em casa. “As crianças falam sobre os momentos que viveram em sala e expressões que aprenderam na nova língua de forma espontânea e os deixam muitos felizes com a evolução e descoberta”, conclui.

Segundo o gerente de Educação do Sesc, Valdemir Klamt, os resultados desse projeto podem surgir a curto, médio ou longo prazo, assim como demais ações pedagógicas. “O que se espera, de maneira geral, é que a língua inglesa faça parte do dia a dia das crianças, que seja aceita com naturalidade e que se revele gradativamente nas atividades cotidianas”. 

Confira nos vídeos abaixo alguns resultados do Momento Bilíngue, apresentados aos pais na Mostra de Artes e Ideias no Sesc Prainha

Acima a Turma da Borboleta encanta com apresentação da canção "Family Song".

Abaixo as turmas da Abelha e da Pipoca deixam recados carinhosos aos seus familiares.


As turmas da Tartaruga, do Sol, da Natureza e do Arco-Íris também apresentam o novo repertório na canção em homenagem às famílias.


Rede de Escolas Sesc 

Em Santa Catarina o Sesc conta com 21 Escolas de Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola), 13 de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades, projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 17 unidades e projeto Horizonte (contraturno escolar) em três unidades.

Oferece também, em conjunto com o Senac, o Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em Palhoça. Os pais e/ou responsáveis com interesse em conhecer a estrutura da escola devem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.

A Educação Infantil trabalha com a formação por meio do brincar, da ampliação das potencialidades artísticas e da expressividade, da participação em projetos e a realização de atividades nas quais a criança é a autora dos processos de aprendizagem. A criança aprende em português e também em outro idioma. Participa de projetos, dança, e, ao mesmo tempo, se aproxima do mundo letrado. Realiza atividades motoras e faz amigos para a vida toda. Na Educação Infantil da Escola Sesc, além de tudo isso, a criança cresce feliz e realizada. Desde o começo da vida, ela conta com atividades lúdicas significativas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um. Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O ANO LETIVO 2019

Os Editais estão disponíveis em: http://www.sesc-sc.com.br/escola/. Na página também é possível acessar as fichas de matrícula e entrevista. As matrículas podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc e os valores das mensalidades consultados no local.

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

Momento Bilíngue na Educação Infantil - Escola Sesc Prainha

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .