Conexão Saúde do Sesc-SC promove ações de combate ao câncer

Atividades educativas serão realizadas nas Unidades


31/01/2024 - Atualizado em 31/01/2024 - 304 visualizações

Fevereiro conta com ações de combate ao câncer no Sesc

O projeto Conexão Saúde, do Sesc Santa Catarina, realiza diversas ações durante o mês de fevereiro em alusão ao Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro. A data é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo desse movimento é aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer à população. 

As Unidades do Sesc-SC farão atividades educativas em um movimento de combate à doença e promover o diálogo e disseminação informações sobre o câncer. Acesse a programação no link abaixo e confira agenda completa. 

A instituição atua em vários fatores preventivos, principalmente por meio da promoção de uma alimentação saudável e incentivo à atividade física, além das Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher que têm o foco no rastreio, diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama e do Colo de Útero. 

Atitudes para prevenir o câncer  

Anualmente 10 milhões de pessoas no mundo morrem devido ao Câncer. Mais de 40% dessas mortes poderiam ser evitadas, uma vez que estão ligadas a fatores de risco modificáveis, como o tabagismo, o consumo de álcool, a má alimentação e a inatividade física. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas: “as mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer”, enfatiza o Instituto. 

No Brasil, segundo o INCA, são esperados 704 mil novos casos de câncer para o triênio 2023-2025, sendo o câncer de mama e próstata os mais incidentes. Os dados são alarmantes e traduzem a necessidade urgente de falar sobre prevenção e promoção dentro da área de saúde, principalmente de políticas públicas voltadas para o cenário do câncer no país e no mundo. 

Dentre as formas de prevenção, podemos destacar 12 atitudes que auxiliam a prevenir essa doença: 

  • Não fumar;
  • Adotar uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  •  Praticar atividades físicas;  
  • Amamentar;  
  • Realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos; 
  • Vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV; 
  • Vacinar-se contra a hepatite B;  
  • Evitar bebidas alcoólicas; 
  •  Evitar carnes processadas;  
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;  
  • Evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho. 

**Com colaboração de Ana Maria Roberti, Analista de Programação Social do Sesc-SC

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .