OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher realizaram mais de 25 mil atendimentos em 2023

Unidades Móveis do Sesc-SC percorreram 17 cidades catarinenses


17/01/2024 - Atualizado em 17/01/2024 - 2082 visualizações

Unidades Móveis percorreram 10 cidades e realiza 25 mil atendimetos

Os projetos das Unidades Móveis de Saúde do Sesc-SC promoveram mais de 25 mil atendimentos em 10 cidades catarinenses, em 2023. Foi a oportunidade de ampliar a oferta de serviços de odontologia e de saúde da mulher em locais onde não estão disponíveis à população. 

O Sesc-SC conta com quatro Unidades Móveis: duas contemplam o Odonto Sesc e duas a Saúde Mulher. Os caminhões, cada um com sua finalidade, são estruturados para realizar atendimentos, exames odontológicos, exames de mamografias, e exames preventivos ou Papanicolau. As Unidades Móveis contam ainda com uma equipe especializada e qualificada para atendimentos. 

Conheça abaixo, um pouco mais sobre essas Unidades Móveis do Sesc-SC. 

Odonto Sesc

Criado em 1999, Sesc Brasil, o projeto tem como objetivo ampliar o alcance das clínicas odontológicas fixas. A estrutura em Santa Catarina é equipada com quatro cadeiras odontológicas, sala de raio-X e esterilização e através de parceria com as prefeituras municipais, tem capacidade para realizar aproximadamente 1300 atendimentos por mês. 

Em 2023, 3.979 clientes estiveram na clínica ambulatorial, contabilizando 17.150 atendimentos, além de concluir 2.829 tratamentos.  As Unidades do Odonto Sesc passaram por oito cidades catarinenses: Içara, São José, Ilhota e Biguaçu, Palma Sola, Nova Erechim, Maravilha e Rio Rufino. 

Os tratamentos oferecidos no projeto são de profilaxia (limpeza), remoção de cálculo (tártaro), aplicação tópica de flúor, restaurações e exodontia (extração dentária). As cirurgias mais complexas, suspeitas de câncer de boca e tratamentos de canal são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (atendimento do SUS) mais próximo. 

A oferta de atendimento tem como política estruturante a Atenção Primária a Saúde, que se traduz em cuidados básicos capazes de proporcionar melhores resultados à saúde bucal. Além de um maior número de pessoas e que somados aos procedimentos especializados de baixa complexidade proporcionam melhoria da qualidade de vida da população.