Hortas na Educação do Sesc


10/05/2017 - Atualizado em 26/05/2017 - 439 visualizações

A horta na escola possibilita trazer para o ambiente escolar a vivência cotidiana de alguns estudantes e ao mesmo tempo a oportunidade de conhecer e experimentar para outros. Juntos os alunos poderão trocar experiências e fazer novas descobertas.

O foco do projeto não é a produção de alimentos, mas proporcionar ao estudante um laboratório ao ar livre onde se possam trabalhar conteúdos diversos de diferentes disciplinas como matemática, ciências, biologia, geografia, línguas, culinária entre outros. Tem-se na horta um importante instrumento de Educação Ambiental permanente, além disso, o projeto possibilita o trabalho de questões diretamente relacionadas com os princípios da qualidade de vida e da sustentabilidade.

As hortas implantadas pelas escolas podem ser horizontais (hortas tradicionais), verticais ou mesmo  em vasos. O projeto tem suporte técnico e conta inclusive com calendários de plantio de acordo com cada região. Também há participação de pais e parcerias locais como o Rotary Clube, Secretaria de Agricultura e Epagri.

São cultivadas hortaliças folhosas, legumes, temperos, plantas aromáticas, plantas medicinais além da possibilidade de cultivo de algumas frutíferas. Os alunos são os protagonistas do processo e participam do preparo do local, da escolha das espécies, do plantio, manutenção e colheita.

Com o desenvolvimento do Projeto Hortas Escolares o Sesc também desenvolve um papel importante no resgate de valores que envolvem o respeito ao trabalhador do campo, a importância de uma alimentação saudável e a sustentabilidade. "O Projeto Hortas Escolares amplia o olhar das crianças frente à discussões atuais relacionadas ao meio ambiente, qualidade de vida e a sustentabilidade. De forma simples e efetiva através da vivências que possibilitam o acompanhamento direto de todo o processo, como preparo e manuseio do solo e de componentes orgânicos, plantio, colheita, degustação de novos alimentos”, comenta a educadora do Sesc, Denise Pessatti. Segundo Denise “a realização deste projeto oportuniza a inserção dos diferentes conteúdos curriculares unindo o conhecimento teórico com o conhecimento prático”.

Implantação da Horta na Escola Sesc em Rio do Sul

Como apoio ao projeto e também às atividades de Educação Ambiental do Sesc, está sendo implantada no Hotel Sesc em Cacupé,  uma horta didática modelo. Além da horta, as unidades de hospedagem desenvolvem outras atividades de Educação Ambiental como oficinas, trilhas e visitação ao pátio de compostagem. 

Os meios de hospedagem estão de portas abertas para o público.  Visitas de grupos, escolas, universidades, professores e do público podem ser agendadas. As atividades de EA são gratuitas. Contatos para visitação do  trabalho no Hotel Sesc em Cacupé (48) 3231.3228, com Renato Trivella.

Colaboração: Samantha Filippon, educadora do Sesc em Santa Catarina.




Atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Hotel Sesc em Cacupé.

Atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Hotel Sesc em Cacupé.

Implantação da Horta na Escola Sesc em Rio do Sul.

Implantação da Horta na Escola Sesc em Rio do Sul.

Implantação da Horta na Escola Sesc em Rio do Sul.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .