O Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto, nesse dia em especial valoriza-se o ato de estudar, buscar conhecimento e crescimento pessoal. Os alunos do projeto Integração da Escola Sesc em Joinville comemoraram a data com uma atividade especial. A equipe da Sala de Ciências preparou uma busca ao tesouro consciente, com pistas que envolveram o tema da Mostra Antropia trazendo informações sobre desperdício de água, a separação do lixo, poluição atmosférica, entre outros temas pertinentes à educação ambiental.
A caça ao tesouro foi guiada pelos monitores da sala que acompanharam os grupos na busca por pistas. Em cada pista havia informações sobre as atitudes humanas para com o meio ambiente, impactos ambientais causados por atitudes não conscientes e perguntas para auxiliar o aluno a chegar à próxima etapa. A forma como as pistas foram formuladas tinha intuito de incentivar o aluno a ter um olhar crítico sobre atitudes cotidianas, que podem minimizar o impacto negativo do homem no meio ambiente, como destinar os lixos e resíduos corretamente, utilizando os resíduos orgânicos na horta, ajudar a melhorar a qualidade do ar com a criação de áreas verdes e o uso de transporte alternativo como andar de bicicleta, o uso consciente da água evitando desperdícios fechando as torneiras dos banheiros corretamente.
A última pista em tecnologia QR Code indicava aos alunos que retornassem à Sala de Ciências através da pergunta “Qual a melhor maneira de promover a conscientização e a sensibilização dos cuidados que todos devem ter com o meio que vivemos?” Objetiva-se que o aluno veja o espaço de estudo das ciências como uma oportunidade de exercer e conhecer a educação ambiental. Atualmente a sala está com a Mostra Antropia, que traz justamente questões socioambientais relacionadas aos reflexos da ação do homem no meio ambiente e dentro do espaço do Sesc a Sala tem iniciativas como ecopontos para recolher resíduos perigosos, horta didática para trabalhar com os alunos através da sensibilização, entre outras intervenções que trabalham sustentabilidade e o estudo das ciências de forma conjunta.
O prêmio da caça ao tesouro foram pés-de-salsinha, semeados e cultivados pelos próprios alunos em outros momentos do projeto Integração junto à Sala de Ciências. Os alunos se mostraram animados com a caça ao tesouro e discutiam sobre o tema das pistas apresentados. Atividades como esta, proporcionam ao aluno o contato com a Educação Ambiental, que é um tema transversal na escola e auxiliam na base pela busca da qualidade de vida.
Dia do Estudante comemorado com diferente atividade na Escola Sesc em Joinville
17/08/2017 - Atualizado em 25/08/2017 - 685 visualizações
0 Comentários