Últimos dias: Prêmio Literário Sesc Criança recebe inscrições até 12 de junho

O objetivo é incentivar e valorizar a produção artística literária catarinense voltada ao público infantil e ampliar o acesso da população ao livro e à leitura.


09/06/2023 - Atualizado em 09/06/2023 - 2104 visualizações

Segue até a próxima segunda-feira,  12 de junho, o prazo para as inscrições da 3ª edição do Prêmio Literário Sesc Criança. Escritores de qualquer idade podem inscrever seus trabalhos.

Este será o terceiro ano que o Sesc Santa Catarina lança o edital do Prêmio, que tem como objetivo incentivar e valorizar a produção artística literária catarinense voltada ao público infantil e ampliar o acesso da população ao livro e à leitura.  

"Ao fomentar a escrita literária no nosso estado, o Sesc busca levar o bem-estar social através do acesso a arte e a leitura de narrativas que representem o fabulário catarinense",  ressalta o Gerente de Educação e Cultura do Sesc, Valdemir Klamt. 

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. Para participar é preciso preencher o formulário (abaixo) e anexar o texto de forma anônima. O anonimato é uma forma de garantir a imparcialidade da  comissão julgadora no processo de avaliação.

Os jurados são escritores, ilustradores e ou pesquisadores de literatura infantil, que selecionam as obras pelos critérios: originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo.    

 "A escolha pela literatura infantil deve-se à carência de editais de publicação voltados a este público específico e a aposta na formação de leitores desde a infância",

O vencedor terá seu livro publicado e distribuído em 2024, com tiragem inicial de 3.000 mil exemplares, bem como o pagamento dos direitos autorais no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). 


Após escolha da narrativa o Sesc realiza uma pesquisa e contrata profissionais para realizar a ilustração e projeto gráfico do livro que com lançamento previsto para 2024. Além da versão impressa o livro é disponibilizado também em formato digital e áudio.   

Como participar

Podem concorrer autores de qualquer idade, nascidos ou brasileiros e estrangeiros residentes (há pelo menos 2 anos) em Santa Catarina. Para efetuar a inscrição, é necessário ler o Regulamento do Prêmio Literário Sesc Criança, preencher o formulário com os dados pessoais e de contato, e anexar o texto com tema de livre escolha, no gênero narrativo (prosa) em língua portuguesa, sem ilustrações e adequado ao público infantil (até 12 anos), no que ser refere à linguagem e conteúdo.

Edições anteriores

A primeira edição foi realizada em 2019, com 246 inscrições e teve a seleção da narrativa “O rio” de Pedro Cunha e ilustração de Flávia Arruda teve seu lançamento em 2022 devido a pandemia. 

Na segunda edição, realizada em 2022, dos 153 inscritos, o título “A voz dos meus olhos” de Cynthia Valente e ilustrações de Fernando Zenshô foi lançado no último dia 18 de abril em todas as Bibliotecas do Sesc em Santa Catarina.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .