Biblioteca Inquieta
Para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Sesc Santa Catarina realiza o projeto Biblioteca Inquieta em 25 unidades do estado. A programação, totalmente gratuita, acontecerá entre os dias 27 e 31 de outubro, oferecendo uma série de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia.
Cada Biblioteca do Sesc-SC receberá um poeta para uma residência literária, com mediações culturais junto à comunidade local. As atividades incluem leituras públicas de poemas, conversas com leitores, ações de fruição de poesia e ativação do acervo. Os 25 artistas convidados — nomes com expressiva atuação na poesia contemporânea brasileira, naturais ou residentes nos três estados da região Sul (RS, SC e PR) — produzirão textos inéditos, em prosa ou verso, que integrarão uma coletânea do projeto a ser lançada em 2026.
Intitulado “A poesia tem de ir aonde a gente está”, a edição 2025 do Biblioteca Inquieta parafraseia o verso da canção "Nos bailes da vida", de Milton Nascimento e Fernando Brant. A frase remete a quem colocou “o pé na profissão” em troca de “pão”. De artistas que trovando “não se cansam de viver” e trazem consigo as lembranças do que se foi, com a “roupa encharcada e a alma repleta de chão”. Para Bituca, a arte é expansiva, um movimento centrífugo que sensibiliza o entorno.
Com coordenação e curadoria de Fernando Boppré e comissão curatorial formada por Diego Elias e Marilaine Hahn, o projeto convida o público para a experiência da palavra poética, seja ela escrita, dita ou imaginada.
Fernando Boppré. Crédito da foto Denis Cardoso
"O título 'A poesia tem de ir aonde a gente está' é uma homenagem a Milton Nascimento que bem realizou, durante toda a sua carreira, este movimento de deslocamento que o Biblioteca Inquieta propõe: do(a) artista em direção ao público. Afinal, se trata de uma residência literária em que os(as) poetas sairão de seus locais de residência para outra cidade que será a base para intercâmbios, vivências e escritas", salienta o curador Fernando Boppré.
As 25 Bibliotecas Sesc-SC que serão atendidas pelo projeto são referências educativas e artísticas em suas comunidades. Segundo a antropóloga Michèle Petit, que estuda hábitos de leitura, as bibliotecas na contemporaneidade tiveram que rever suas missões, tornando-se “verdadeiros laboratórios onde se inventam novas formas de fazer sociedade, que se abrem para esse lugar-além de que tanto precisamos”. As bibliotecas atuam no tecido urbano não apenas na guarda e acesso à leitura, mas também como centros irradiadores de informações, conhecimentos e culturas.
As ações e vivências da Biblioteca Inquieta ocorrerão nas seis mesorregiões de Santa Catarina, nas unidades do Sesc-SC de: Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Centro Cultural Lages, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Casa Laguna, Mafra, Palhoça, Florianópolis (Prainha), Rio do Sul, São Bento do Sul, São João Batista, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão e Xanxerê.
Os poetas residentes são: Ana Guadalupe, Alexandre Brito, Angélica Freitas, Cátia Cernov, Cristiano Moreira, Demétrio Panarotto, Dennis Radünz, Eliane Debus, Estrela Ruiz Leminski, Felipe Moreno, Francisco Mallmann, Guilherme Gontijo Flores, Hiago Rizzi, Ibriela Bianca Sevilla, Isadora Krieger, Mar Becker, Marcelo Labes, Mariana Queiroz, Pedro Cassel, Preto Lauffer, Ricardo Corona, Rodrigo Garcia Lopes, André Pinheiro, TAYÁ e Telma Scherer.
Com esta forte abrangência, a iniciativa consolida-se como o maior projeto de Residência Artística em bibliotecas de Santa Catarina e figura entre os mais relevantes do Brasil.
Sua dimensão e alcance revelam o compromisso do Sesc-SC com a valorização da literatura e o fortalecimento das conexões entre arte, território e comunidade.
Clique na cidade para conferir a agenda local
Galeria de imagens
Coordenação Curatorial
Fernando Boppré, natural de Florianópolis (SC), é escritor, editor e curador. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Autor de “Poço certo” (Caiaponte edições, 2020), “Sándor Lénard no fim do mundo” (editora Humana, 2023) e “Termas da desolação” (editora Humana, 2024). Foi diretor do Museu Hassis, de Florianópolis; curador e chefe de serviço do Museu Victor Meirelles, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura. Diretor dos filmes “Tem drama na União” (2006) e “Pequenos desencontros” (2009). Organizou e realizou a curadoria de mais de 50 exposições nas duas últimas décadas. Atualmente é livreiro e editor da Humana Sebo Livraria Editora, de Chapecó (SC).
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários