Sesc Mesa Brasil realiza ações pelo Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos


Escutar a Notícia

09/10/2025 - Atualizado em 09/10/2025

Ações do Dia Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos no Sesc Mesa Brasil 

Durante o mês de setembro, o Sesc Mesa Brasil promoveu uma série de ações educativas e de sensibilização com sua rede de parceiros em diversas cidades de Santa Catarina. As atividades, que reuniram mais de 300 participantes, tiveram como foco o combate ao desperdício e a promoção da segurança alimentar, por meio de oficinas, cursos e palestras sobre aproveitamento integral dos alimentos e técnicas de conservação.

As iniciativas realizadas neste período foram alinhadas ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (29/09), instituído em 2019 pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). A data tem como objetivo estimular a reflexão e o diálogo sobre o desperdício de alimentos, incentivando práticas que reforcem a segurança alimentar, protejam o meio ambiente e contribuam para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Oficina de aproveitamento integral dos alimentos no Colégio Educandário Santa Catarina, em São José: produção de compota de casca de melancia, farofa de casca de melão, tortinha de legumes, bolo de casca de banana, patê de talos e chá de casca de frutas.

Oficina de aproveitamento integral dos alimentos na APAE de Canelinha: preparo de bolo de casca de banana e torta de talos.

Curso de doces, compotas, geleias, conservas e temperos, em parceria com o Senar, na Comunidade Betânia.

Oficina de técnicas para prolongar a durabilidade dos alimentos na Univille.

Oficina de aproveitamento integral dos alimentos na Cruz Vermelha de Chapecó, com roda de conversa sobre perdas e desperdícios alimentares;

Oficina de aproveitamento integral dos alimentos na Casa de Acolhimento Conviver, em Blumenau: preparo de bolo de casca de banana e cocada de beterraba. Ação na Feira da Agricultura Familiar, em Lages: degustação de receitas com aproveitamento integral dos alimentos, mostra de receitas e discussões sobre o ciclo dos alimentos e o desperdício;

Compartilhamento virtual de soluções para prevenção de perdas e desperdício no atacado e varejo, em parceria com a rede Fort Atacadista. Participação no Fórum de Prevenção de Perdas, promovido pela Associação Catarinense de Supermercadistas (Acats).

Sesc Mesa Brasil

A rede atua com colheitas urbanas e rurais, arrecadando excedentes alimentares e distribuindo-os a organizações sociais sem fins lucrativos, cumprindo sua missão de contribuir para a segurança alimentar e reduzir o desperdício. Além dos impactos econômicos e sociais, as perdas e o desperdício de alimentos geram relevantes impactos ambientais — clique aqui e saiba mais.

 O Sesc Mesa Brasil é a maior rede privada de Bancos de Alimentos da América Latina. Desde 2003, integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e é certificado pela Global FoodBanking Network.

Sobre o Sesc-SC

O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Blumenau - Casa de Acolhimento Conviver - Oficina de Bolo da casca da banana e cocada cremosa com beterraba

Blumenau - Casa de Acolhimento Conviver - Oficina de Bolo da casca da banana e cocada cremosa com beterraba

Blumenau - Casa de Acolhimento Conviver - Oficina de Bolo da casca da banana e cocada cremosa com beterraba

Chapecó - Oficina de aproveitamento integral dos alimentos na Cruz Vermelha

Chapecó - Roda de conversa sobre perdas e desperdícios alimentares na Cruz Vermelha

Forquilhinha - Instituto Zilda Arns - Aproveitamento das folhas de beterraba e cenoura, casca de abóbora e talos de brócolis - Caponata e Focaccia

Forquilhinha - Instituto Zilda Arns - Aproveitamento das folhas de beterraba e cenoura, casca de abóbora e talos de brócolis - Caponata e Focaccia

Grande Fpolis - APAE Canelinha - Produção de bolo de casca de banana e torta de talos

Grande Fpolis - APAE Canelinha - produção de bolo de casca de banana

Grande Fpolis - APAE CanelinhaOficina de aproveitamento integral dos alimentos

Grande Fpolis - APAE CanelinhaOficina de aproveitamento integral dos alimentos

Grande Fpolis - Comunidade Bethania - Curso de doces, compostas, geleias, conservas e temperos em parceria com o Senar

Grande Fpolis - Educandário - Oficina compota de casca de melancia, farofa de casca de melão, tortinha de legumes, bolo de casca de banana, patê de talos e chá de casca de frutas

Joinville - projeto Sabor de Sobra da Univille - Oficina de técnicas de conservação para maior durabilidade e aproveitamento dos alimentos

Joinville - projeto Sabor de Sobra da Univille - turma da Oficina de técnicas de conservação para maior durabilidade e aproveitamento dos alimentos

Joinville - Univille - Técnica do branqueamento de alimentos

Joinville - Univille - Degustações com aproveitamento integral dos alimentos em Joinville

Lages - Compartilhamento de boas práticas na Feira da Agricultura Familiar

Lages - Degustação de bolo de chocolate e abobrinha na Feira da Agricultura Familliar

Participação no Fórum de Prevenção de Perdas da Associação Catarinense de Supermercadistas

Participação no Fórum de Prevenção de Perdas da Associação Catarinense de Supermercadistas

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .