Semana da Dança Circular promove saúde integral e conexão comunitária em Unidades Sesc

Evento celebrou o Dia Mundial da Dança Circular e fortaleceu o sentimento de pertencimento e coletividade em várias regiões do estado.


15/08/2024 - Atualizado em 15/08/2024 - 700 visualizações

Conexão emocional e social

De 22 a 26 de julho, Unidades Sesc de todo o estado promoveram a Semana da Dança Circular, com o tema: “Vamos Celebrar de Mãos Dadas”. O evento também fez menção ao Dia Mundial da Dança Circular, que ocorre anualmente no primeiro domingo de julho. 

A programação teve como objetivo promover a prática da Dança Circular, incentivar a saúde integral — englobando o equilíbrio físico, mental e espiritual — e fortalecer o sentimento de pertencimento, empatia e coletividade. 

Além disso, o evento estimulou a cultura da paz, tanto no âmbito individual quanto comunitário, convidando o público de cada unidade a vivenciar essa modalidade. As atividades ocorreram em Laguna, Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Prainha, Brusque, Lages, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, e São Miguel do Oeste.

Confira os depoimentos de quem participou da programação:

Unidade: Chapecó 
Nome: Leonilda Saquetti Chitolina 
Depoimento: "A palestra e a vivência da Dança Circular com a focalizadora Adriane foram excelentes. Gostei muito! Uma pena para quem não conseguiu vir e perdeu esse momento." 

Unidade: Chapecó 
Nome: Valmor Luiz Fell 
Depoimento: "A vivência da Dança Circular foi muito divertida. Rimos bastante até conseguirmos pegar a coreografia, pois é algo novo para mim. Fiquei com o pé doído! (risos)" 

Unidade: Araranguá 
Nome: Carmen Lúcia de Souza Paes 
Depoimento: "O Sesc é maravilhoso, eu sempre falo isso para toda a minha família. Antes, eu não conseguia levantar o braço, mas agora já consigo. Participar dessa roda hoje, respirando o ar puro e vivenciando essa prática com as amigas, faz muito bem para a alma. O Sesc é tudo de bom! Eu sempre digo: quem não vem para o Sesc, está perdendo." 

Unidade: Laguna 
Nome: Francisca Faustino Soares 
Depoimento: "Foi um momento de tranquilidade... traz uma paz. Eu não conhecia a Dança Circular e adorei a experiência." 

Unidade: Canoinhas 
Nome:
Arlete Regina Turra Tokarski
Depoimento: "Gosto muito de dançar! Aprender a modalidade de dança circular era um sonho meu. Dançar na praça foi uma experiência ótima!" 

Unidade: Canoinhas
Nome: Luiza Yuka Takahashi 
Depoimento: "Gostei muito da experiência na praça. É muito bom poder divulgar essa atividade que nos faz tão bem!" 

Sobre a Dança Circular 

A Dança Circular é uma prática em grupo, caracterizada por movimentos em roda que celebram e aproximam diferentes culturas. Dançar de mãos dadas em um círculo cria uma sensação de união e comunidade. Essa conexão emocional e social fortalece os laços entre os participantes, proporcionando um sentimento de pertencimento e apoio mútuo. A Dança Circular nos lembra que não estamos sozinhos e que fazemos parte de algo maior.  

 As danças circulares podem criar espaços significativos para o desenvolvimento de estados emocionais positivos, tornando-se um recurso importante no contexto de grupos, pois estimulam a cooperação, o respeito ao outro, a integração, a inclusão e o acolhimento das diversidades (Ministério da Saúde, 2017). 

Considerando os benefícios para a saúde de forma integral, em 2017, a Dança Circular foi implantada como uma Prática Integrativa e Complementar de Saúde pelo Ministério da Saúde, sendo contemplada como uma vivência terapêutica da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. 

Sobre o Dia Mundial das Danças Circulares 

Em julho, é celebrado o Dia Mundial das Danças Circulares, uma data em que grupos ao redor do mundo dançam pela paz, pela alegria e pela evolução do planeta. Os repertórios de danças incluem três coreografias que simbolizam a conexão mundial, com os participantes se sincronizando por meio de danças tanto tradicionais quanto contemporâneas. 

Sesc Araranguá