Sessenta Retratos une gerações e fortalece vínculos afetivos
O Sesc Santa Catarina realizou, ao longo de 2025, o projeto Sessenta Retratos em 28 Unidades do estado, promovendo oficinas intergeracionais de fotografia que aproximam diferentes gerações por meio da arte e do convívio. A iniciativa teve como objetivo valorizar o envelhecimento ativo, combater o preconceito etário e fortalecer vínculos afetivos entre pessoas idosas, crianças e jovens.
As oficinas, gratuitas e realizadas com o uso de smartphones, reuniram duplas formadas por pessoas idosas e seus netos, filhos, sobrinhos ou outros jovens com laços afetivos. A proposta estimulou o aprendizado mútuo, a troca de experiências e a produção de um acervo fotográfico que registra histórias, olhares e relações familiares.
Entre as participantes, mãe e filha, Isis Pereira Bertoncini e Aline Pereira, destacaram que as oficinas foram momentos especiais: “Essa atividade abraçou e acolheu gerações de uma forma leve e prazerosa. Trouxe técnicas, mas, acima de tudo, aprendizados para a vida. Foram momentos inspiradores e únicos”, afirmou Isis.
A programação incluiu também uma mostra fotográfica de encerramento, onde os participantes apresentaram suas produções, receberam certificados e levaram para casa uma fotografia impressa como lembrança. As exposições foram prestigiadas por aproximadamente 5 mil visitantes em todo o estado.
Mais do que ensinar técnicas de fotografia, o Sessenta Retratos promove diálogo entre gerações, resgata memórias, incentiva a empatia e contribui para uma sociedade mais inclusiva e solidária. O projeto está alinhado à Política Estadual de Educação para o Envelhecimento, pioneira no Brasil, reforçando o compromisso do Sesc-SC com a dignidade, a longevidade e os direitos fundamentais em todas as faixas etárias.
Com mais de 500 participantes e centenas de imagens produzidas, o Sessenta Retratos 2025 se consolida como uma ação transformadora que une arte, afeto e cidadania.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários