Encontro de Redes Sesc Mesa Brasil reuniu 389 representantes de organizações sociais cadastradas

As organizações sociais puderam fortalecer as parcerias em rede, em um espaço de aproximação e de compartilhamento, além de conhecerem mais sobre os diferentes projetos do Sesc que incentivam o desenvolvimento comunitário.


28/03/2024 - Atualizado em 28/03/2024 - 334 visualizações

Redes Sesc Mesa Brasil 

O Encontro de Redes Sesc Mesa Brasil reuniu 389 representantes de 292 organizações sociais cadastradas na rede de Bancos de Alimentos e Colheita Urbana do  Sesc-SC, entre os dias 6 e 7 de março.

Durante o evento, as organizações sociais puderam fortalecer as parcerias em rede, em um espaço de aproximação e de compartilhamento, além de conhecerem mais sobre os diferentes projetos do Sesc que incentivam o desenvolvimento comunitário.  

Entre os temas trabalhados no encontro, destacaram-se o planejamento anual das ações educativas, que compreende um dos principais eixos de atuação do Programa e faz parte das características básicas das ações institucionais do Sesc. Para 2024, estão previstas as seguintes ações educativas estaduais na rede Sesc Mesa Brasil-SC:

  • 25 a 29/04 – capacitação para manipuladores de alimentos, para colaboradores e voluntários das Organizações Sociais e parceiros doadores
  •  05/04 – ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde 
  •  10 a 20/04 – café com parceiros
  •  13 a 18/05 – conscientização para a prevenção do abuso e exploração sexual infantil 
  •  14/06 – boas práticas para prevenção da violência contra a pessoa idosa 
  •  18/08 – ações alusivas ao Dia Mundial da Gastronomia Sustentável 
  •  08 a 12/07 – formação para gestão de organizações sociais 
  •  08 a 26/07 - capacitação para manipuladores de alimentos, para colaboradores e voluntários das organizações sociais e parceiros doadores 
  •  01/08 – ações alusivas ao Dia Mundial da Amamentação 
  •  28/08 – ações alusivas ao Dia Nacional do Voluntariado 
  •  10/09 – conscientização sobre a prevenção do suicídio 
  •  23 a 27/09 – reuniões de rede 
  •  07 a 11/10 – conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero
  •  16/10 – ações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação 
  •  14 a 21/11 - conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata 
  •  02 a 06/12 – conscientização sobre a prevenção e tratamento adequado da Aids

Os termos firmados na parceria também foram abordados do evento, reforçando aspectos que envolvem a necessidade de atualização cadastral, participação das organizações sociais nas ações educativas, responsabilidades do Sesc e das organizações sociais com relação aos alimentos doados e outras obrigatoriedades legais que garantem a boa gestão e transparência das doações.

Considerando a relevância do tema e a pertinência do momento, o Encontro de Redes também foi espaço de compartilhamento da Campanha Sesc Alerta, que sensibiliza e informa sobre a prevenção da dengue.

Confira as imagens!

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Encontro Redes Sesc Mesa Brasil

Encontro Redes Sesc Mesa Brasil

Encontro Redes Sesc Mesa Brasil

Encontro Redes Sesc Mesa Brasil

Encontro Redes Sesc Mesa Brasil

Encontro Redes Sesc Mesa Brasil

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .