Sesc SC promove Semana Sesc Alerta: todos contra a dengue

Ações educativas acontecerão de 04 a 08 de março


29/02/2024 - Atualizado em 29/02/2024 - 445 visualizações

Atividades educativas de combate à dengue 

Na última semana, o governo do Estado declarou emergência epidemiológica de dengue. Diante desse cenário e da importância da conscientização da população, o Sesc promove a “Semana Sesc Alerta: todos contra a dengue”. O projeto traz ações realizadas em várias cidades do estado entre os dias 04 e 08 de março. 

A enfermeira do Sesc Prainha, em Florianópolis, destaca que Semana Sesc Alerta vai atingir diversos públicos. “Serão diversas ações de combate à dengue. Workshops, rodas de conversa com grupos de idosos, atividades infantis como caça ao mosquito, mutirão de limpeza, entre outras atividades”, falou. 

Todas as atividades são abertas à comunidade para que as informações e a conscientização sobre a importância do combate cheguem a mais pessoas. 

As ações do Sesc-SC mobilizarão diversos atores sociais: parceiros, instâncias de saúde, autoridades públicas, iniciativas privadas e sociedade para uma atuação de forma intensiva e integrada no mês de março a fim de reduzir os índices de infestação. 

Situação da Dengue em SC 

O estado decretou no dia 22 de fevereiro situação de emergência epidemiológica por conta da Dengue. Por isso, o Sesc Santa Catarina mobilizou suas Unidades para uma grande campanha de prevenção e combate à Dengue. Durante todo mês de março, serão realizadas ações com a comunidade, clientes, alunos e colaboradores para sensibilizar, educar e promover o combate à Dengue. 

Desde o início de 2024, ocorreram aproximadamente 17,6 mil casos prováveis da doença em 117 municípios de SC, o que corresponde a uma alta de 650% na comparação com o mesmo período de 2023. Já houve oito mortes confirmadas no estado. 

“O cenário que vimos no ano passado em março e abril, aconteceu em janeiro e fevereiro, com o aumento de número de casos e impactando os serviços de saúde”, destacou o diretor da Diretoria de Divisão Epidemiológica (Dive) de SC, João Fuck. Ele explicou ainda que a condição ambiental, com as chuvas e temperaturas, foi favorável pela proliferação dos mosquitos e número de casos. 

De acordo com o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), foram identificados 12.885 focos do Aedes aegypti em 215 municípios de SC, sendo que 155 desses são considerados infestados pelo mosquito. 

Sobre a dengue

O que é:  É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.  Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. 

 Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia (dor de cabeça), dor muscular e nas articulações, dor atrás dos olhos.  Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.  Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.  

Prevenção: O ciclo de vida do mosquito é de, aproximadamente, sete dias. Para evitar que ele cresça e conviva entre nós, fique atento a estas informações. Elas podem salvar vidas. Vamos juntos contra o mosquito! 

Como combater o mosquito transmissor:       

  •  Caixas d’água sempre vedadas;   
  • Bandejas de geladeira e ar-condicionado sem água; 
  • Galões e tonéis em uso bem vedados e em descarte para baixo;
  • Poços e tambores bem vedados; 
  • Pneus sem água e em lugares cobertos; 
  • Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo; 
  • Ralos limpos e com tela;  ·
  • Vasos sanitários sem uso fechados;  ·
  • Piscinas e fontes sempre tratadas; 
  • Quintal sem lixo e sem entulho; 
  •  Calhas totalmente limpas.

 Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica 

Com contribuição da Analista de Programação Social, Ana Maria Roberti

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .