
Saúde na Escola
Ao longo de 2023, estudantes da Rede de Ensino Sesc participaram das atividades do Programa de Promoção de Saúde na Infância (PPSI). As ações têm como objetivo promover a sensibilização e a conscientização das crianças e de seus familiares para a mudança de hábitos alimentares, estimulando a prática regular e adequada de atividades físicas.
Nas atividades são abordadas diversas temáticas, como a relevância da prática dos exercícios físicos e os conceitos sobre alimentação saudável e os valores nutricionais dos alimentos que permeiam a cadeia segura para uma melhor escolha, visando à promoção da saúde integral dos alunos.
Olhar atento à saúde
O PPSI, por meio do projeto Avansesc, realiza a avaliação antropométrica, que se trata das medidas das dimensões físicas de uma pessoa, o que inclui a verificação do peso, da circunferência abdominal, da altura, do Índice de Massa Corporal (IMC), do percentual de gordura e do índice de padrão de crescimento.
Escola Sesc Joinville.
As avaliações foram feitas em 28 Unidades do Sesc SC, nos meses de março e outubro, abrangendo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, foram avaliadas cerca de 5.800 crianças em cada um dos meses de realização do projeto, totalizando 11.667 avaliações antropométricas.
Sesc Jaraguá do Sul.
Sesc São João Batista.
Alimentação Saudável
Já a proposta de uma alimentação saudável e adequada ao período escolar é feta pela promoção da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com ações educativas que visam a conscientização e protagonismo da comunidade escolar para alimentação saudável.
A alimentação oferecida aos estudantes é planejada por nutricionistas, com base em recomendações do Ministério da Saúde, priorizando alimentos in natura e minimamente processados, em um cardápio estruturado para garantir a oferta de todos os grupos alimentares de forma variada, incluindo alimentos típicos em festividades, promovendo um ambiente alimentar favorável ao desenvolvimento de bons hábitos por meio da socialização ao redor de uma mesa saudável.
Sesc São João Batista.
Os testes de aceitabilidade são realizados com regularidade, utilizando uma escala hedônica com metodologia sensorial afetiva, para identificar as preferências alimentares dos alunos.
Segundo o Ministério da Cidadania, o EAN define-se como um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.
Dez passos para alimentação adequada e saudável
O projeto de EAN das escolas do Sesc teve como tema os "Dez passos para alimentação adequada e saudável", que são dez recomendações do Ministério da Saúde, publicadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, para nortear escolhas alimentares saudáveis, social e ambientalmente sustentáveis.
Para compartilhar cada uma das recomendações com a comunidade escolar, foram utilizados recursos como releituras de clássicos da literatura infantil, adaptados para o contexto dos "Dez passos", com oficina culinária relacionada à história; atividades artístico-pedagógicas; materiais educativos como jogos de tabuleiro gigante, dominó e memória, que foram elaborados pela área de Nutrição do Sesc-SC, trabalhando as cores do semáforo como recurso indicativo de alimentos e práticas relacionados às recomendações; além de experiências e vivências de campo como visitas à feira local para compra dos alimentos da oficina culinária, plantios, piqueniques outras atividades.
Confira os registros do "Dez passos"
Jogo da memória: na foto, carta do jogo da memória que associa o uso de eletrônicos durante as refeições como um hábito que deve ser evitado. O GAPB recomenda comer sempre devagar, desfrutar o que está comendo, sem se envolver em outra atividade, além de comer na companhia de outras pessoas.
Jogo da memória: na foto, carta do jogo da memória que associa o consumo de alimentos in natura como um hábito que deve ser incentivado. O GAPB recomenda que eles sejam a base da nossa alimentação.
Jogo da memória com base no GAPB.
Oficina culinária relacionada à história do Passo 1: Salada de feijões.
Oficina culinária: Muffin da Dona Terezinha. Receita alusiva à releitura de clássico da literatura infantil relacionada ao Passo 2: “João e Maria em... utiliza óleo, sal e açúcar com moderação”.
Oficina culinária: Geleia de maçã. Receita alusiva à releitura de clássico da literatura infantil relacionada ao Passo 3: “Branca de Neve em... limite o consumo de processados”.
Estudantes ouvindo a releitura de clássico da literatura infantil relacionada ao Passo 1: “João e o pé de feijão em... priorize alimentos in natura e minimamente processados”.