Ações alusivas ao Dia Mundial do Diabetes conscientizam sobre a doença

O Sesc apoia a Campanha 24 horas pelo diabetes com programação especial e iluminação de prédios


10/11/2023 - Atualizado em 10/11/2023 - 281 visualizações

Você sabia que em todo mundo 1 em cada 10 adultos têm diabetes?

Mais de 90% dessas pessoas têm diabetes do tipo 2, uma doença que pode ser prevenida, assim como suas complicações, ao adotar-se hábitos saudáveis. Conhecer sobre o seu risco e quais atitudes tomar é importante para tentar prevenir, diagnosticar precocemente e realizar o tratamento adequado dessa doença.

Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce desta doença, o Sesc Santa Catarina apoia a Campanha 24 Horas pelo Diabetes, realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) ao longo deste mês em que é celebrado o ao Dia Mundial do Diabetes 14.11. Considerando a alta incidência dessa doença, a data foi criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.

O diabetes é uma doença silenciosa que afeta a Saúde Ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar a perda parcial ou total da visão. As pessoas que sofrem com esse quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm esse diagnóstico.

O Sesc se une nessa iniciativa para promover informação e fortalecer o conhecimento em torno do Diabetes. Iluminaremos alguns prédios do Sesc na cor azul em alusão à Campanha e nossas Unidades realizarão ações em torno do tema.

24 Horas pelo Diabetes

A açao nacional "24h pelo Diabetes" acontece no último sábado de novembro (25), a partir das 9 horas, com uma maratona virtual que oferecerá conteúdo de qualidade para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento. A sensibilização envolverá palestras, debates, entrevistas e reportagens. Toda a programação foi construída para fornecer informações seguras e de qualidade, com mensagens claras e objetivas.   

Todas as atividades da maratona serão transmitidas ao longo do dia no canal oficial do CBO no YouTube. A ação faz parte da programação do Novembro Azul, uma campanha nacional que destaca os cuidados e a prevenção contra o diabetes. 

Saiba mais

O que é Diabetes? 

É uma doença crônica na qual o pâncreas não produz insulina ou quando o corpo não consegue usar de forma adequada a insulina que é produzida. É dividida entre:

Tipo 1: Quando o hormônio insulina não é produzido no pâncreas;
Tipo 2: Quando o corpo não consegue utilizar a insulina produzida.

Quais os sintomas?

Diabetes Tipo 1 

  • Sede excessiva 
  • Rápida perda de peso 
  • Fome exagerada 
  • Cansaço inexplicável 
  • Muita vontade de urinar 
  • Má cicatrização 
  • Visão embaçada 
  • Falta de interesse e concentração 
  • Vômitos e dores estomacais

Diabetes Tipo 2

Os mesmos sintomas do Diabetes Tipo 1 também podem ocorrer em pessoas com Diabetes Tipo 2, mas geralmente são menos evidentes. Em crianças com Diabetes Tipo 2, esses sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes.

Como é diagnosticada?

Um simples exame de sangue pode indicar se você tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, já é possível saber se há alguma alteração na sua taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames, mais aprofundados, para realizar o diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado, se necessário.

Como é tratamento?

Um dos fatores mais importantes é fazer o controle do nível de glicose no sangue, para evitar complicações. A medição da glicose é geralmente feita por um aparelho monitor de glicemia.

O controle dessa doença é fundamental e deve ser acompanhado por profissionais de saúde, os quais poderão orientar a maneira correta de medir seu nível de glicemia, quais níveis deve ficar atento e quando deve procurar ajuda.

Além de medir e controlar os níveis glicêmicos, o tratamento do diabetes também inclui mudanças de hábitos como buscar uma alimentação saudável e a prática de atividade física. O exercício físico auxilia na diminuição das taxas de glicemia, além de inúmeros outros aspectos como humor, disposição, sono, entre tantos outros. Atividade física não deve ser entendida apenas como academia, você pode buscar alternativas em práticas que goste e se sinta mais motivado em realizar, lembrando que a mesma sempre deve ser orientada de forma segura por profissionais de saúde.

O uso de medicamentos também pode auxiliar nos casos de Diabetes e deve ser avaliado junto ao seu médico. 

Como prevenir-se?

Assim como em inúmeras doenças, a prevenção do Diabetes está associada à adoção de um estilo de vida saudável. A alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física são ferramentas poderosas na promoção da saúde e prevenção de doenças, assim como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Vale lembrar que a mudança de hábitos pode ocorrer em qualquer fase da vida e é sempre bem-vinda para contribuir para a qualidade de vida e bem-estar!

Novembro Azul no Sesc

No mês de Novembro, o Sesc abraça o tema Diabetes na Campanha Novembro Azul e realiza diversas ações pelo estado afim de promover conhecimento e educação em saúde, dialogando sobre como prevenir, tratar e conviver com o Diabetes. Confira nossa Agenda e participe! 

Referências:

Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD
Portal Fiocruz

Colaboração: Ana Maria Roberti, analista de Programação Social do Sesc-SC 

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .