A prática regular de atividade física é um dos pilares fundamentais para alcançar maior longevidade e bem-estar físico e mental. No Brasil, apesar dos benefícios amplamente reconhecidos, quase metade da população adulta ainda não pratica exercícios de forma suficiente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 47% dos adultos brasileiros são sedentários, com o número chegando a 84% entre os jovens — um dos índices mais altos da América Latina e entre os mais preocupantes do mundo. Além disso, uma pesquisa recente revelou que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas, evidenciando um grande desafio para a promoção da saúde no país.
A ausência de atividade física regular está fortemente associada ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a inatividade física está ligada ao aumento significativo do risco dessas condições e recomenda que adultos realizem pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.
52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas
O Sesc-SC atua de forma estratégica para contribuir com a mudança desses indicadores, por meio de uma ampla rede de academias no estado, oferecendo atividades como treinamento multifuncional, ginástica localizada, infantil e máster, além de modalidades como hidroginástica, yoga, jump, entre outras.
Em um cenário nacional em que o sedentarismo ainda é predominante, o Sesc investe de forma consistente em estrutura, profissionais e programas voltados à prática de atividades físicas. Essa atuação contribui para a redução do impacto das doenças crônicas no sistema de saúde, além de promover maior autonomia funcional e uma vida mais longa, ativa e plena para a sociedade.
0 Comentários