As bibliotecas desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, democrática e desenvolvida. Muito além de espaços para guarda de livros, elas são centros de conhecimento, cultura, inclusão e transformação social, contribuindo diretamente para a formação de cidadãos críticos, informados e participativos.
Em Santa Catarina, o Sesc possui uma rede de bibliotecas composta por 30 bibliotecas presentes nas Unidades, Escolas e 2 Unidades itinerantes. Em toda a rede são disponibilizados mais de 140 mil exemplares para consulta e empréstimo, de conteúdos variados, com ênfase na literatura brasileira e estrangeira traduzida para crianças, jovens e adultos.
Em 2025, em toda a Rede de Bibliotecas do Sesc-SC, foram realizadas cerca de 250 mil consultas ao acervo, sendo que mais de 16 mil pessoas se inscreveram para fazer empréstimos, que totalizaram mais de 188 mil livros.
Embora sejam abertas ao público, muitas unidades do Sesc-SC contam com escolas, o que reflete no perfil predominante de crianças e adolescentes como frequentadores. Esse público influenciou o ranking da lista dos livros mais emprestados, deixando o Top 10 inteiro para a categoria infanto-juvenis (veja a lista completa ao final da matéria).
O grande destaque da lista é de como os livros dos autores revelados pelo Prêmio Literário Sesc Criança conseguem “furar a bolha” da lista onde geralmente autores estrangeiros ou de renome nacional são mais presentes. Os títulos publicados pelo prêmio em 2025, “As aventuras de Pinto Júnior”, “João Menino” e “A queda de Ícaro” também estão entre os 50 mais emprestados. Os livros publicados pela Editora Sesc-SC também estão disponíveis para download em PDF e em em outros formatos no link: https://www.sesc-sc.com.br/premio-literario-sesc-crianca/
Para Marilaine Hahn, Analista de Programação Social do Departamento Regional do Sesc-SC, projetos como clubes de leitura ajudam a divulgar os autores nacionais. “Na literatura para o público adulto é possível verificar que os títulos debatidos nos clubes de leitura têm maior índice de empréstimos. Isso revela a importância dos projetos de mediação que podem fazer chegar aos leitores narrativas com menos chances de serem escolhidos por conta própria, além de incentivar o acesso e produção da arte literária brasileira”, afirma.
Para 2026, além de manter o acesso gratuito à leitura, um direito fundamental à cidadania e dignidade humana, as bibliotecas do Sesc vão promover diversas ações e projetos de mediação e incentivo artístico.
Os principais são o Clube de leitura, os eventos do Biblioteca de Brincar que é realizado aos sábados, a programação de residências literárias do Biblioteca Inquieta e o novo edital do Prêmio Literário Sesc Criança, voltado a narrativas para infância e juventude, que terá um novo eixo de premiação para Mediadores de Leitura. Se você ainda não conhece as bibliotecas do Sesc, essa é uma boa hora para isso e para participar das programações.
Confira abaixo como ficou a lista dos livros mais emprestados:

1º Lugar - A girafa míope
De Marcello Gallotti e ilustrações de Fê. Publicado pela Editora Sesc-SC em 2024. Livro revelado em 2023 no Prêmio Literário Sesc Criança.

2º Lugar - A voz dos meus olhos
De Cynthia Valente e ilustrações de Fernando Zenshô. Publicado pela Editora Sesc-SC em 2023. Livro revelado em 2022 no Prêmio Literário Sesc Criança.

3º Lugar - Gildo
De Silvana Rando. Publicado pela Editora Companhia das Letras.

4º Lugar - Qual é a cor do amor?
De LindaStrachan, David Wojtowycz (Ilustrador) e Gilda de Aquino (Tradutor). Publicado pela editora Brinquebook.

5º Lugar - O Grúfalo
De Julia Donaldson e ilustração de Axel Schefferm, Gilda de Aquino (Tradutor). Publicado pela editora Brinquebook.

6º Lugar - O filho do Grúfalo
De Julia Donaldson e ilustração de Axel Schefferm, Gilda de Aquino (Tradutor). Publicado pela editora Brinquebook.

7º Lugar - Diário de um banana - Vol. 12
De Jeff Kinney e tradução de Alexandre Boide. Publicado pela VR Editora.

8º Lugar - Diário de um banana - Vol. 9
De Jeff Kinney e tradução de Alexandre Boide. Publicado pela VR Editora.

9º Lugar - Diário de um banana - Vol. 2
De Jeff Kinney e tradução de Alexandre Boide. Publicado pela VR Editora.

10º Lugar - Nhac!
De Carolina Rabei e tradução de Gilda de Aquino. Publicado pela editora Brinquebook.
Como ter acesso as Bibliotecas do Sesc:
Para utilizar o espaço da biblioteca e participar dos projetos o acesso é livre, e para empréstimo de até 5 livros, basta fazer um cadastro presencial na unidade mais próxima.
O leitor pode solicitar o login na Biblioteca da sua Unidade para fazer a consulta de títulos e renovação on-line pelo portal https://sesc.i10bibliotecas.com.br/. Na plataforma deve ser selecionado o estado e cidade, antes de fazer a pesquisa dos títulos.
0 Comentários