V Mostra Sesc de Cinema: Oficina de Stop Motion

Sinopse: Noções básicas da linguagem de animação, mais especificamente do stop motion, explorando as diferentes possibilidades de produzir uma animação utilizando uma câmera fotográfica e aplicativo de montagem disponíveis no smartphone.

Assessoria:  Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino

V Mostra Sesc de Cinema: Oficina de Audiovisual com Celular

Sinopse: Oficina prática de produção de um curta metragem de 1 minuto, com a temática "escola”. Os estudantes receberão um roteiro pronto, o qual terão que realizar a pré-produção, produção e a finalização do material, com orientação e ajuda da ministrante. Ao término ocorrerá exibição dos curtas metragens produzidos.

Assessoria: Bruna Boita Meoti


Sesc Lab - O Encantador Mundo da Contação de História

O Encantador Mundo da Contação de História.

O ato de contar histórias pode despertar no ouvinte desejo pela leitura e a possibilidade de por meio da imaginação criar novos mundos a partir de uma mesma história. O objetivo a ser alcançado neste curso é o "encantamento” pela contação de histórias, dando foco à utilização dos elementos do teatro: realizando experimentação de técnicas e construção de elementos para a história, um boneco, um objeto. Será abordado o ato de narrar, as variações de narrativas, a improvisação, técnicas para contação de histórias, criação de personagens e utilização de objetos.

Mediadora

Mabrini Rocha Muniz.

Atriz, diretora, produtora cultural, professora/instrutora de teatro de todas as idades. Dentre seus trabalhos em destaque fez a narração das lendas amazônicas que se encontram no Museu da Cidade de Manaus.
Bacharel em teatro e pós-graduada em gestão e produção cultural pela Universidade do Estado do Amazonas.

V Mostra Sesc de Cinema - Filmes Catarinenses (Florianópolis)

18/11 às 19h no Teatro do Sesc Prainha

Isso Sempre Acontece, de Lara Koer (Florianópolis)
Filme: Isso Sempre Acontece, de Lara Koer (Florianópolis)
Sinopse: Ana é uma obstinada roteirista. Depois de escrever uma trágica morte, descobre que seus roteiros se tornam realidade. Seria só coincidência ou um imenso desejo íntimo de matar? Tem morte que liberta outros jeitos de viver.
Duração: 15 min. 
Classificação: 14 anos
Ano: 2022
Roteiro: Lara Koer
Produção: Leonardo Gatti

Dás um Banho, Zé Perri! de Zé Dassilva (Florianópolis)
Sinopse: Nessa ficção ambientada em 1930 e inspirada em fatos reais, o lendário aviador e escritor Saint-Exupéry pousa em Florianópolis, no Sul do Brasil, para ajudar um humilde desenhista morador da cidade a realizar o sonho da mulher que ama: dar uma volta a bordo do seu avião.
Duração: 21 min. 
Classificação: Livre
Ano: 2022
Roteiro: Zé Dassilva
Produção: Loli Menezes, Marina Tavares e Arturo Valle

Wherá Tupã e o Fogo Sagrado, de Rafael Coelho (Florianópolis)
Sinopse: Alcindo Wherá Tupã, líder espiritual Guarani no Brasil, é portador da sabedoria milenar do Fogo Sagrado, que está desaparecendo. Apresentando cenas de um ritual de cura nunca antes divulgado em filme, este documentário pretende refletir a situação atual dos Guarani e colocar em evidência a sensibilidade apurada do ancião de 109 anos, que o permite realizar curas espirituais e físicas junto ao Fogo.
Duração: 30 min. 
Classificação: 10 anos
Ano: 2021
Roteiro: Alcindo Wherá Tupã, Wanderley Karaí Vydjú e Rafael Coelho
Produção: Lipe Tortoro, Arantxa Pellme, Rafael Coelho e Rafaela Herran


19/11 às 19h no Teatro do Sesc Prainha

O amigo do meu tio, de Renato Turnes e Vicente Concilio (Florianópolis)
Sinopse: Um mergulho nas fitas VHS filmadas pelo pai de Vicente entre 1987 e 1993 resulta em um documentário performativo sobre a experiência da infância não normativa.
Duração: 8 min. 
Classificação: 14 anos
Ano: 2021
Roteiro: Renato Turnes e Vicente Concilio
Produção: Loli Menezes e Milena Moraes

Nos habíamos amado tanto y detestado sin pudor, de Solana Llanes (Balneário Camboriú)
Sinopse: Há dias que mudam nosso caminho, hoje será um deles. Afinal, quanto mais vocês esperarão um pelo outro?
Duração: 22 min. 
Classificação: 12 anos
Ano: 2022
Roteiro: Solana Llanes
Produção: Juci Wachholz

Ausência, de Alexia Araujo (Florianópolis)
Sinopse: Helena só sente a presença de uma coisa: a ausência de Marília.
Duração: 3 min. 
Classificação: 12 anos
Ano: 2021
Roteiro: Alexia Araujo

20/11 às 19h no Teatro do Sesc Prainha

Entre a Diáspora e a Pólvora, de Preto Lauffer e Teno Broll (Florianópolis)
Sinopse: O poeta periférico Preto Lauffer vive na pele o racismo estrutural que rege o Brasil. No filme, performa o epílogo de "Entre a diáspora e a pólvora", livro de sua autoria lançado em 2021.
Duração: 2 min. 
Classificação: Livre
Ano: 2021
Roteiro: Preto Lauffer e Teno Broll
Produção: Ecoa Filmes

Paulina Chiziane - Do mar que nos separa à ponte que nos une, de Renan Ramos Rocha (Florianópolis)
Sinopse: Era julho. Era inverno. Paulina Chiziane, a contadora de histórias, chega em Santa Catarina e nos faz navegar em suas narrativas encharcadas de afetos.
Duração: 28 min. 
Classificação: Livre
Ano: 2021
Roteiro: Maria Aparecida Rita Moreira
Produção: Renan Ramos Rocha

Mundo Digital Máster: Oficina funções básicas do celular

Este curso é voltado para o público 50+ que está iniciando seu contato com smartphones, voltado para as aqueles que ainda apresentam algumas dificuldades na utilização dos seus aparelhos nas suas funções mais simples como telefonar, enviar mensagens em aplicativos, alarme e outras funções.

Sesc Lab - Oficina de Criação de Conteúdo para Internet


A criação de conteúdo para internet

A oficina tem como característica o manuseio de aplicativos para o melhor desenvolvimento e engajamento do fluxo midiático em plataformas digitais.

Estamos vivendo na era da tecnologia, onde a criação de conteúdo para internet se intensifica a cada dia, desta forma administrar o conteúdo de forma prática, através de aplicativos no celular podem auxiliar o melhor engajamento e organização dos conteúdos, nas mídias sociais, fazendo assim com que você organize a visualização gráfica em seu feed. 

A utilização de aplicativos, podem auxiliar no desenvolvimento de criação gráfica de imagens e vídeos, seguindo tendencias virais de mídias sociais como o Instagram, saber manusear de forma correta tornará a criação de conteúdo mais fluente para organizar um fluxo de postagem seguindo o nicho que você intensificará em suas publicações.  

Desta forma você organizará de maneira prática suas postagens criando um calendário de publicações em feed, reels e vídeos interativos com a criação gráfica visual, tudo através de seu próprio celular. 

Com isso a oficina de criação de conteúdo para internet, lhe possibilitará a utilização e manuseios de aplicativos para potencializar as suas publicações, sejam elas em perfis pessoais profissionais ou criadores de conteúdo, aumentando seu engajamento, interação com seguidores e organização gráfica dentro de seu feed. 

Ministrante:

Claudio Maik Mota
Ator, Diretor e criador de conteúdo para internet, desenvolve estudos a respeito da evolução sociológica humana e registros culturais através da tecnologia, além de estudos relacionados a teatro musical, "vivemos hoje em um mundo altamente midiático onde é necessário nos atualizarmos a cada dia para intensificar nosso conteúdo". Atualmente trabalha como gestor cultural onde o ponto forte de seu trabalho é intensificar e registrar as divulgações de eventos culturais que ocorrem na sociedade. 

A sua voz: uma peça sobre Malala

Uma encenação voltada para escutar e dar voz às crianças. Por meio de contação da história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala, as criadoras convidam o público a presenciar um acontecimento sensível que trata do direito à educação para todos e todas.

A encenação aborda a questão do direito à educação para todas e todos e que se interessam por dar voz ao público infantil - (público-alvo do espetáculo).

Bio (Círculo da Vida), com Metamorfose Cia Cênica

Bio – Círculo da Vida é um monólogo teatral que trata das relações de cuidado entre as pessoas. A dramaturgia, criada em processo colaborativo, parte das memórias da atriz e de muitas pessoas por ela entrevistadas que que se dispuseram a compartilhar memórias afetivas sobre cuidar e ser cuidado.

Bio trata deste fio que é a vida e que guarda em seu novelo-memória, o vivido e o sonhado. Pensado para um público de 50 pessoas, o espetáculo propõe ao público momentos de poesia, reflexão e interação.


Ficha Técnica: 

Dramaturgia: Angela Finardi e Sabrina Lermen a partir de relatos

diversos, coletados nas redes sociais e entrevistas pessoais.

Elenco: Angela Finardi

Direção: Sabrina Lermen

Assistência de direção: Prika Lourenço

Cenografia e figurino: Lucas David

Iluminação: Flávio Andrade e Adriana Perdiz

Trilha sonora: Prika Lourenço

Fotografia: Rodrigo Chaves

Gravação e edição de vídeos: Ricardo Weg

Gravação e edição de vídeos em Libras para celular: Darley Goulart Nunes

Intérprete em Libras: Márcia Santos e Darley Goulart Nunes

Assessoria em Libras: Nathielle Wougles

Design gráfico: Isadora Dickie e Haro Schulenburg

Produção: Angela Finardi e Prika Lourenço

Assistência de Produção: Joseane Tomaz



 


Espetáculo - As Crônicas de Nárnia

Encerramento dos cursos sistematizados -  Dança e Música -  Sesc Laguna


Espetáculo -  As crônicas de Nárnia
Ingressos: Central de Relacionamento com Cliente

Sesc Musical: Concerto Didático Rodrigo Campos convida

 

Concerto Didático
Rodrigo Campos  convida Roger Corrêa (acordeon) e Gandhi Martinez ( piano)

Nesse Concerto Didático, o percussionista Rodrigo Campos convida o acordeonista e compositor gaúcho Roger Corrêa e o pianista e também compositor catarinense Gandhi Martinez para uma apresentação musical no formato de trio.

Na apresentação, o trio interpreta as músicas do mais recente trabalho autoral de Roger Corrêa, intitulado "Sul em Aquarela”.

O trio passeia pelos ritmos tipicamente gaúchos, uruguaios e argentinos como a milonga, a chacarera, a zamba e o chamamé, dialogando como o mundo contemporâneo por meio da liberdade de improvisação jazzística, tudo isso em um formato de concerto didático onde a plateia participa através de perguntas e intervenções musicais.

Rodrigo Campos é percussionista e educador musical natural de Araranguá SC e especialista no Cajón (instrumento de percussão afro-peruano). Em seus mais de 25 anos de experiência, Rodrigo já tocou com importantes nomes da música brasileira e já lecionou, estudou e tocou em países como Argentina, Peru e Espanha.

Programação Especial Sesc em campo

O futebol é uma das principais atividades da nossa cultura corporal e na Programação Especial de Copa do Mundo ele está em tudo, podendo se manifestar nas cinco áreas de atuação da instituição, como: lazer, cultura, educação, saúde e assistência.

Certos do importante papel que exerce a atividade física e o jogo com suas variações desde a infância até a idade adulta, entende-se que é importante utilizar o futebol para promover diferentes formas de cooperação, socialização e integração.

Nos meses de novembro e dezembro a Programação Especial de Copa do Mundo estará ocorrendo nas Unidades Sesc ao redor do estado com diversas atividades interativas que tratem do universo do futebol em todos os tipos de vivencias. Confira quais atividades estarão ocorrendo na Unidade Sesc de sua cidade e venha vivenciar essa paixão nacional junto a nós!

Todos juntos pelo HEXA!

Mundo Digital Máster: Oficina de Redes Sociais

Durante o curso, voltado para o público 50+, serão desenvolvidas funções de utilização do aplicativo Instagram. Entre elas: como postar foto no feed, como postar story, como enviar direct, seguir ou bloquear, etc. 

Mundo Digital Máster: Oficina de Fotografia com celular

Durante o curso, voltado para o público 50+, será desenvolvido sobre como utilizar algumas ferramentas da câmera do celular que possibilitam uma melhor fotografia, técnicas de enquadramento, utilização do flash e zoom, entre outros

Sesc Musical: Show Afetos de Dandara Manoela

Em show intimista, Dandara Manoela chega pertinho do público para cantar seus afetos. Com violão, corpo e voz, Gui Natel é o músico que a acompanha. Afetar-se, aqui, significa encontrar o outro, sentir seus sons e tocar as diferenças. Neste show carinhoso, a proposta é desvelar detalhes de algumas canções conhecidas e outras inéditas na voz da artista.

Slam Cruz e Sousa: As vozes poéticas que ecoam pela ilha

O Slam Cruz e Sousa é uma batalha de poesia falada, que ocorre na cidade de Florianópolis desde o início de 2022. Tem como inspiração o poeta Cruz e Sousa, contudo visa ecoar a potência e a voz de poetas que vivem na região, garantindo acessibilidade e possibilidades de cultura a todes.

A criança, a memória e a lúdica dos espaços

Através do projeto Arte Educação o Sesc promove uma formação com o pesquisador e artista Gandhy Piorski, buscando compreender como a memória é um território vasto de vestígios e somatórias das sensibilidades das gerações, um campo acessível e disponível à reinvenção. 


Atuamos no mundo pela memória. Ela tem qualidades imanentes, físicas e espaciais. As crianças talvez sejam o vetor mais sensível de captura e transmissão da memória através do tempo. Para tal tarefa elas se valem desse mesmo tempo e do espaço, do território, dos artefatos, das matérias. O que as brincadeiras dizem a esse respeito? Como as crianças habitam, se relacionam e constroem campos de memória em seus afazeres? O que podemos propiciar para maior acesso a esses territórios afetivos, a essas lembranças constitutivas?


Duração: 5h/a

Evento gratuito com inscrições prévias através do link: https://forms.office.com/r/Le43GJ67pL

Sesc Geek 2022

 

O Sesc Geek está de volta! Dia 26 de novembro, o Sesc Santa Catarina realiza a terceira edição deste evento inteiramente dedicado à cultura pop, à integração por meio da tecnologia, à diversão e ao entretenimento.

A programação será 100% presencial e a entrada será gratuita, com isso convidamos a todos a doarem 1kg de alimento não perecível para o Mesa Brasil Sesc.

O evento ocorrerá das 14h às 20h, na unidade do Sesc em Joinville, um sábado intenso, repleto de atrações e momentos de troca de saberes sobre os mais distintos conteúdos, para os amantes dos da cultura pop, games, cosplay, animes, tecnologias e interessados em conhecer mais deste universo.

O Sesc Geek promove 04 workshops com temas de interesse deste público, que estão com inscrições abertas pelo site do Sesc. Além espaço de board games, jogos eletrônicos retrô, feira geek, apresentações de k-pop, stand de robótica, espaço de mangás, festival de desenho, e o grande destaque da programação fica por conta do Concurso Cosplay e show da banda The Kira Justice.

Os primeiros 200 participantes a chegarem ganharão um Kit Geek com copo e camiseta do evento e ainda, ao longo do dia serão feitas charadas ou perguntas sobre o universo geek com direito a brindes!

Para participar das ações que necessitam inscrições, acesse os links que seguem:

APRESENTAÇÕES KPOP – Clique aqui e inscerva-se

WORKSHOPS- Clique aqui e increva-se

CONCURSO COSPLAY- Clique aqui e increva-se

Para mais detalhes da programação, clique na Unidade de Joinville e saiba mais!


 

Sesc Lab: Oficina de Contação de Histórias

Nesta oficina, será proporcionado ao participante uma introdução à contação de histórias. As práticas serão focadas na criação do vínculo entre o contador e o ouvinte, a criação e transição das personagens dentro de uma história e as formas de pesquisa e estruturas para conduzir uma história através da narração.

Sesc Lab: Oficina de Improvisação Teatral

A oficina de improvisação oportuniza uma vivência teatral de forma lúdica, por meio de jogos, exercícios de consciência corporal, vocal e improvisação. Durante a oficina, os inscritos participarão das Práticas de improvisação, através de jogos que exercitam a escuta e o jogo, a capacidade de resolver problemas, lidar com informações e tomar decisões.

Sesc Musical: Concerto Suíte Caiçara

O violonista Thales Nunes e o Duo Backer – formado pela violonista Marcela Backer e pela cantora Rafaela Backer apresentam o concerto "Suíte Caiçara”, com peças do disco com o mesmo nome, lançado em 2019 pelo trio. As inspirações do trio vêm de manifestações culturais do litoral e interior das regiões sul e sudeste, e na diversidade dos ritmos da música brasileira. Os músicos ainda exploram técnicas de composição da música de concerto dos séculos 20 e 21.

Sesc Lab: Dança de salão

Venha dançar, aprender novos estilos como bolero, forró, samba, e se divertir nas aulas de Dança de Salão do Sesc. Praticada essencialmente em pares, essas danças beneficiam a coordenação motora, a postura, o equilíbrio e a resistência aeróbica, além de promover a sociabilização e a criatividade. 


Sesc Musical: Show Renascer com Noe

Cantora, compositora e instrumentista indígena, não-binárie, se apresenta com suas músicas autorais e também releituras da música brasileira, honrando sempre sua ancestralidade e compartilhando sua vivência através da arte.

Começou a cantar ainda criança, na igreja e aos 27 anos já vive da música. Esteve em eventos pelo Brasil, como: "Crie como uma garota" no MASP, Virada Cultural de Balneário Camboriú/SC, Festival Revirada em São Francisco do Sul/SC onde também se apresentou com Bnegão, Teatro Bruno Nitz em Balneário Camboriú/SC fazendo uma participação no show de Bia Ferreira e Doralyce, Teatro Dide Brandão em Itajaí/SC, Teatro Bruta Flor em São Paulo, "Marcha do orgulho crespo" no Memorial de Curitiba

Em 2017 lançou seu primeiro single "Amar Não É Pecado - Feat Siamese" que se tornou música tema da Parada LGBTQIAP+ de Curitiba/PR.

Arte Up: Economia Criativa da Cultura

Arte Up – Economia Criativa da Cultura propõe a concepção e a realização de oficinas, nas diversas modalidades das artes, com vistas para a formação, preparação, capacitação, instrumentalização e educação artística do público em geral (crianças, jovens, adultos, trabalhadores do comércio), diretores, produtores, gestores e agentes culturais que atuam nos diferentes segmentos, lingua-gens e estilos artísticos.

O projeto visa o aprimoramento, melhoria, a qualificação, a acessibilidade e a difusão das artes e dos artistas catarinense. Estão previstas ações como discussões, a transmissão de contéudos, a acessibilidade aos conhecimentos artísticos e estéticos, o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem das artes, a reto-mada e valorização das tradições culturais populares catarinenses, a produção, a gestação de proje-tos artístico-culturais, a gestão de grupos culturais, a educação financeira, a econômica cultural e criativa e o desenvolvimento local, vinculados às ações e práticas de sustentabilidades do Sesc-SC.

O Arte Up tem como objetivo o fomento e o desenvolvimento das artes, das tradições culturais, da economia, a sustentabilidade e as transformações socioculturais no âmbito da produção e do fazer artístico, cultural e educativo, sendo proposto para 21 Unidades catarinenses.

Sesc lab: oficina de Jogos teatrais

Oficina de jogos teatrais, improvisação e os processos criativos para crianças.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .