A oficina é destinada para professores e tem objetivo de despertar nos participantes o estado do "brincar" na contação de histórias. A proposta reúne exercícios e provocações que se relacionam com o processo criativo para construção do primeiro trabalho do grupo, o espetáculo "Lá Vem Poesia” - de Contação e Cantação de Histórias.
Para tanto, a oficina passa por exercícios da prática teatral, musical e da contação de histórias, propondo trabalhadar os seguintes eixos com os participantes:
-Trabalhar o foco, a expressão corporal e a escuta, através do exercício corporal e vocal;
-Buscar alcançar um estado poético do som, da palavra e do movimento através de exercícios de improvisação;
-Construir através de jogos e brincadeiras, a criação da narrativa individual e em grupo.
Partindo da ideia de que cada ser humano é formado e carrega muitas memórias. O Corpo e a Voz é como o Livro do Contador de Histórias. A forma que o narrador escolhe para se comunicar é a sua identidade. Todos os dias criamos histórias que vamos contar. Contar histórias faz parte do nosso cotidiano enquanto sociedade.
O Grupo Cirandela é um grupo artístico de Criciúma/ SC que desde 2009 desenvolve sua pesquisa no encontro da música com outras linguagens artísticas, como o teatro, a contação de histórias, a literatura e o audiovisual, buscando no atravessamento dessas linguagens um estado poético do som, da palavra, e do movimento. Fundado pelos multiartistas Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, o grupo
desenvolve atividades de pesquisa, produção, formação e circulação, participando de festivais nacionais e circuitos culturais.