
O nome já diz: “Treinamento Multifuncional” é como são chamados os exercícios que treinam o corpo para diferentes funções, como andar, correr, agachar, levantar e outras tarefas do dia a dia. Em alguns movimentos o esforço fica por conta do peso do próprio corpo – que serve de resistência aos exercícios –, em outros, acessórios como a bola suíça, as faixas elásticas, pranchas de equilíbrio e o minitrampolim podem assumir o mesmo papel. No Treinamento Multifuncional (TMF) a prescrição do exercício trabalha diferentes capacidades físicas, como a força muscular, a flexibilidade, a resistência cardiorrespiratório, a coordenação motora, o equilíbrio, entre outros.
É este o novo conceito de atividade física que o Sesc em Santa Catarina começou a adotar como nova metodologia de treino em todas as Unidades. Balneário Camboriú e Blumenau foram as primeiras a inaugurar os espaços de atividades físicas, em 2014, equipados na sua totalidade no novo formato, que gradativamente chegam às demais cidades onde a Instituição atua.
O acervo de equipamentos de musculação tradicional está sendo adaptado e complementado com acessórios e equipamentos variados e as academias começaram a ganhar mais espaços livres para novas estações de treino de agilidade, potência e equilíbrio. A atividade promove a integração social, a ludicidade, a autonomia e leva em conta o histórico de saúde e de atividade física e esporte.
No modelo tradicional (musculação) os aparelhos trabalham um músculo por vez e, em geral, os praticantes não precisam pensar muito para realizar os exercícios. Mas para fazer o treinamento funcional o cérebro e sistema cognitivo são recrutados constantemente considerando a proposta de combinação de exercícios e a ampliação da complexidade motora.
De acordo com Renate Damian, coordenadora de Lazer do Sesc em Santa Catarina, o diferencial do TMF é o desenvolvimento integral do corpo – não só os músculos, ossos, articulações e sistema cardiorrespiratório, mas também do cérebro e sistema cognitivo –, que cria oportunidades de desenvolvê-lo de forma completa. “O novo modelo adotado pelo Sesc, o aluno ganha por ser um treino mais completo e diferenciado além da motivação e diversão proporcionada pelos diferentes materiais e exercícios propostos”, declara.