ParaCopa Sesc chega a Joinville com Festival de Natação Paralímpica e ações educativas

A abertura oficial será no dia 10/11 com participação do ex-atleta paralímpico Clodoaldo Silva


03/11/2023 - Atualizado em 03/11/2023 - 1302 visualizações

Inclusão pelo esporte

Vai começar a ParaCopa Sesc Joinville. Neste ano, o evento chegou a 10ª edição, fortalecendo a inclusão, a acessibilidade e a integração através do esporte. O objetivo é promover o acesso e oportunizar a discussão de temas alinhados com educação e atividade física e esporte para Pessoas com Deficiências (PcD).

A programação acontece de 8 a 11 de novembro com modalidades esportivas adaptadas e ações educativas com intuito de promover a discussão e reflexão crítica. No dia 11/11 (sábado) acontece o Festival de Natação Paralímpica e o curso “Atividade Física para pessoas com Transtorno do Espectro Autista”. Antes disso, no dia 8/11 será realizado o Festival Itinerante Paradesportivo, voltado para alunos da Escola Sesc.

Abertura

A cerimônia de abertura oficial será no dia 10/11 (sexta-feira), às 19h e contará com palestra do ex-atleta Clodoaldo Silva, primeiro ídolo do esporte paralímpico brasileiro. Em cinco Paralimpíadas, foram seis ouros, seis pratas e dois bronzes e ele foi o cara que pôs “fogo no Maracanã”: acendendo a pira dos Jogos Rio 2016.

Além das inúmeras vitórias em outras competições de natação, o brasileiro se tornou uma referência nas piscinas nacionais e internacionais pela sua atuação e trajetória pessoal. Atualmente, é palestrante, apresentador, comentarista, consultor em acessibilidade e inclusão e colunista do portal UOL. Na palestra, ele contará um pouco da sua trajetória no esporte e na vida.

Capacitação “Atividade Física para pessoas com Transtorno do Espectro Autista”

A programação formativa contará com o curso “Atividade Física para pessoas com Transtorno do Espectro Autista” conduzido pela professora Priscilla Hatem com carga horária de 6 horas. A capacitação vai oferecer ferramentas aos professores para melhor atenderem este público. Toda a programação é gratuita e voltada para acadêmicos ou profissionais das áreas de Educação, Educação Física e Fisioterapia, além de demais interessados no tema. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. 

Festival de Natação Paralímpica

No dia 11 de novembro acontecerá o Festival de Natação Paralímpica contemplando as categorias 11 e 12 anos, 13 e 14 anos, 15 a 17 anos e acima dos 18 anos.  Equipes com interesse em participar devem entrar em contato pelo e-mail: patriciasantos@sesc-sc.com.br.


Provas:

  • 11/12 anos: 16m livre; 32m livre; 32m costas; 32m peito e 32m borboleta.
  • 13/14 anos: 50m livre; 50m costas; 50m borboleta; 50m peito e 100m livre. 
  • 15/17 anos: 50m livre; 50m costas; 50m borboleta; 50m peito e 100m livre. 
  • Acima de 18 anos: 50m livre; 50m costas; 50m borboleta; 50m peito e 100m livre.

Festival Itinerante Paradesportivo

Os alunos da escola Sesc Joinville receberão o Festival Itinerante Paradesportivo promovido pela Secretaria de Esporte do município. O objetivo é aumentar o conhecimento de todos sobre os esportes paraolímpicos fazendo que os alunos vivenciem e entendam a rotina das pessoas com deficiência e ensina muito sobre empatia e superação. Participaram do evento atletas destaque do município.

Veja como foi a ParaCopa Sesc Brusque