10ª ParaCopa Sesc inicia em Brusque com celebração, homenagens, jogos e oficinas


Escutar a Notícia

31/08/2023 - Atualizado em 01/09/2023 - 2313 visualizações

ParaCopa Sesc: inclusão pelo esporte

A ParaCopa Sesc celebra a décima edição com uma programação inclusiva, que segue até 30 de setembro em Brusque, proporcionando a integração através do esporte. As ações também acontecem no Hotel Sesc Blumenau, no dia 23 de setembro, com o curso curso "Natação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista", e no Sesc Joinville, de 9 a 11 de novembro, com modalidades esportivas adaptadas para Pessoas com Deficiências (PcDs) e ações educativas.

A abertura em Brusque, no dia 25 de agosto (sexta-feira), contou com a presença do ex-atleta paralímpico Clodoaldo Silva, homenagens à empresas e associações que participaram do evento ao longo destes anos de realização na cidade.

Durante a cerimônia, Clodoaldo Silva, primeiro ídolo do esporte paralímpico brasileiro, emocionou e inspirou a plateia ao compartilhar a sua história e trajetória no esporte. Em cinco Paralimpíadas, foram seis ouros, seis pratas e dois bronzes e ele foi o cara que pôs “fogo no Maracanã”: acendendo a pira dos Jogos Rio 2016.

Em seu pronunciamento, a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista reforçou a importância do evento para a Instituição:

Simone Karla da Rocha Batista
Diretora Regional do Sesc

“A ParaCopa é um projeto pioneiro da nossa instituição, que iniciou em Brusque e hoje é referência nacional, com uma trajetória que muito nos orgulha. Ao longo desse tempo, vimos o crescimento do interesse do público pelo tema, bem como o envolvimento da comunidade com as atividades e a ampliação da reflexão crítica”.

Para o técnico de Lazer do Sesc Brusque, Gustavo Josende Caetano, responsável pela organização do evento desde a primeira edição, o Sesc-SC hoje tem uma relevância junto a entidades e associações que atuam com pessoas especiais, e isso se deve muito à ParaCopa Sesc. O paradesporto abriu uma porta que uniu a nossa instituição e a comunidade brusquense em prol da causa da inclusão”, relata.

A partir do paradesporto, o Sesc promove a autonomia, o sentimento de pertencimento e a segurança, para que pessoas com deficiência participem ativamente e melhorem a qualidade de vida. Dessa forma, assegura o direito de oportunidades iguais e todos.

“Acolhimento, inclusão, diversidade são nossos valores e estão presentes no dia a dia das nossas unidades. Como instituição que tem como missão promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática, temos na ParaCopa um case de sucesso”, enfatiza a diretora Simone.

O Sesc-SC integra a Fecomércio, presidida pelo empresário Hélio Dagnoni, e se destaca pelo impacto social de suas ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Em 2023 a Instituição completa 77 anos de atuação em prol dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática. 

Começam os jogos 

Neste primeiro final de semana do evento aconteceu o torneio de Basquete em Cadeira de Rodas, com jogos entres as equipes: Cepe/Raposas do Sul, de Joinville; Aflodef/Omda de Florianópolis; Apedeb/Sesc, de Brusque; e Spartacus, de Caçador.

Na decisão do 3º lugar a equipe brusquense da Apedeb/Sesc/FME venceu a equipe SpartacuS/FME de Caçador pelo placar de 51 x 28 com predomínio em boa parte da partida. Destaque para o atleta Marcos Schmidt da Apedeb/Sesc, que foi o cestinha do jogo com 14 pontos.

Na final, a equipe de Joinville, Cepe/Raposas do Sul fez um ótimo jogo frente a equipe da capital Aflodef/Omda e venceu pelo placar de 54 a 32.

Após o término da partida o presidente da Federação Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas, Amilton Cidral agradeceu a todos os participantes e público presente, e enalteceu a atuação do Sesc: "A família do basquete em cadeira de rodas de Santa Catarina só tem a agradecer ao Sesc pela organização do evento e suas instalações que respeitam a acessibilidade e individualidade de cada um".

O gerente do Sesc Brusque, Emerson Goulart, agradeceu a todos os presentes, equipes e colaboradores que atuaram nesse primeiro final de semana da ParaCopa e ressaltou a importância da inclusão através do esporte que o Sesc proporciona. A equipe brusquense de Apedeb ainda teve dois atletas entre os melhores do torneio: Everson Tomaz e Marcelo Cardoso.

Classificação final Basquete

1º - Cepe/Raposas do Sul/FME Joinville

2º - Aflodf/OMDA/FME

3º - Apebeb/Sesc/FME Brusque