
Ao longo de 2025, o Sesc Santa Catarina está promovendo uma série de formações do projeto Movimento Brincante, iniciativa que convida crianças e adultos a redescobrirem o brincar em sua essência: livre, espontâneo, criativo e conectado à natureza.
Em maio, as primeiras formações do ano aconteceram nas unidades Sesc de São João Batista, São Miguel do Oeste e Blumenau. Com participação de cerca de 30 pessoas em cada local, entre educadores, recreadores, artistas e demais interessados, os encontros foram conduzidos por duplas de quintaleiros e marcaram o início de uma jornada sensível de escuta e redescoberta das infâncias.
Sesc São João Batista.
As ações formativas são acompanhadas por um acervo itinerante, composto por itens não estruturados, elementos naturais e objetos do cotidiano que provocam a imaginação e favorecem o protagonismo das crianças.
Ao longo de maio, esse acervo permanece nas unidades que receberam a formação, proporcionando intervenções brincantes com os diferentes públicos, ampliando as possibilidades de interação, experimentação e cuidado.
Os Hotéis Sesc em Blumenau e Cacupé e a Pousada Rural Sesc Lages também participaram da formação, desta vez com foco nas equipes que atuam com recreação e atendimento aos hóspedes.
A proposta é que cada hotel utilize seu próprio acervo para criar espaços de lazer que valorizem o brincar livre em meio à natureza, tornando a experiência de hospedagem ainda mais afetiva e significativa.
Hotel Sesc Blumenau.
Hotel Sesc Cacupé.
Pousada Rural Sesc Lages.
Agenda das próximas formações
Com mais 12 encontros programados para o ano, o Movimento Brincante segue seu percurso por Santa Catarina, ampliando a rede de educadores e profissionais sensibilizados com a importância do brincar.
A próxima rodada acontece em 7 de junho, nas unidades Sesc Prainha, Chapecó e Jaraguá do Sul. As inscrições são gratuitas, com direito a certificado de participação, e podem ser feitas pelo site.
Confira o calendário:
07/06 – Prainha, Chapecó e Jaraguá do Sul
05/07 – Xanxerê e Tubarão
09/08 – Caçador, Criciúma e São Bento do Sul
06/09 – Mafra
04/10 – Lages e Canoinhas
08/11 – São Joaquim
Sesc Itajaí
O Sesc Itajaí vivenciou em abril uma experiência transformadora com o Movimento Brincante.
A unidade recebeu o acervo itinerante do projeto, promovendo uma série de vivências intergeracionais com crianças da Educação Infantil, participantes das atividades de recreação e o público em geral.
Entre os destaques, a ação realizada na Praça Beira-Rio ampliou o alcance da proposta ao levar o brincar livre ao espaço público.
Elementos como lentes de aumento, utensílios domésticos e peças de madeira foram ressignificados pelas crianças, que criaram narrativas em meio ao encantamento e à curiosidade.
Mesmo nos dias de chuva, o projeto mostrou sua versatilidade: ambientes internos foram adaptados para experiências sensoriais e narrativas à luz de velas, reforçando a ideia de que o brincar pode acontecer em qualquer espaço, desde que haja cuidado, escuta e intencionalidade.
Sesc Itajaí.
Além das ações com o público, a equipe da unidade também participou de uma formação interdisciplinar, envolvendo os setores de Educação, Recreação, Cultura e Desenvolvimento Físico-Esportivo, o que fortaleceu a atuação coletiva e o compromisso com um lazer educativo e transformador.
Sesc Itajaí.
Depoimentos que inspiram
As formações do Movimento Brincante têm gerado relatos potentes de quem participa — sejam formadores ou educadores. Abaixo, alguns trechos que evidenciam a força desse movimento:
“Foi uma experiência muito rica, que garantiu diversos direitos de aprendizagem previstos na BNCC. [...] Um simples ralador virou objeto de exploração cheio de significado.”
— Luciana Beber, professora da Educação Infantil | Sesc Itajaí
“O brincar livre, significativo e em contato com a natureza foi o centro da experiência. Um momento potente que esperamos repetir muitas vezes.”
— Gabriela Farias, educadora | Sesc São João Batista
“A urgência dos adultos em brincar ficou evidente. Poderíamos ter ficado horas montando, desmontando e remontando espaços. Isso provoca e inspira.”
— Julia Berro, quintaleira e formadora
“Participar do curso me fez olhar com mais carinho para a infância. Brincar é criar memórias afetivas para a vida toda.” — Marcela Xavier, participante | Sesc São João Batista
Sesc Miguel do Oeste.
Faça parte deste movimento!
O Movimento Brincante é um convite para que todos — crianças, jovens, adultos e idosos — se reconectem com o prazer de brincar e de estar com a natureza. Mais do que uma formação, é uma vivência que transforma olhares, práticas e relações com as infâncias.
Inscreva-se gratuitamente e venha fazer parte desse movimento junto ao Sesc!
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários