Rede de Ensino Sesc lança Protocolo de Segurança Escolar

O documento prevê diretrizes de proteção integral para crianças e adolescentes


27/02/2024 - Atualizado em 27/02/2024 - 3100 visualizações

Protocolo de Segurança Escolar 

O Sesc Santa Catarina lança Protocolo de Segurança Escolar. O documento foi elaborado por meio da assessoria especializada do Instituto Ranai, com o apoio e a colaboração da comissão interna de segurança escolar e de representantes das unidades educativas da Rede Sesc de Educação no Estado.   

O protocolo constitui as diretrizes de proteção integral para crianças e adolescentes, e tem como objetivo o direcionamento de respostas proativas frente às demandas sociais, relacionadas ao aumento das violências e de índices de violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes.   

O documento contempla ações de orientação para o corpo escolar prevendo as seguintes situações:  Bullying; Cyberbullying; Ameaça de Massacre; Violência física; Violência sexual; Importunação e/ou Assédio Sexual; Violência de preconceito relacionado à identidade de gênero; Uso do nome social; Racismo e injúria racial; Intolerância Religiosa; Evasão escolar; Violência institucional, além de descrever um  protocolo de atendimento das situações de saúde mental nas escolas: Crise de Ansiedade e Síndrome do Pânico; Automedicação Medicalização; Violência Autoprovocada e Autoagressão; Ideação Suicida, e Medidas pós-ocorrência de crises de saúde mental nas escolas.   

O Gerente de Educação do Sesc Santa Catarina, Valdemir Klamt, destaca que o protocolo descreve desde situações preventivas a encaminhamentos de casos ocorridos. “Por ser um documento de característica proativa, o foco das orientações e dos encaminhamentos está na atuação preventiva e protetiva dos profissionais da escola e das famílias. Assim, dentre as ferramentas e orientações do documento se inclui: processos de formações e treinamentos de equipes, desenvolvimento de habilidades de mediação de conflitos, instrumentalização sobre o sistema de garantia dos direitos e a promoção de um ambiente escolar acolhedor e seguro.”, relata.   

Próximos passos

A proposta é que o documento seja implementado de forma processual e incorporado de maneira transversal ao currículo escolar e a atuação cotidiana dos profissionais da escola. São público-alvo do documento: crianças, estudantes, professores, profissionais da escola e famílias.   

No dia 25 de março de 2024, das 14h às 17h, será realizado o Seminário Interno do Protocolo de Segurança Escolar, com a seguinte programação:    

 14h Palestra "A escola como ambiente de fortalecimento da proteção integral de crianças e adolescentes", com a Tenente Coronel Naíma Huk Amarante (Polícia Militar).
 15h - 17h Debate sobre o Protocolo de Segurança do Sesc SC, com Rudinei Luiz Beltrame (Instituto Ranai) e analista de Educação do Departamento Regional. 

 O público participante são os profissionais da Educação (Coordenação pedagógica, Secretária Escolar, Inspetores, Auxiliares de Ensino etc.) e os gerentes das Unidades, com estimativa de 300 profissionais.   

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .