Projeto de Educação Alimentar e Nutricional do Sesc-SC está entre os 10 mais bem avaliados do país


15/12/2022 - Atualizado em 19/12/2022 - 261 visualizações

O Projeto tem como tema “Os Dez Passos para Alimentação Adequada e Saudável”, e foi proposto para as 23 escolas de Educação Infantil do Sesc de Santa Catarina, que atendem mais de 3.700 alunos, em 22 cidades catarinenses. 

O LIS-EAN representa a celebração dos 10 anos do Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (Marco EAN), e foi proposto conjuntamente pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (Opsan/UnB) e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição, com o objetivo de identificar, selecionar e compartilhar vivências em educação alimentar e nutricional à luz do Marco EAN, nos campos da saúde, educação, assistência social e outros espaços de prática. 

Dentre as 123 inscrições recebidas no edital, foram selecionadas as 59 iniciativas mais inspiradoras de EAN, pontuadas por quesitos que avaliaram o impacto do projeto e a sua adequação aos objetivos e princípios do Marco de Referência em EAN, diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como as metodologias utilizadas. Após a avaliação, foi conferido ao projeto de EAN das escolas do Sesc SC a oitava classificação.

Resultado Final

Os projetos selecionados foram divulgados no Portal da Inovação na Gestão do SUS, em evento de celebração, e irão compor uma publicação eletrônica da Opas/OMS, Opsan/UnB e Ministério da Saúde, organizações que promoveram o Laboratório. De acordo com o Marco de Referência, EAN, no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional, é campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a autonomia para hábitos alimentares saudáveis. 

A prática de EAN deve considerar todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. É dentro deste conceito, e tendo como principal norteador o Guia Alimentar para a População Brasileira, propomos que a EAN seja desenvolvida de forma permanente nas escolas do Sesc, incentivando o envolvimento de toda a comunidade escolar.