Escolas Sesc promovem atividades para o desenvolvimento pleno das crianças

Confira alguns exemplos realizados nas unidades de Xanxerê e Tijucas


12/04/2024 - Atualizado em 15/04/2024 - 462 visualizações

Escola Sesc

A Rede Sesc de Educação trabalha com um olhar cuidadoso para o processo de desenvolvimento integral das crianças. No dia a dia das Escolas Sesc, além dos conteúdos previstos para cada etapa de ensino-aprendizagem, são promovidas atividades que enriquecem as vivências das crianças no ambiente escolar. Confira alguns exemplos.      

Escola Sesc Tijucas - Livre brincar: uma garantia de direitos aos estudantes da Educação Infantil  

Entre outras atribuições, a escola é um lugar de encontro com o outro e de reconhecer-se. Na Escola Sesc Tijucas, as crianças desfrutam de múltiplos espaços, inclusive naturais, propícios para socializações, trocas, experiências e explorações.   

Segundo a equipe pedagógica da escola, além dos conteúdos previstos para cada fase do desenvolvimento das crianças, também é importante oportunizar o livre brincar, especialmente em ambientes naturais, com clareza da intencionalidade pedagógica.

Escola Sesc Tijucas.

Na Escola Sesc Tijucas, diariamente, as crianças têm um tempo reservado para o livre brincar de pelo menos trinta minutos por período, para todas as 12 turmas que atendemos.  

O pátio que é constituído por gramados, canteiros diversos, como os de lavandas e um acervo de mais de 100 árvores (nativas e exóticas, sendo muitas delas frutíferas), é um território de direito a criança ao ócio e ao encontro com a natureza.

Mesmo que para esse encontro a criança possa levar outras companhias, ela tem o direito de usufruir desta liberdade, tempo, espaço, momento consigo mesma, interação através da sua inteligência e de seu corpo potente com o ar livre, com o natural, ou seja, com a natureza.    

Desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, sociais, físicas também passa por transitar por este caminho e experienciar contato com a diversidade de elementos naturais, que hoje está cada vez mais restrito as crianças contemporâneas, como socializa a Berenice Sant'Anna Cota, gestora da Escola Sesc Tijucas.        

“Dentro desta primícia é que, desde 2012, com a implementação da escola em Tijucas, o Sesc mantém o compromisso com a manutenção e revitalização desta área verde, cenário que compõem a memória afetiva de todos os estudantes que já frequentaram a Educação Infantil no Sesc em Tijucas.”, declara.  

Escola Sesc Tijucas.