
Nos dias 17 e 18 de julho, o Sesc Ler Tijucas realizou mais uma etapa do projeto Oxigênio — iniciativa que promove oficinas artísticas gratuitas com foco na valorização da cultura local. Desta vez, a ação trouxe a oficina “Fundamentos Básicos do Teatro”, voltada a crianças e jovens da rede municipal de ensino e participantes do Projeto Criar, programa de contraturno escolar do Sesc-SC.
Mais de 40 crianças participaram da atividade, que foi dividida em duas turmas e totalizou 10 horas de vivência artística. A oficina foi conduzida pelos artistas Douglas Tedesco, Tata Tedesco e Cristiele Manduré, da Cia de Artes Engenho de Dentro, de Tijucas — grupo com forte atuação na formação artística e na democratização do acesso à arte na região.
Com uma abordagem lúdica, acessível e introdutória, a atividade teve como objetivo despertar o interesse pelas artes cênicas e desenvolver habilidades fundamentais do teatro, como expressão corporal, improvisação, consciência do espaço, escuta ativa, uso da voz e trabalho em grupo. Os participantes também exploraram jogos teatrais, exercícios de imaginação e criação de cenas, respeitando sempre o ritmo individual de cada criança.
Mais do que ensinar técnicas de atuação, a proposta buscou estimular a criatividade, fortalecer a autoestima e promover o protagonismo juvenil por meio da arte.
Esta foi a segunda oficina do Projeto Oxigênio em 2025 na unidade Sesc Ler Tijucas. Em maio, a primeira atividade do ano foi a oficina “Cores da Terra”, ministrada pelo arte-educador Filipe Freitas dos Santos, que uniu observação da natureza e pintura com pigmentos naturais, inspirada nas aves do bairro Praça, onde está localizada a unidade.
A terceira e última etapa do projeto está prevista para o segundo semestre, com uma oficina de circo. Acompanhe a programação pelo site do Sesc-SC ou diretamente com a equipe da unidade.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários