Escolas do Sesc-SC realizam atividades de combate à Dengue

Confira as ações desenvolvidas pelos estudantes


20/03/2024 - Atualizado em 28/03/2024 - 2374 visualizações

Combate à Dengue

 As escolas da Rede Sesc de Ensino aderiam as campanhas de alerta contra a Dengue. Para trabalhar o assunto com os estudantes, uma série de atividades foram desenvolvidas. Confira como foram as ações. 

Escola Sesc Xanxerê

Na Escola Sesc de Xanxerê os estudantes do primeiro ano realizaram uma aula especial em combate à Dengue.

A atividade propunha que as crianças se transformassem em detetives e que investigassem possíveis locais onde a água fica parada. A prática foi feita após os estudos e debates em sala sobre a dengue. Primeiramente, eles conheceram o mosquito, suas características e o ciclo de vida.    

O esclarecimento sobre os cuidados para que o mosquito não tenha onde se alojar já faz parte do cotidiano dos detetives. As famílias abordam o assunto em casa e eles tem acesso as informações e as campanhas pelos meios de comunicação, e na escola pelas demais turmas que abordaram o tema.

Na roda de conversa, as crianças trouxeram as reflexões e as preocupações sobre a dengue e os cuidados que devemos tomar, tornando nossa aula mais significativa. Relata a Professora Viviane Gavaço.

De forma lúdica, ampliaram seus conhecimentos acerca de um assunto que vem se tornando preocupante em nossa cidade e em todo o estado.

O número de casos de pessoas com dengue aumentou nos últimos dias, segundo as informações noticiadas pelos meios de comunicação. 

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros.

Os detetives da Dengue têm muito trabalho pela frente ainda, continuam espalhando conhecimento e fazendo suas investigações sobre o que aprenderam na escola.   

Escola Sesc São João Batista

Com o intuito de sensibilizar os alunos e a comunidade para que eles se mobilizem sobre os cuidados que devem ter para evitar o crescimento de foco do mosquito transmissor da Dengue, as crianças de Escola Sesc de São João Batista trabalharam medidas preventivas contra a proliferação do mosquito, auxiliando a comunidade escolar e levantando pontos de observação na cidade com ações que proporcionaram conhecimentos e sensibilização dos alunos e da comunidade na qual estão inseridos.      

Foram realizadas atividades como: produção de uma paródia com tema relacionado à dengue, exposição explicativa com cartazes informativos, apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos sobre o tema, folders com textos informativos sobre a dengue, produção de repelente natural, recolhimento de objetos que poderiam vir a ser foco de criação de mosquito na escola e no entorno da escola, passeata com visitação nas casas do entorno, entrevista com os alunos na Rádio Club da cidade.  

Foi muito significativo para os estudantes contribuírem ativamente na comunidade na prevenção da dengue. 

Escola Sesc Estreito

O Clube de Ciências do Sesc Estreito preparou um movimento contra a Dengue. Nas atividades, os estudantes pesquisaram sobre a Dengue, fizeram repelente caseiro, confeccionaram panfletos e cartaz informativo. 

As crianças visitaram alguns estabelecimentos na comunidade, apresentando as formas seguras de prevenção e alertaram sobre os sintomas da doença. Também visitaram a Educação Infantil Sesc, com o intuito de compartilhar informações com os alunos, objetivando disseminar conhecimento, o grupo conversou com os alunos sobre a dengue, seus sintomas e cuidados.