
Assim que o professor entra na sala de aula, as crianças falam em coro: "Hello, teacher!" (Olá, professor!). “Hello! How are you doing?" (Olá! Como vocês estão?), responde o professor e alguns pequenos afirmaram "Fine, thank you" (Bem, obrigado). As crianças de dois a cinco anos não demonstram qualquer dificuldade para entender e se expressar em inglês.
O momento bilíngue é oferecido para 2.500 crianças matriculadas em Educação Infantil, nas 17 Escolas Sesc em Santa Catarina desde o início do ano letivo de 2015 e chama a atenção de quem presencia uma aula, pela naturalidade que tudo acontece.
O objetivo do momento é aproximar o aluno de uma nova língua. Proporcionar não somente o desenvolvimento das habilidades linguísticas (escutar, falar, ler e escrever) da criança, mas também sua apropriação da cultura global, que será abordada na escola através do segundo idioma. A metodologia de ensino de língua inglesa é pautada na abordagem comunicativa, que privilegia o uso prático do idioma.
Com o objetivo na solução de problemas, os alunos são incentivados a fazer conexões com o mundo fora da sala de aula, a utilizar conhecimentos prévios e a se relacionar com o outro.
O conceito de Educação Bilíngue aplicado no Sesc é conhecido como Imersão Inicial, onde as duas línguas (português e inglês) são utilizadas como meio de instrução desde o início da vida escolar – na Educação Infantil, a exposição à segunda língua se dá durante 100 horas anuais de idioma estrangeiro.
Com um professor especializado, as crianças têm duas horas e meia por semana, 30 minutos diários, totalmente em inglês, de conteúdos transversais como meio ambiente, música, arte, tecnologia etc. O foco é na aproximação com o novo idioma.
"Não é uma aula 'fechada', em que o professor entra e todo mundo deixa de fazer o que está fazendo para fazer o momento bilíngue. Ocorre de forma lúdica", explica Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de programação social do Sesc em Santa Catarina. O professor utiliza brinquedos e brincadeiras que sejam relacionados à prática da Educação Infantil, mas tudo em inglês o tempo todo. O profissional quando explica, é em inglês. Ele faz gestos e expressões corporais para que a criança entenda. Ele não traduz. Os projetos são trabalhados de acordo com as áreas do conhecimento. O inglês é trabalhado na arte, música, corpo em movimento, matemática, ciências pensando nas áreas do conhecimento e projetos trabalhados com as turmas. Segundo Makowiecki, os pais já sentem o reflexo do momento bilíngue em casa.
"Os pais relatam que as crianças falam sobre os momentos que viveram em sala e expressões que aprenderam na nova língua de forma espontânea e os deixam muitos felizes, com a descoberta”, conclui.
O sucesso do programa para Makowiecki está na consistência da proposta pedagógica alinhada aos objetivos estratégicos: “Sempre tivemos o olhar focado em ampliar as experiências culturais, as possibilidades para o desenvolvimento cognitivo, valorizar as múltiplas linguagens e a criatividade”, relaciona.
Mais informações sobre a Educação no Sesc em Santa Catarina, edital de matrícula para o ano letivo de 2016, fichas de inscrições e entrevistas estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br/escola