
Sesc Inverno
Pela primeira vez, o Sesc Inverno chega a São Joaquim, na Serra Catarinense, levando arte e cultura. Mais do que promover apresentações, o objetivo é conectar o público com o que há de mais expressivo no inverno da serra: o frio do lado de fora e o calor humano do lado de dentro. É esse equilíbrio entre a alegria que envolve e o sentimento que aquece que dá origem ao evento.
O evento acontece de 10 a 13 de julho, no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, com programação gratuita e voltada para toda a família. Entre as atrações estão o espetáculo musical "Folcloreando", com o Quarteto Coração de Potro e Orquestra; o show de viola caipira "Viva o Causo Brasileiro!", com Paulo Freire (SP); o espetáculo do circuito nacional Palco Giratório Sesc "Itan e Tal", do Grupo Baquetá (PR); a montagem "A Menina e o Pássaro", do Coletivo Emaranhado (Vitória/ES), que reúne dança, teatro e artes circenses; e a encantadora "Orquestra de Brinquedos" (RS), com músicas executadas inteiramente por instrumentos de brinquedo, em arranjos criativos e bem-humorados.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 1 hora antes de cada apresentação, no local do evento. A entrada está sujeita à lotação do espaço. Como ingresso social, o público é convidado a doar um produto de higiene pessoal ou absorvente para o Projeto "Arte de Doar" do Sesc.
Serra catarinense
São Joaquim é um dos destinos mais procurados de Santa Catarina durante o inverno. As paisagens serranas, as baixas temperaturas e a possibilidade de neve atraem visitantes de diversas partes do país. Por isso, realizar uma ação cultural nesse período amplia a visibilidade para artistas e empreendedores da região, contribui para movimentar o comércio local, enriquece a experiência de moradores e visitantes e posiciona o Sesc como parceiro também nos meses frios.
"O Sesc Inverno é uma oportunidade de inovar, fortalecer vínculos com a comunidade e com os turistas que visitam a cidade nesta época do ano e, ao mesmo tempo, valorizar as características culturais de Santa Catarina de maneira estratégica e criativa”, afirma Eduardo Makowiecki Junior, Diretor de Programação Social do Sesc-SC.
Programação completa
10/07 (quinta-feira), às 19h30:
Espetáculo do Palco Giratório "Itan e Tal", do Grupo Baquetá (PR).
Sinopse: Sinopse: Nati é uma menina pretinha. Ela canta e adora brincar! Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é itaN. Então, inicia uma profunda jornada em busca do significado desta palavra, encontrando sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro.
Gênero: musical/teatro afro-indígena/ teatro para as infâncias.
Classificação etária: livre
11/07 (sexta-feira), às 19h30:
Espetáculo musical "Folcloreando", com o Quarteto Coração de Potro e Orquestra.
Sinopse: O Quarteto Coração de Potro é um grupo musical nativista que surgiu em meados de 2007, em Lages, quando quatro jovens músicos começaram a se reunir para cantar a terra, o campo e seus costumes. O grupo passou a imprimir sua musicalidade na poesia, criando entre a letra e a melodia, uma música que resgata suas origens.
12/07 (sábado), às 19h30:
Espetáculo "A Menina e o Pássaro", Coletivo Emaranhado, de Vitória (ES).
Sinopse: A peça é inspirada na obra "A Menina e o Pássaro Encantado" de Rubem Alves, e combina elementos da literatura, dança, teatro e música para criar uma experiência única. Através de uma viagem até o mundo de "Tão Belo", o espetáculo se propõe a tratar de temas como saudade, amor e o cuidado com o meio ambiente. Na história infantil, Menina sofre com a ausência do Pássaro e resolve prendê-lo para que não fique mais longe dela. Na gaiola, o amigo perde o encanto e ela entende que, em qualquer relacionamento, é a liberdade do outro que o faz mais bonito.
13/07 (domingo), às 15h:
Espetáculo Infantil "Orquestra de Brinquedos" (RS).
Sinopse: A Orquestra de Brinquedos apresenta um espetáculo para toda a família com músicas inteiramente tocadas por instrumentos de brinquedo em divertidos e criativos arranjos. Vestidos como soldadinhos de chumbo, cinco talentosos músicos apresentam um repertório conhecido do público de todas as idades: cantigas de roda, como "Marcha Soldado” e "Alecrim”. Canções folclóricas brasileiras, como "Pezinho”, obras de compositores consagrados, como "O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos, e a "Nona Sinfonia” de Beethoven, e pérolas da música pop como "Yellow Submarine” dos Beatles.
13/07 (domingo), às 17h:
Show de viola caipira "Viva o Causo Brasileiro!", com Paulo Freire (SP).
Sinopse: Neste show de causos e canções, o violeiro traz acontecimentos e músicas que tratam do humor e o imaginário que habitam nossa cultura popular. Paulo Freire conta histórias de cemitério, como se tornou cunhado de lobisomem, pescarias impossíveis, e uma receita para se fazer o famoso pacto do violeiro para tocar seu instrumento de uma maneira extraordinária!
Entre um causo e outro apresenta suas composições, além de músicas de Alvarenga e Ranchinho e divertidas canções caipiras que vem colecionando em suas viagens pelo Brasil.
O espetáculo "Viva o Causo Brasileiro!” propõe um encontro à beira do fogo, rodeado por nossos mitos e com a violinha ponteando. Busca revelar e partilhar as histórias escondidas em algum canto de nossa memória, individual ou coletiva, a partir dos causos de tradição oral.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários