Roda de conversa e apresentação de curta-documentário no Museu
O Sesc Museu de Florianópolis recebe no próximo dia 8, às 10h, uma programação especial dedicada ao Sesc Raízes, projeto que valoriza memórias, identidades locais e a construção coletiva de narrativas culturais. A iniciativa apresentará ao público os principais resultados desenvolvidos ao longo dos últimos meses na comunidade do José Mendes, reforçando o compromisso com a preservação de histórias e tradições locais
A programação inclui uma roda de conversa aberta, reunindo participantes, mediadores e convidados para refletir sobre os impactos do projeto e sobre o processo de mapeamento afetivo, registro de vivências e pesquisa comunitária. Entre os convidados estarão apoiadores e produtores como Tekoá Pirá, Rancho Cultural e outros parceiros.
Também será exibido um curta-documentário produzido pelo Sesc Raízes, que reúne relatos, imagens e experiências coletadas durante o desenvolvimento das ações. O audiovisual destaca a força da memória social e reforça a importância de iniciativas que aproximam pessoas, fortalecem vínculos e ampliam o senso de identidade cultural.
Sesc Raízes em Florianópolis
O projeto integra o Programa Memória Social e Patrimônio Cultural do Departamento Nacional do Sesc e promoveu, ao longo dos últimos meses, oficinas de cartografia social que incentivaram os participantes a mapear memórias, trajetórias e elementos simbólicos da comunidade do José Mendes, em Florianópolis.
Durante as atividades, os moradores foram convidados a refletir sobre identidade, pertencimento e histórias locais por meio de exercícios de observação, desenho e troca de experiências. Como parte do processo, no dia 22 de novembro foi realizada uma vivência imersiva na comunidade, aprofundando o olhar sobre seus espaços de convivência e laços comunitários. Os registros produzidos integram agora os resultados finais do projeto, incluindo o curta-documentário, realizado pelo Rancho Cultural.
Sobre o Museu
O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.
Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.
Compre seu ingresso do Museu aqui
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários