Página Sonora comemora 3 anos e lança a última temporada do ano

Podcast da Rede de Bibliotecas do Sesc-SC já teve mais de 20 mil reproduções


30/11/2023 - Atualizado em 01/12/2023 - 321 visualizações

Página Sonora completa 3 anos com mais de 20 mil reproduções 

Em novembro de 2020, o Sesc-SC lançou os primeiros episódios do podcast Página Sonora, uma iniciativa da equipe de Cultura que oferece uma programação de mediação de leitura a partir do acervo das Bibliotecas.      

Com uma publicação periódica desde então, cada episódio tem duração média de 3 a 5 minutos, e apresenta um título da literatura produzida a partir de Santa Catarina, com informações sobre sua autoria e como o próprio nome do projeto revela, o ouvinte pode apreciar a leitura de algumas páginas do livro selecionado.

Nesta temporada, o Página Sonora chega ao número de 178 episódios publicados, somando mais de 20 mil reproduções. Durante estes 3 anos o projeto manteve seu objetivo de aproximar o público do panorama literário catarinense, citando títulos de diferentes gêneros textuais como romance, poesia, conto, crônica, dramaturgia, novela, ensaio, entre outros, e contemplando autores residentes em várias cidades e até radicados em outras regiões do país e do mundo. 

A diversidade também está presente nas 88 vozes dos próprios colaboradores da instituição, que realizaram as leituras dos trechos dos livros. Para além da produção de conteúdo que se torna uma mediação e um convite para a leitura integral dos livros, a Rede de Bibliotecas do Sesc preconiza a aquisição e acesso gratuito aos livros, acompanhando a produção contemporânea tanto de títulos publicados por grandes editoras, como também as independentes ou edições dos próprios autores.

E para não perder nenhum episódio, fica o convite para ouvir os 5 novos da última temporada de 2023. Confira os títulos e os depoimentos sobre as leituras:

Episódio 174 – ouça um trecho do livro "A duração da dor”, de Ida Mara Freire, publicado em 2018 pela editora Potlach.
Leitura de Lucas do Nascimento (Assistente de Biblioteca do Sesc Laguna). Confira o depoimento do colaborador sobre o livro:

"Ida Mara Freire nos envolve em uma narrativa que perpassa a própria subjetividade do leitor ao encarar a dor da personagem principal enquanto um processo que também pode ser encontrado na sua própria dor de perder quem se ama. Trata-se de um texto de sensibilidade estupenda ao revelar a problemática da violência que acarreta em traumas significativos na vida de quem vivencia tais situações, principalmente populações historicamente invisibilizadas. Nesse sentido, nos faz refletir sobre o apartheid e mais além, sobre uma duração da dor que pode ficar impregnada no corpo que carece de movimento vital para sua dissolução. ”

Ouça o episódio 174 aqui


Episódio 175 - trecho do livro "Carijós", de Iberê do Nascimento, publicado em 2021, pela editora All print.
Leitura de Cristina Maria Dalla Nora (Museóloga do Museu de Florianópolis).  Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:

“Ler o livro Carijós é andar por labirintos que a história de uma cidade pode deixar em conexão com seu passado. Mesmo que o autor não cite o nome da cidade, é impossível não se sentir guiado pelo cenário da ilha de Santa Catarina, ao mesmo tempo que os diversos personagens fazem o leitor se perder e reencontrar numa trama que tem como pano de fundo uma lenda indígena. Carijós apresenta de forma distópica e poética, a angústia e apagamento de um povo desterrado.“

Ouça o episódio 175 aqui 

Episódio 176 - ouça um trecho do livro "Vozes da Lagoa", organizado por Elaine Borges e Bebel Orofino Schaefer, publicado em 1995 pela Fundação Franklin Cascaes e Fundação Banco do Brasil.  Leitura de Simone Karla da Rocha Batista (Diretora Regional do Sesc-SC Interina). Confira o depoimento da Diretora sobre o livro:

“O tempo e a memória são o fio condutor dos relatos presentes no livro Vozes da Lagoa. Este belo trabalho de registro e resgate de vivências pela voz de pescadores, das mulheres rendeiras, das histórias sobre benzedeiras, bruxas e lobisomem que até hoje fazem parte do imaginário de Florianópolis. Existem várias formas de se voltar ao passado, mas com certeza os livros são uma cápsula de registro que nos reconecta e salva as memórias de um lugar. “

Ouça o episódio 176 aqui 

Episódio 177 – ouça um trecho do livro "Contos e causos na Coxilha Rica", de Maria Teresinha Vieira do Nascimento, publicado em 2014 pela editora Grafine com a Associação Lageana de Escritores.  Leitura de Cristiane de Oliveira Silva (Professora do Sesc Lages).  Confira o depoimento da colaboradora sobre o livro:

“Foi maravilhoso ler este livro, a cada conto ou causo, lembrava dos meus avós, que na minha infância sentávamos ao redor do fogão a lenha e ouvíamos os causos do vô João. Dona Maria Teresinha nos transporta para os campos da Coxilha Rica, contando com detalhes a beleza e magnitude desse lugar incrível, orgulho dos lageanos. A leitura deste livro é um convite ao leitor para deixar por alguns momentos a vida urbana e viajar pelos campos verdejantes, ornados pela arte rústica das taipas e araucárias.”

Ouça o episódio 177 aqui 

Episódio 178 –  ouça um trecho do livro "Guatá", de Flávio José Cardozo, publicado em 2005 pela editora Record. 
 Leitura de Rogaciano Rodrigues (Analista de Cultura do Departamento Regional Sesc SC). Confira o depoimento sobre o livro: