Museu de Florianópolis Sesc celebra Dia do Patrimônio com debates e visitações mediadas

Patrimônio em Debate e "Uma noite no Museu" são atrações na próxima semana no Museu


16/08/2024 - Atualizado em 16/08/2024 - 888 visualizações

Patrimônio em Debate acontece na próxima quinta-feira no Museu

Em celebração ao Dia do Patrimônio, 17 de agosto,  o Museu de Florianópolis Sesc promove atividades na próxima semana. Com foco no debate do patrimônio, cultura e história negra em Florianópolis, será realizada o Patrimônio em Debate na próxima quinta-feira, 22 de agosto. A programação também contempla mais uma edição da "Uma noite no Museu com Guia Manezinho", em 23 de agosto, com duas sessões: 19h e 20h30. Para participar do debate, basta acessar a recepção do Museu, para a visita guiada é necessário comprar ingressos. Conheça um pouco mais das atividades do Museu abaixo. 

Patrimônio em Debate

Nesta edição, será exibido o curta "História do Presente: memórias e cotidiano negro em Florianópolis", e após o curta, acontecerá a mesa de debate sobre culturas negras e patrimônio com a presença de Mc Mana Moa, Carol Carvalho e Barbara Marques e a mediação de Julia Rössler de Oliveira. O Patrimônio em Debate acontece às 16h, em 22 de agosto, e para participar basta acessar a recepção do Museu.

O curta "História do Presente: memórias e cotidiano negro em Florianópolis" foi  produzido pelo Sesc em 2023, no projeto Territórios de Memória e Patrimônio. O documentário fala sobre pertencimento e ocupação dos territórios do centro da cidade, e conta com as vivências de diversos personagens. É uma viagem ao centro de Florianópolis, com o olhar da história e cultura negra da cidade.

“Como somos um Museu da Cidade, a nossa proposta é sermos palco de debate e reflexões de diversos temas importantes no nosso cotidiano”, ressaltou a Técnica de Atividades em Cultura do Museu de Florianópolis Sesc, Anna Júlia Borges Serafim. Ela destacou ainda que o Patrimônio em Debate faz parte do calendário de eventos do Museu e que tem como objetivo mostrar a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico.

Visitação com Guia Manezinho 

Além do Patrimônio em Debate, o Museu promoverá mais uma edição de “Uma noite no Museu de Florianópolis Sesc”, em celebração ao Dia do Patrimônio. A visita mediada com o Guia Manezinho acontecerá em duas  duas sessões no dia 23 de agosto, às 19h e 20h30. Os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 19/08 no site do Museu.

A visitação acontece com as luzes apagadas, onde os visitantes são convidados a conhecer a magia do imaginário cultural de Florianópolis Além de ser um momento multissensorial, intensificando o tato e a audição.

Dia do Patrimônio 

A data é em celebração ao nascimento do advogado, escritor e jornalista, Rodrigo Melo Franco de Andrade responsável pela criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atualmente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A gestão de Rodrigo na instituição foi marcada pela proteção ao patrimônio nacional, que vai de 1937 a 1967, além de realizar  ações e realizações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é uma data importante e serve como alerta para que políticas nacionais para a preservação cultural no país sejam implementadas.

Participantes do Patrimônio em Debate 

Mana Moa Mc:  é uma artista multifacetada de Florianópolis, atuando como rapper, mestra de cerimônias, produtora cultural e modelo. Ativa no movimento Hip Hop desde 2011, seu trabalho é marcado pela luta por direitos e equidade social. Lançou em 2022 seu primeiro álbum, "Mun.Duo", e fundou o "Portal Pretas Power" para apoiar mulheres pretas na cena cultural. Em 2022, foi contemplada no Edital Estadual de Cultura SC Elisabete Anderle com o projeto "M3 Mulher, Mãe e Mc”, que resultará em um Álbum Visual.


Carol Carvalho: Doutora em História do Tempo Presente na Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC (2024). Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2019). Graduação no curso de Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016). Vinculada ao AYA -Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais. Tesoureira da Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros (AMAB). Uma das integrantes da coordenação da Marcha de Mulheres Negras em Santa Catarina (2015).