Museu de Florianópolis celebra um ano com programação especial e visitação gratuita


16/11/2022 - Atualizado em 17/11/2022 - 854 visualizações

O dia 23 de novembro marca o aniversário de um ano do Museu de Florianópolis, localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro. Um espaço cultural tecnológico e interativo, baseado em um conceito inovador, que preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro.

Neste primeiro ano, o Museu de Florianópolis, dirigido pelo Sesc-SC com a parceria da Prefeitura Municipal, se consolidou como um importante atrativo cultural, educativo e turístico para a Capital catarinense. Também ajudou a dinamizar o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.

Mais de 41 mil pessoas visitaram o espaço nestes 12 meses; 10 mil destes com agendamento para mediação. Até o momento foram 369 grupos, entre eles 129 provenientes de escolas públicas, que atenderam 3.702 estudantes com gratuidade. Entre os dias de maior movimento, os domingos gratuitos na última semana de cada mês foram destaque, com um total de 2.776 visitantes.

A programação cultural fortaleceu ainda mais o trabalho, com 160 ações realizadas em conjunto com outras instituições, que  alcançaram um público de 3.324 pessoas. Essas atividades fomentaram e valorizaram a cena cultural local, com diversas contratações e parcerias.

O museu se envolveu em eventos importantes na área e para a cidade, como: Aniversário de Florianópolis, em março; a 20ª edição da Semana Nacional de Museus em maio, com o tema "Negros: o passado-presente em Florianópolis"; a Feira de Cascaes em julho; o evento "Patrimônio em Debate", que celebrou o Dia Nacional do Patrimônio Histórico em agosto; e a 16ª Primavera dos Museus, em setembro. 

No aniversário de 76 anos do Sesc, no dia 13 de setembro, o Museu de Florianópolis inaugurou uma nova exposição temporária: “Leão da Ilha X Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias”. De forma interativa, a mostra temporária apresenta o universo do futebol e da disputa entre dois times da Capital catarinense, o Avaí Futebol Clube, que completa 100 anos em 2023, e o Figueirense Futebol Clube, que celebrou o centenário em 2021. A mostra substituiu a exposição do Boi de Mamão, que encantou crianças e adultos desde a inauguração.

Sala "Um edifício, muitas memórias".

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Para comemorar o aniversário do Museu de Florianópolis, e todos os bons resultados do primeiro ano comemorar, elaboramos uma programação especial para toda a comunidade.

Ao longo do mês serão realizadas ações em parceria, outras relacionadas ao Dia da Consciência Negra, relativas à exposição "Leão da Ilha x Furacão do Estreito";

A semana de 23 a 27 de novembro será totalmente dedicada à celebração, com visitação gratuita para todos!

Confira a programação, convide amigos, familiares e compartilhe com possíveis interessados e venha celebrar e participar conosco!

19/11 (sab), às 14h: Roteiro Patrimonial

Roteiro Patrimonial “História e Cultura Negra em Florianópolis”, com Paulo Nogueira, o Professor das Ruas. 
Saída: Museu de Florianópolis / Classificação: Livre.

Sinopse: Roteiro patrimonial direcionado para a história e cultura negra em Florianópolis, concebido e apresentado por Paulo Nogueira, mais conhecido como “o Professor das Ruas”. O roteiro terá início no Museu de Florianópolis e percorrerá os seguintes pontos do centro da cidade: Praça XV de Novembro, Palácio Cruz e Sousa, Escadaria do Rosário, Cais da Igualdade, Hospital de Caridade, Rio da Bulha e finalizará em frente à Escola Antonieta de Barros, na Rua Victor Meirelles

20/11 (dom), às 11h: Exibição de documentário

Exibição do documentário “Negros em Desterro: Histórias de Resistência”.

(Contexto Filmes, 2021, curta-metragem, documentário, 8min33). Seguido de roda de conversa com Gustavo Zinder (Contexto Filmes), JB Costa (Fundação Franklin Cascaes) e Alex Correia (Líder Comunitário da Mariquinha). 
Local: Sala do Educativo / Classificação: Livre. 

Sinopse: Uma caminhada histórica a partir do olhar dos africanos e seus descendentes pela história dos negros em Florianópolis, que é pouco contada e acaba oprimida pela colonização açoriana. Parte do vídeo foi gravado no novo Museu de Florianópolis, mais precisamente da sala expositiva “Fluxos e Atravessamentos”, que destaca a diversidade que marca a trajetória da cidade, e traz fatos relevantes, como os negros serem 35% da população da Capital em determinado período do século 18).

23/11 (qua), às 9h30 e às 14h: Espetáculo "Pô! Ema" 

Espetáculo “Pô! Ema - criação poética com crianças”, com Eranos – Círculo de Arte (Itajaí/SC).

Local: Sala do Educativo / Classificação: indicado para crianças a partir dos 04 anos.



Sinopse: “Pô! Ema – criação poética com crianças” é uma experiência interativa que mistura teatro, literatura e audiovisual. Em “Pô! Ema” crianças encontram uma escritora em crise que sente que sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças então, são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a dona Ema e seus filhotinhos. Através do jogo e da oralidade, aproxima crianças pequenas da brincadeira poética.

23/11 (qua), às 16h30: Roda de Conversa 

Roda de Conversa “Museu de Florianópolis: um ano de memórias”.

Com Valdemir Klamt (Sesc em Santa Catarina), Cristina Maria Dalla Nora (Museu de Florianópolis), Sandra Checluski Souza (Museu de Florianópolis) e Rogério Rosa Rodrigues (PPGH-UDESC).
Local: Sala do Educativo / Classificação: livre.

Sinopse: Neste encontro apresentamos uma retrospectiva do primeiro ano de funcionamento do Museu de Florianópolis a partir das perspectivas de sua Gestão, das ações realizadas pelos Núcleos de Processos Museológicos e Educativo e de Programação e Divulgação Cultural. Como convidado externo, Rogério Rodrigues, coordenador da Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina, representando os parceiros institucionais para a realização de eventos no Museu neste período.

24/11 (qui), 9h às 19h: “Cine.Ema”

“Cine.Ema”, Eranos – Círculo de Arte (Itajaí/SC).

Local: Sala do Educativo / Classificação: indicado para crianças a partir dos 04 anos.

Sinopse: Cine.EMA é uma série de animações voltadas a primeira infância criadas a partir das poesias do livro Pô!Ema – poesia de criança, da escritora catarinense Sandra Coelho lançado pelo Eranos Círculo de Arte em 2020. As poesias do livro trazem a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias. A proposta do projeto é aproximar o universo da infância, atrelando a construção poética voltada para crianças ao desenho animado, em uma obra poética de natureza híbrida.

27/11 (dom), 10h às 16h: Domingo para todos no Museu

- Encontro de colecionadores do Avaí e do Figueirense Futebol Clube.
- Exposição 90 anos do clássico Avaí e Figueirense, de Polidoro Júnior.
- Troca-troca de figurinhas da Copa do Mundo 2022.
- Visitas mediadas à exposição com recursos educativos e maratona de jogos, como pebolin, futebol de botão, quiz e painel de figurinhas. 

30/11 (qua), às 18h30: Palestra “Figueirense: 101 anos de Glórias” 

Programação “Leão da Ilha x Furacão do Estreito – 100 anos de Memórias”.

Palestra “Figueirense: 101 anos de Glórias”, com o presidente do Clube do Figueirense Norton Boppré. Classificação: Livre.  


Sinopse: Nesta palestra o Presidente do Clube trará informações sobre fatos de maior relevância na história de 101 Anos do Figueirense Futebol Clube, destacando o início de tudo, desde a ideia da fundação, seus entusiastas, a localidade, a sociedade florianopolitana nos anos 20, seus fundadores e a primeira diretoria do time do povo. Já num segundo momento da apresentação serão destacadas informações sobre o empresário Orlando Scarpelli e sua importante contribuição ao processo de crescimento e consolidação do Figueirense. Outra parte será dedicada aos principais feitos que marcaram a história do clube, com suas maiores conquistas no futebol profissional e de base e a importância de sua grande e fiel torcida no contexto de crescimento do clube. A última parte será destinada ao atual momento do clube, seu processo de recuperação administrativa e financeira e à criação da Figueirense Futebol Clube – Sociedade Anônima do Futebol - SAF.

Conheça o Museu de Florianópolis

O Museu de Florianópolis gerido pelo Sesc-SC tem uma estrutura toda tecnológica e interativa para você conhecer melhor a história da cidade. Mas além dessa nova experiência “mais moderna”, ele apresenta um acervo físico de objetos históricos doados por parceiros.

São mais de 90 objetos que apresentam uma visão histórica, geográfica, cultural e simbólica de Florianópolis. Constituído por peças arqueológicas provenientes das escavações no próprio museu, por doações da Casa da Memória de Florianópolis e por objetos em comodato com o Museu do Homem do Sambaqui e o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha.

Há uma exposição de longa duração composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões. E também uma exposição temporária, com mostras interativas, além de espaço para as ações educativas e Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.

Espaços e exposições

No andar térreo do sobrado histórico de 865m² há três salas expositivas: “Um edifício, muitas memórias”, com as histórias do prédio, sua trajetória de uso e processo de restauração; “Vozes da cidade”, com depoimentos que buscam refletir as múltiplas vozes que compõem a cidade; e a sala para a exposição temporária, que está em sua segunda mostra interativa “Leão da Ilha X Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias”. Há ainda um espaço para as ações educativas, oficinas e palestras, e um ambiente voltado para reserva técnica.

O piso superior conta com quatro espaços que abrigam a exposição de longa duração. Há ainda a sala “Transição” com piso de vidro, que mostra o teto abaulado (do piso inferior), original da edificação e abriga elementos da arquitetura do prédio e outros utilizados no século XVIII.

Na sala “Ventos e Marés: de Meiembipe a Florianópolis” há uma grande projeção que discorre sobre a intensa relação de Florianópolis com o seu território. A sala “Fluxos e Atravessamentos” apresenta dados referentes ao processo de ocupação da Ilha e a diversidade que marca sua trajetória.

“Florianópolis, Presente e Futuro” trata questões contemporâneas como: empoderamento feminino, direito à cidade, plano diretor, preservação do ambiente, especulação imobiliária, mobilidade urbana e economia criativa. O módulo “Panorama” lança luz às temáticas: cultura, personagens, revoluções, colonização, festas populares, educação, Ilha de Santa Catarina e universo náutico.

Todos os espaços foram aproveitados para reverenciar a cidade. Na entrada, é possível obter informações sobre diferentes pontos turísticos e equipamentos culturais da cidade, através de recursos multimídia.

Na escada, expressões ilhéus como: “Arrombassi”, “Dazumbanho”, “Istepô”, “Moquirido”, “Tax tolo?”, entre outros marcam a visita. Há ainda um anexo na parte posterior do prédio, onde estão alocadas o Café do Museu, sanitários, elevador e as salas da administração. 

O Museu de Florianópolis  está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Museu de Florianópolis são os números quatro (Educação de Qualidade), onze (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e dezesseis (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .