Palco Giratório
O Palco Giratório Sesc, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, está de volta a Santa Catarina com uma extensa programação gratuita. De 03 a 11 de agosto, Itají recebe a Mostra Palco Giratório. Serão quatro apresentações de espetáculos do circuito nacional, um convidado local, e dois Pensamentos Giratórios – debates temáticos e um intercâmbio. Ao longo deste mês, o evento chega também a Criciúma e Lages com as Mostras e a Florianópolis com o Festival Palco Giratório.
As apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades, são gratuitas e acontecem no Teatro Sesc Itajaí (R. Alm. Tamandaré, 259 - Centro). Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento, diretamente no local, e os lugares são limitados. Já a programação formativa acontece no Sesc e na Itajaí Criativa (R. Dr. Pedro Ferreira, 222 - Centro).
Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Há 26 anos na estrada, o Palco Giratório Sesc já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Circo e Palhaçaria
A abertura no dia 03/08 (sábado), às 19h, no Teatro Sesc Itajaí, será com o espetáculo "A Fábrica dos Ventos", da Trupe Lona Preta, de São Paulo (SP).
O espetáculo conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas (bolas de encher). O trabalho, o alimento, o lazer, tudo neste lugar é feito a partir delas. Com dificuldades de respiração e locomoção, o povo trabalha enchendo-as. Assim, sobrevive vendendo a única coisa que lhes resta: o sopro vital. Atendendo às ordens do rei, ao final de cada dia um soldado passa recolhendo todas as bexigas. Apesar de tudo, os trabalhadores sonham com dias melhores, dias de plena respiração e brisa suave.