Edição especial do Samba de Terreiro na Escadaria do Rosário, em Florianópolis


21/05/2025 - Atualizado em 21/05/2025 - 41 visualizações

Roda de Samba

Com apoio do Sesc Santa Catarina e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o Projeto Samba de Terreiro promoverá, na Escadaria do Rosário, sua próxima roda de samba. Com um repertório que enaltece os sambas de terreiros das escolas de samba, o projeto vem ocupando o espaço público e cantando composições históricas do cancioneiro brasileiro. 

Marcado para o dia 27 de maio (terça-feira), das 18h às 19h30, o evento será realizado na Escadaria do Rosário, na Rua Trajano, no Centro de Florianópolis. A participação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Basta chegar, sentar na escadaria e se deixar envolver pelas melodias e histórias do samba tradicional. 

Nesta edição, a tradicional roda de samba será gravada pelo Sesc, para um novo projeto audiovisual da área de Cultura da Instituição.

Projeto Samba de Terreiro

O Projeto Samba de Terreiro nasceu em 2017 do encontro de músicos, pesquisadores, formadores de opinião e a Velha Guarda da Copa Lord, com intuito de contar e cantar um pouco da história do samba de terreiro das Escolas de Samba.

A pesquisa que embasa o repertório cantado nas rodas abarca o período que vem lá de 1927, com sambas da primeira escola, a Deixa Falar, nascida no Estácio no Rio de Janeiro. E inclui composições históricas da Mangueira, Portela, Império Serrano, Salgueiro e, também, sambas das décadas de 1940/50 de escolas de Florianópolis como Os Protegidos da Princesa e a Copa Lord.

Antigamente, sambistas como Cartola, Paulo da Portela, Zé Keti, Silas de Oliveira, Geraldo Babão, Noel Rosa de Oliveira, entre outros, lançavam seus sambas nos terreiros e nas quadras de escolas de samba, antes mesmo de serem gravados. Nesses locais que se media o sucesso dos sambas cantados pelas pastoras da escola.

Em Florianópolis, também tivemos sambas marcantes que serão apresentados nesse show, como “Quem vem lá” (Avez-vouz – Fogão), “Quem subir la no Morro” (Zininho) ou “Tributo ao Armandino Gonzaga”, samba do Professor Lucas, ou como diziam os sambistas antigos, “serão entoadas muitas brasas”.

Ocupe a escadaria, celebre a cultura

O evento convida a população a ocupar o espaço público, celebrar a memória cultural e viver uma experiência musical única no coração da cidade. A roda será registrada em vídeo especialmente para o Sesc Santa Catarina, eternizando esse encontro de memória, música e resistência popular.

Data: 27 de maio – terça-feira
Horário: 18h às 19h30
Local: Escadaria do Rosário. Rua Trajano, Centro de Florianópolis – SC
Evento Gratuito
Classificação: Livre
Apoio: Sesc – Fundação Franklin Cascaes – Prefeitura de Florianópolis
Realização: Projeto Samba de Terreiro de Florianópolis

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, Se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .