Além das Lentes é realizado no Sesc Comunidade São José
O projeto Além das Lentes, financiado pelo Projeto de Arte e Cultura (PAC) de São José, tem ampliado o acesso à cultura no município por meio da oferta de oficinas audiovisuais em diferentes territórios, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São José. No Sesc Comunidade São José, as atividades são ministradas por Ângela Reck e acontecem semanalmente às quartas-feiras, das 19h45 às 21h, desde julho de 2024.
A oficina promove uma imersão no universo do cinema, articulando teoria e prática em atividades que estimulam a criatividade, a expressão de memórias, a leitura crítica de mundo e a sensibilidade artística dos participantes.
O percurso formativo foi estruturado de forma progressiva: iniciou com fundamentos da fotografia e técnicas básicas, avançou para a história do cinema e elementos da linguagem audiovisual, passou pela elaboração de roteiros ilustrados e culminou na produção de um curta-metragem autoral. Todo o processo resultou na criação, execução e exibição pública de um produto audiovisual desenvolvido integralmente pelos educandos.
De acordo com a professora Ângela Reck, o desempenho da turma superou as expectativas. “A turma do Sesc Comunidade São José de 2024 demonstrou um desenvolvimento notável do início ao fim. Muitos participantes tiveram o primeiro contato com câmeras e equipamentos por meio do projeto. Foi marcante acompanhar a evolução de cada um, desde a familiarização com as ferramentas até a apresentação dos roteiros. A união da turma foi um dos pontos altos, especialmente no dia da gravação, quando o roteiro de Rudinei foi escolhido e abraçado por todos como um projeto coletivo”, destacou.
O curta-metragem “M.A.R.I.”, roteirizado por Rudinei Manoel, foi apresentado ao público no dia 13 de dezembro de 2024, durante um evento que reuniu diversas atrações culturais promovidas pelo PAC e pelo Sesc Comunidade São José. A programação foi marcada por celebração, integração comunitária e contou com a presença do Papai Noel, encantando crianças e adultos. A iniciativa reafirmou o papel da arte como ferramenta de inclusão social e fortalecimento dos vínculos comunitários.
Em 2025, no dia 2 de julho, o grupo deu continuidade às atividades no campo audiovisual. Parte dos educandos da nova turma já havia participado da edição anterior, fortalecendo o vínculo com o projeto e ampliando suas competências técnicas e criativas. Nesta etapa, os participantes desenvolveram novos conteúdos audiovisuais, incluindo produções para as redes sociais, como o Giro Sesc para o Instagram do Sesc Comunidade São José, além da realização do curta-metragem “A Diáspora de Nancy”, exibido no evento de encerramento das atividades culturais, realizado em 12 de dezembro.
A aluna Adriana Manoel, produtora do curta de 2024 e diretora da produção de 2025, destacou o impacto da experiência em sua trajetória. “Não imaginava que, em tão pouco tempo, conseguiríamos produzir algo tão significativo para apresentar ao público. Desde 2024, venho adquirindo conhecimentos que vão da fotografia à produção de roteiros e gravações. O curso também me possibilitou contribuir para um documentário sobre a história da minha família. Neste ano, ter meu argumento selecionado para a produção de um curta-metragem foi motivo de grande felicidade. Fazer parte desse projeto, ao lado de colegas tão dedicados, tem sido uma experiência transformadora”, afirmou.
O projeto Além das Lentes se tornou um espaço de formação, expressão artística e fortalecimento da cultura local, promovendo acesso, participação e protagonismo por meio do audiovisual.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários