Clubes de Leitura do Sesc-SC: um ambiente de troca de experiências e fruição literária


25/07/2024 - Atualizado em 25/07/2024 - 1158 visualizações

Clubes de Leitura Sesc-SC

Você já conhece os Clubes de Leitura do Sesc-SC? A atividade incentiva a fruição literária através de uma experiência coletiva, em encontros presenciais realizados periodicamente com a mediação da equipe de Biblioteca. O projeto acontece de forma gratuita nas Unidades Sesc: Sesc Lages (Centro Cultural Vidal Ramos), Sesc Balneário Camboriú, Sesc Chapecó, Sesc Concórdia, Sesc Escola Criciúma (voltado para a comunidade escolar), Sesc Estreito, Sesc Itajaí, Sesc Joinville, Sesc Laguna, Sesc Ler Canoinhas, Sesc Mafra, Sesc Palhoça, Sesc Prainha, Sesc Rio do Sul, Sesc São Miguel do Oeste e Sesc Tubarão. Em cada cidade há um cronograma específico, que pode ser consultado clicando aqui. 

 Os Clubes de Leitura do Sesc-SC representam uma oportunidade única de trocar experiências e desfrutar da literatura em um ambiente coletivo e acolhedor. Seja para crianças, adolescentes ou adultos, esses clubes promovem o debate, a socialização e o amor pela leitura, enriquecendo a vida dos participantes e ampliando seus horizontes literários.     

Principais Objetivos 

  • Socializar significados e experiências através de encontros coletivos para leitura e compartilhamento de ideias.  
  •  Contribuir para a formação de leitores e ampliação do repertório literário.  Incentivar o debate, interação e a socialização de pessoas e do conhecimento.  
  •  Promover reflexão e experiências significativas por meio da leitura.  
  •  Aproximar o público da diversidade de acervo disponível nas Bibliotecas. 

    Confira os relatos de quem já participa dos Clubes de Leitura do Sesc-SC.

Sesc Lages (Centro Cultural Vidal Ramos) 

Relato de Maria Julia (Assistente de Biblioteca) 
 "O clube de leitura na infância é crucial para estimular a imaginação e o gosto pela leitura. Incorporando elementos lúdicos, como colagem, recorte, desenho, contações e quadrinhos, a experiência torna-se mais divertida e cativante. Assim, promovemos o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. No Centro Cultural, enfrentamos inicialmente a dificuldade de atrair o público infantil, sendo necessário primeiro convencer os pais. Começamos com 'O Menino do Bolso Furado', onde emprestamos exemplares e realizamos contações com elementos teatrais. As crianças desenvolveram a continuidade do personagem em quadrinhos, criando também dedoches e testes de acuidade visual. As atividades evoluíram para discussões, colagens e rimas, promovendo a coordenação motora fina e a convivência. As conversas são sempre interessantes e produtivas, com as crianças explorando temas pertinentes com muita imaginação." 

Relato de Vanessa Valim, mãe da Ísis  
"Percebi que os encontros do clube trouxeram muitos benefícios para o desenvolvimento da Ísis. Ela está adorando as histórias e atividades. A cada encontro fica mais empolgada para ler e participar. A equipe é acolhedora e dedicada, tornando a experiência muito especial para as crianças. Agradeço por esse espaço enriquecedor que cultiva o amor pela leitura desde cedo." 

Relato de Felipe (Assistente de Biblioteca) 
 "O clube de leitura adulto do Centro Cultural Vidal Ramos tem sido uma ótima ferramenta para debates literários. No início, tivemos dificuldade em captar participantes, mas após algumas edições, contamos com participantes fiéis que fazem o empréstimo todos os meses. Os encontros são sempre produtivos, com cada participante trazendo uma perspectiva única sobre a obra lida." 

Fotos do Clube de Leitura no Centro Cultural Vidal Ramos, no Sesc Lages. 

Sesc Mafra

Relato de Marina (Assistente de Biblioteca) 
"O clube de leitura em Mafra está em seu terceiro ano de realização. Trabalhamos e discutimos obras de escritores catarinenses, com o objetivo de levar ao público a rica produção literária do nosso estado. Em conjunto, ouvimos o Podcast Página Sonora, que complementa as interpretações sobre a leitura. O público participante possui idades variadas, dialogando desde livros infantis até romances mais densos." 

Depoimento de Cláudia Martins Leite Lopes 

"Esse clube desafia a gente a ler o que normalmente não pegaríamos na estante, e é incrível como a gente se surpreende." 

Bibilioteca Sesc Mafra.

Sesc Prainha

Relato de Veronica (Técnica de Atividades)
"Como mediadora, sinto que é uma experiência desafiadora e prazerosa, uma oportunidade de estimular o gosto pela leitura e ampliar o repertório literário dos leitores. Percorrer o caminho da leitura é transformador quando feito de forma coletiva. Busco sempre estimular nossos leitores a desenvolverem sua interpretação e leitura pessoal para assim poder contribuir durante os debates. A criação de um ambiente acolhedor é imprescindível para um Clube de Leitura. Essas colocações acredito serem essenciais para o sucesso e coesão de um grupo de leitura." 

Relato de Rhuana (Cliente) 

"O clube de leitura é uma oportunidade que a biblioteca do Sesc oferece de ler um livro em conjunto com outras pessoas e conversar sobre essa leitura no final do mês. Por meio desta atividade, podemos conversar com outras pessoas que também leram o livro, permitindo conhecer outros olhares a respeito do livro lido. Isto é rico, porque aprendemos com outras pessoas, debatemos temas que surgem e, principalmente, incentivamos o gosto pela leitura, afinal, poder conversar sobre um livro é sempre excelente."

Relato de Nestor José Rech (Cliente)

"O Clube de Leitura é uma forma de ler um livro ao menos por mês. É uma troca de interpretações. Um detalhe que você não percebeu. Amplia nossos horizontes sobre leitura. Fantástico. Gosto de participar." 

Biblioteca Sesc Prainha. 

Balneário Camboriú 

Relato de Diego (Assistente de Biblioteca) 
"O clube de leitura da biblioteca do Sesc Balneário Camboriú existe desde 2018 e durante os anos passou por vários formatos e integrantes. No começo, líamos apenas livros assinados por mulheres, depois transitamos por contos selecionados, autores catarinenses, poesia e, na atual edição, voltamos a focar na fruição e discussão da literatura feita aqui no nosso estado. A curadoria de 2024 contempla desde nomes clássicos, como Urda Alice Klueger e Godofredo de Oliveira, até uma produção mais contemporânea, com assinaturas de André Timm e Michelli Provensi, prezando sempre pela diversidade textual e a qualidade literária."