Baú de Histórias do Sesc-SC volta a circular em cidades catarinenses

Serão realizadas 225 apresentações com grupos de contação de histórias nos hotéis, unidades do Sesc e Sesc Comunidade em 2024


03/05/2024 - Atualizado em 03/05/2024 - 670 visualizações

Baú de Histórias leva contação de histórias para SC 

Mais uma edição do Baú de Histórias começa em maio em Santa Catarina. O projeto, que é realizado há 22 anos, promove a circulação de espetáculos de contação de histórias. Em 2024, a iniciativa foi ampliada, com um circuito especial de apresentações nos três hotéis do Sesc e integrando as novas Unidades Sesc Comunidade. 

Ao longo do ano serão realizadas 225 apresentações, com expectativa de atender em torno de 25 mil crianças e suas famílias. 

A circulação estadual dos grupos acontecerá simultaneamente em três etapas, nos meses de maio, julho e setembro.  As primeiras contações acontecem a partir da próxima segunda-feira, 06 de maio. 

Na rede de hotéis, o circuito iniciou em março, e seguem na programação nos meses de maio e novembro, totalizando 9 apresentações destinadas aos hóspedes do Hotel Sesc Cacupé, Sesc Blumenau e Pousada Rural. Os espetáculos convidados para integrar esta programação já participaram do projeto em 2023, são eles:   Contos Orientais, Gilmara Goulart (Timbó), Ilha de Encantaria, de Débora de Matos (Florianópolis) e   Cor de quê, Mass Produções (Itajaí).   

O circuito destinado as outras 36 Unidades do Sesc prevê 216 apresentações voltadas ao público infantil. Para estas realizações foram selecionados, através de curadoria, 6 espetáculos: “Diferente”, do grupo Risco de Teatro (Itajaí);  “Matraqueadas”, da Cia. de La Curva (Chapecó); “Histórias para Avoá”, de Jaqueline Silveira (Joaçaba);  “Cadê”, da Cia. Dalecirco  (Florianópolis); “Aquelas que moram nela”, de Natele Peter (Blumenau); “Sementes”, do Grupo Encantados Contadores de Histórias (Tubarão). 

Cada grupo realizará 3 circuitos, contemplando 6 cidades por circuito, totalizando 18 cidades por grupo. Em cada cidade, serão realizadas 2 apresentações, otimizando o deslocamento dos grupos e ampliando o alcance da programação. 

Baú de Histórias 

A contação de histórias é uma prática ancestral e universal que tem o poder de cativar e estimular a imaginação e criatividade das crianças, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e sociais.

Por meio da contação de histórias, é possível transmitir valores, tradições e cultura, além de estreitar laços afetivos e fortalecer a relação entre pais e filhos.    É com esses propósitos que o Baú de Histórias promove esses circuitos de grupos há 22 anos. Em 2023, o projeto promoveu 148 apresentações com mais de 13 mil participantes. 

Conheça os espetáculos do Baú de Histórias 2024