Você sabe o que é o TDAH?

O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Leia o artigo e saiba mais!


15/12/2023 - Atualizado em 19/12/2023 - 1523 visualizações

O Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade

Em termos mais simples, é uma condição em que a capacidade de uma pessoa de regular seu próprio comportamento e direcionar sua atenção é afetada. Isso pode resultar em dificuldades significativas no âmbito escolar, profissional, nas relações interpessoais e em demais áreas da vida.

Quais os sintomas?

Os sintomas variam em gravidade e podem se manifestar de maneira diferente em cada pessoa, podendo incluir:

Desatenção

Dificuldade em manter o foco e a concentração em tarefas longas ou tediosas, onde frequentemente seus erros resultam de descuido, esquecimento de detalhes, dificuldades em organização e distração.

Hiperatividade: 

Comportamento excessivamente ativo e inquieto, dificuldade em permanecer sentado por longos períodos, agitação constante, movimentos incessantes e dificuldade em relaxar.

Impulsividade: 

Tendência a agir sem pensar nas consequências, interrompendo outras pessoas, respondendo impulsivamente ou precipitadamente, dificuldade em aguardar a vez e dificuldade em controlar reações emocionais.

Tipos de TDAH:

Além disso, o TDAH pode ser classificado em três tipos principais:   

1. TDAH Predominantemente Desatento: Caracterizado principalmente pela desatenção, menos com de sintomas-atividade-impulsividade.   

2. TDAH Predominantemente Hiperativo-Impulsivo: Caracterizado principalmente pela hiperatividade e impulsividade, com menos sintomas de desatenção.   

3. TDAH Combinado: Apresenta tanto sintomas de desatenção quanto de hiperatividade-impulsividade.