
Projeto de Educação Alimentar Nutricional leva cultura peruana para o Sesc
As ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) realizadas pelo Sesc-SC têm um olhar ampliado sobre o ato de se alimentar. Mais do que tratar apenas do alimento em si, elas abordam também os processos de produção, abastecimento, distribuição e a comensalidade (o momento de compartilhar a refeição), reconhecendo a alimentação como uma prática social influenciada por aspectos biológicos, culturais, ambientais e econômicos.
Neste ano, as atividades de EAN se conectam ao projeto Mundo à Mesa, promovido nos restaurantes do Sesc de março a dezembro. A proposta é valorizar a diversidade das culturas alimentares ao redor do mundo por meio de cardápios especiais, ao mesmo tempo em que convida as famílias a se envolverem mais ativamente nesse processo de descobertas e aprendizagens.
Por isso, durante o mês de junho, as turmas da educação infantil exploraram a cultura alimentar do Peru, com foco na batata — um ingrediente que carrega história, valor nutricional e identidade. Originária das regiões andinas, a batata foi cultivada pelos povos incas por gerações. Só no território peruano, estima-se que existam mais de 3 mil variedades do tubérculo, essenciais para a subsistência em climas extremos e parte fundamental da dieta tradicional.
A batata é um alimento energético, que auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue e no bom funcionamento dos neurônios. É também fonte de vitaminas do complexo B e C, importantes para a imunidade e a saúde do sistema nervoso. Do ponto de vista botânico, é um tubérculo — um caule subterrâneo que armazena energia e nutrientes, garantindo a sobrevivência da planta em períodos de seca ou frio intenso.
As ações educativas que fazem parte do Programa de Promoção de Saúde na Infância são desenvolvidas ao longo do ano letivo em todas as escolas do Sesc-SC, em complemento às avaliações antropométricas realizadas com os estudantes. Ao conectar alimentação, cultura e ciência, as atividades de EAN contribuem para formar hábitos saudáveis desde a infância, fortalecendo o vínculo das crianças com os alimentos e com a diversidade de saberes e sabores que eles carregam.
Causa limeña: confira a receita inspirada na culinária peruana
O prato leva batatas amassadas com frango, um toque de azeite e tempero verde, uma combinação leve, nutritiva e cheia de sabor. A preparação valoriza o alimento em sua forma natural, sem adição de industrializados, e pode ser facilmente reproduzida em casa, fortalecendo os vínculos entre cultura, afeto e alimentação saudável.
Ingredientes:
- 2 batatas inglesas médias e 1 batata salsa média cozidas e descascadas;
- 1 pitada de sal;
- 1 fio de azeite de oliva;
- Tempero verde picado a gosto;
- 1 ovo cozido;
- 1 colher de sopa de frango cozido e desfiado;
- 1 colher de sobremesa de molho de iogurte (feito com aproximadamente 150g de iogurte natural + suco de ½ limão + 1 pitada de sal) - usar iogurte sem lactose ou iogurte de leite de coco para restrições alimentares
- 1 aro de corte redondo e um prato individual para a montagem
Modo de preparo:
Amassar em um pequeno bowl as batatas com um garfo ou com amassador de batata, até ficarem em ponto de purê. Misturar com o sal, o azeite de oliva e o tempero verde a gosto. Reservar. Misturar em outro pequeno bowl o frango com o molho de iogurte, para ficar em ponto úmido e macio (não deve ficar em ponto de molho). Utilizando o aro de corte, colocar em um prato individual, uma camada de purê de batata e acomodar com uma colher até ficar nivelado. Acrescentar o frango desfiado, moldando-o no aro. Acrescentar com outra camada de batata, moldando-a no aro. Com cuidado, retirar o aro, mantendo a preparação em formato redondo. Finalizar decorando com ovos partidos, picados ou em fatias, tempero verde e fio de azeite de oliva, ou conforme a criatividade.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários