Projeto Laboratórios ODS promove atividades em Chapecó

Nas ações foram abordados abordado os temas sustentabilidade, reutilização e revitalização de materiais


31/10/2023 - Atualizado em 31/10/2023 - 1593 visualizações

Laboratórios ODS 

Sesc Chapecó aderiu ao Projeto Laboratório ODS - Ação Jovem, que desde julho está desenvolvendo atividades no bairro Vila Esperança, no município de Chapecó. O projeto leva atividades relacionadas as ODS, buscando entendê-las e integrá-las no dia a dia da comunidade.

Cada ODS é abordada e, posteriormente, transformada em ação prática. Até o momento, foi desenvolvida uma horta comunitária, formação dos adolescentes em promotores de saúde juvenil, jogos voltados a conscientização de proteção ao meio ambiente. Participaram das atividades um grupo composto por adolescentes de 12 a 16 anos.

Em setembro, a Sala de Ciências do Sesc foi cenário de uma das atividades de construção de conscientização social: realizamos uma oficina de trabalho com materiais recicláveis, em que foram apresentados alguns artigos feitos em materiais reutilizados e ofertados quais os jovens queriam produzir.

Foram produzidas pinturas em garrafas buscando o reaproveitamento de garrafas de vidro e transformando em novos itens como, porta-treco, porta-pincéis, vasos de flores, abajures.


A partir desta atividade, foi abordado os temas sustentabilidade, reutilização e revitalização de materiais. Também foi trabalhado a ODS que a atividade está vinculada: ODS 12 – Consumo e produção responsáveis. 

Laboratório ODS

O projeto ocorre por meio de vivências formativas e conteúdos relacionados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo espaços de escuta, trocas e estímulo a participação do jovem como agente de transformação em relação aos desafios socioambientais no seu território.  

A proposta busca provocar pensamentos e atitudes voltadas para o despertar social e a construção de um novo mundo, considerando os contextos sociais em que vivemos, como os aspectos econômicos, raciais, de gênero e outros.