Em setembro, o Sesc Ler de Caçador realizou uma viagem especial do projeto Passeios Plurais, levando o grupo de idosos do Conecta 60+ para uma tarde de lazer, integração e contato com a natureza em Lages.
O primeiro destino foi o Centro Cultural Vidal Ramos, onde o grupo conheceu a história e a estrutura do prédio — considerado um patrimônio histórico — e visitou uma exposição fotográfica sobre Florianópolis. A experiência foi enriquecida com a apresentação Lendas Cantadas, que encantou os participantes com narrativas e músicas típicas da região serrana.
Em seguida, o grupo seguiu para a Pousada Rural Sesc Lages, onde foi servido um almoço especial em comemoração aos 79 anos do Sesc.
Após a refeição, os participantes exploraram a pousada, apreciando a paisagem rural, os animais e a vegetação local.
O projeto Passeios Plurais tem como objetivo promover a inclusão social, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O passeio a Lages foi uma experiência transformadora, como relata uma das participantes, que nunca havia saído de Caçador.
Ao ver o ônibus que levaria o grupo, ela se emocionou e disse: “Quando vi o ônibus, pensei: ‘Nós vamos viajar nesse avião’.”
Relatos como esse reforçam a importância de projetos sociais que proporcionam momentos de alegria, convivência e novas vivências.
O trabalho do Sesc vai além do lazer, democratizando o acesso ao turismo e oferecendo oportunidades que podem impactar profundamente a vida das pessoas.
Passeios Plurais
O Passeios Plurais é uma iniciativa do Turismo Social do Sesc Santa Catarina, que busca tornar o turismo mais acessível e inclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs) e grupos em vulnerabilidade social.
Criado com o propósito de promover a igualdade de oportunidades, o projeto realiza passeios em parceria com instituições e grupos atendidos pelo Sesc, sempre com o suporte de guias e intérpretes para garantir a mediação adequada das experiências.
A ação integra o trabalho contínuo do Sesc-SC no desenvolvimento de atividades que estimulam o exercício da cidadania, a valorização das relações humanas e a democratização do acesso ao turismo. O Passeios Plurais é um exemplo de como o turismo pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários