Assista ao Ciclo de Debates Regionais: Falando de Lazer

"Turismo e sustentabilidade para a transformação social" foi o tema da live, com a participação de representantes do Sesc SC, RS e PR


15/12/2023 - Atualizado em 15/12/2023 - 587 visualizações

Turismo e sustentabilidade

No último dia 05/12, uma iniciativa conjunta entre Sesc SC, PR, RS e Departamento Nacional do Sesc promoveu o "Ciclo de Debates Regionais - Falando de Lazer". O evento on-line, transmitido pelo YouTube Sesc Brasil teve como tema central "Lazer para Transformação Social", com discussões significativas sobre o papel do turismo e da sustentabilidade nesse contexto.

O debate contou com a participação de três convidados especialistas, cada um trazendo perspectivas únicas sobre o tema:

Helio Hintze: Lazer, Turismo Social e Sustentabilidade: 
Renomado Psicanalista & Educador, autor do livro "Turismo Legitimado: espetáculos e invisibilidades," destacou o projeto inovador de compostagem implementado nos meios de hospedagem do Sesc SC. Hintze refletiu sobre o lazer como instrumento de transformação social, abordou a importância do turismo social e discutiu práticas sustentáveis.

Cássia Beppler: Reciclagem e Desenvolvimento Social
Bióloga e responsável técnica da Unidade Sesc Protásio Alves e Hotel Sesc Porto Alegre, compartilhou o processo de reciclagem de resíduos sólidos em sua unidade. Destacou parcerias, especialmente com o CEA - Centro de Educação Ambiental, que não apenas geram oportunidades de crescimento pessoal e qualificação profissional, mas também promovem a conscientização ambiental, melhorando a qualidade de vida na comunidade local.

Tatiana Perim: Ekôa Park - Preservação da Natureza e Educação Ambiental
Idealizadora do Ekôa Park em Morretes, Paraná, apresentou um modelo inspirador de lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional. O parque, criado para proteger e preservar uma extensa área de Floresta Atlântica, destaca-se como exemplo de compromisso com a sustentabilidade.

A mediação ficou a cargo de Cláudia Alves, Analista de Turismo Social do Sesc SC, e o facilitador gráfico Sidan encerrou o evento de forma marcante, resumindo graficamente as discussões e destacando a importância de ações simples para impulsionar o turismo sustentável.

O evento proporcionou reflexões valiosas sobre como a educação e a conscientização são fundamentais para promover o turismo sustentável, gerando impactos positivos em toda a atividade. Assista!

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .