Acessibilidade e inclusão no lazer e no turismo em pauta

Gerente do Sesc apresentou o case do projeto "Passeios Plurais" em evento promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina


15/12/2023 - Atualizado em 15/12/2023 - 642 visualizações

Turismo Social

"A gente não quer só calçada! A gente quer calçada, diversão e arte". A frase criada a partir da música "Comida", dos Titãs, foi o tema do encontro sobre acessibilidade e inclusão no lazer e no turismo, realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no dia 29/11.

Organizado pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), o evento reforçou a importância do cumprimento das regras de acessibilidade e da garantia do direito ao lazer das pessoas com deficiência. Ao longo da tarde, foram realizadas uma roda de conversa sobre os direitos da pessoa com deficiência no âmbito do turismo, uma palestras sobre as normas técnicas de acessibilidade e mesa sobre experiências de sucesso envolvendo turismo e lazer de pessoas com deficiência.

Um dos destaques foi o case exemplar do projeto "Passeios Plurais" do Turismo Social Sesc. A gerente de Lazer do Sesc-SC, Giseli Mara Schena falou sobre a atuação do Sesc, com destaque para o programa Lazer e o Turismo Social, que democratiza o acesso à atividade turística e à inclusão por meio de ações, atividades e projetos. Pioneiro e protagonista neste segmento, o Sesc oferece passeios e viagens a preços acessíveis, ampliando as possibilidades de lazer do público e estimulando o desenvolvimento econômico de várias localidades.

O projeto "Passeios Plurais" foi concebido para tornar o turismo mais acessível e inclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs), buscando promover a igualdade de oportunidades. Por meio de parcerias com grupos e instituições voltadas para pessoas com deficiência, o Sesc organiza passeios mediados por guias e intérpretes. Apenas este ano, mais de 300 pessoas participaram das atividades oferecidas.

O evento no MPSC contou com a participação de Promotores de Justiça e servidores do MPSC, além do público ativo na área de acessibilidade para pessoas com deficiência. Arquitetos, engenheiros, entidades e conselhos de defesa estiveram presentes, juntamente com gestores municipais e servidores das áreas de turismo e obras, formando uma plateia diversificada e engajada em promover uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .